quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Na era dos pontos corridos, só um líder perdeu o título a cinco rodadas do fim


Também a essa altura, apenas dois integrantes do G-4 ficaram sem vagas na Libertadores, e seis do Z-4 conseguiram se salvar

Rodrigo Breves Rio de Janeiro


Se seguir a tendência, a taça vai para o Palestra

Já se foram seis edições do Brasileirão disputadas por pontos corridos, e, apenas em 2004, o líder a cinco rodadas do final perdeu o título. O Atlético-PR tinha dois pontos de vantagem para o Santos, mas a taça foi para a Vila Belmiro. O Palmeiras neste ano tem a menor vantagem de um primeiro colocado a essa altura da competição. Ou melhor, nem se pode dizer que há alguma vantagem, já que tem a mesma pontuação do São Paulo e só está à frente do rival pelo maior saldo de gols: 15 x 12. Em terceiro, o Atlético-MG, como o Peixe há cinco anos, está dois pontos atrás. A missão do Flamengo, com quatro pontos de desvantagem, já pode se considerar um feito inédito em caso de sucesso.

Se depender do histórico, os atuais integrantes do G-4 podem ficar tranquilos em relação à vaga na Taça Libertadores, mas não demais. Das 24 equipes que ocupavam as quatro primeiras colocações nos últimos seis anos, apenas duas não disputaram o torneio intercontinental, considerando que Coritiba, em 2003, e Cruzeiro, em 2007, mesmo terminando em quinto, foram beneficiados por ter o campeão da Copa do Brasil à sua frente: a própria Raposa e o Fluminense, respectivamente. Mas 91,6% de classificação para a competição é um número que dá segurança.

ESTATÍSTICAS: confira os números atualizados do Campeonato Brasileiro

Vale ressaltar que duas equipes já vacilaram no momento decisivo. Em 2005, o Fluminense tinha uma vantagem de 10 pontos para o quinto colocado, mas perdeu os seus últimos cinco jogos e viu a vaga certa lhe escapar por entre os dedos. Em 2007, o Palmeiras ainda conseguiu vencer uma partida, porém isso não foi o suficiente para lhe assegurar a classificação. A distância do Verdão para o quinto lugar, porém, era de um ponto apenas.

G-4 INTEGRANTES A CINCO RODADAS DO FIM O QUE ACONTECEU
2009 Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo ?
2008 São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro Foram os quatro primeiros
2007 São Paulo, Santos, Palmeiras e Cruzeiro São Paulo e Santos terminaram no G-4, Cruzeiro foi 5º, Palmeiras ficou em 7º
2006 São Paulo, Inter, Santos e Grêmio Foram os quatro primeiros
2005 Corinthians, Inter, Fluminense e Goiás Corinthians, Inter e Goiás terminaram no G-4, Flu foi 5º
2004 Atlético-PR, Santos, Palmeiras e São Paulo Foram os quatro primeiros
2003 Cruzeiro, Santos, São Paulo e Coritiba Cruzeiro, Santos e São Paulo terminaram no G-4, Coritiba foi 5º

Botafogo tem vantagem de três pontos para Z-4

Considerando os quatro últimos de 2003 para cá, lembrando que no primeiro ano apenas dois times foram rebaixados de fato, 25% dos integrantes do Z-4, a cinco rodadas do fim, conseguiram se salvar. Foram seis ao todo: Atlético-PR, em 2008, Figueirense, em 2005, Paraná e Flamengo, em 2004, e Fluminense e Grêmio, que, em 2003, permaneceriam na elite mesmo que quatro fossem para a Série B.

A maior vantagem tirada de um time do Z-4 para colocar outro em seu desagradável lugar foi de oito pontos. Este feito foi do Grêmio, em 2003, que era lanterna neste momento da competição, mas reagiu, conseguindo quatro vitórias e um empate em sequência, algo que poderia salvar tanto o lanterna Sport quanto o vice-lanterna Fluminense. Já para o Botafogo, a atual vantagem para o primeiro da zona de perigo, o Santo André, é de três pontos, o que não é o suficiente ainda pra lhe tirar a preocupação.


Z-4 INTEGRANTES A CINCO RODADAS DO FIM O QUE ACONTECEU
2009 Sport, Fluminense, Náutico e Santo André ?
2008 Ipatinga, Vasco, Figueirense e Atlético-PR Ipatinga, Vasco e Figueirense caíram. Atlético-PR foi 13º
2007 América-RN, Juventude, Paraná e Corinthians Foram os quatro últimos
2006 Santa Cruz, São Caetano, Fortaleza e Ponte Preta Foram os quatro últimos
2005 Atlético-MG, Brasiliense, Paysandu e Figueirense Atlético-MG, Brasiliense e Paysandu caíram. Figueirense foi 16º
2004 Grêmio, Guarani, Flamengo e Paraná Grêmio e Guarani caíram. Paraná foi 15º, e Flamengo 17º
2003 Grêmio, Fortaleza, Fluminense e Bahia (só dois caíam) Fortaleza e Bahia caíram. Grêmio e Fluminense não cairiam mesmo que descessem quatro

Nenhum comentário: