quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Orgulho de ser Rondoniense? Se tenho.

Escrever é foda, por exemplo lancei um f... no texto mas não é ético escrever foda, e olha que falar foda é tudo de bom, mas quando a gente escreve é muito feio e queima nosso filme grandão e quando mais a gente vai tentando se explicar, mais o palavrão que nem é tão grande assim toma conta e bem dizer só dá ele no final da história. É FODA.
Mas já que comecei vou ter que continuar, pois já dirá o mestre Jack, o estripador “Vamos por parte”. Quem mora em Porto Velho, está assistindo um VT de nossa assembléia legislativa. Poxa! Nem sei se pode falar nisso, andam dizendo que está foda falar dessas coisas ultimamente. Mas sabe como é...somos todos seres falantes e com o advento da web, seres teclantes também. E como o Blog Esponja simpatiza por mim, vou continuar o assunto que até agora não comecei.
CONTINUANDO: O VT que vem sendo veiculado no final desse sementre, não tem como ficar calado. Ele dá o que falar. A produção é rica, louvável em qualidade de imagem e sequência de takes mas o contexto “rondoniense” é um caso à parte. Começa parafraseando o hino do estado, que diga-se de passagem é um hino lindo. E a idéia foi boa pela sacada do “destemido pioneiros”, quando dou por mim três jovens estão fazendo alpinisto na praça das caixas d’ água, em Porto Velho.
Se um cidadão de Ji-Paraná assistir esse VT não vai entender, se for de Costa Marques muito menos. Por quê? Por que as “três marias” são símbolos da CIDADE DE PORTO VELHO. Ué? Mas o VT é sobre o orgulho de ser RONDONIENSE...Pois é mas semiótica, ícones e outras coisas é assunto de bambi ou estudante de primeiro período de jornalismo/publicidade. Ok, então deixo as três marias de lado, mas detalhe. O que há de honroso para uma criança de 12 anos no município de Cerejeiras ou minha avó que está passeando em Pimenta Bueno, ver três jovens balançando a bandeira do estado em cima de um patrimônio público? Lembro de uma vez que um jornalista da Natgeo veio à Rondônia e disse que aquele que estuda comunicação a dica é conhecer tudo de seu estado/cidade além de falar um segundo idioma.
Respeito o trabalho foi muito bem feito, mas toda produção não supriu a pouca simbologia. Por que escalar patrimônio público não é nada de bonito e dizem até ser crime, nem entro ao mérito das TRÊS CAIXAS D’ AGUA serem da união federal, mas já que tudo partia de DESTEMIDO + PIONEIRO, melhor seria a mesma construção do vídeo com o ícone FORTE PRINCÍPE DA BEIRA. O forte está no brasão do estado, Rondônia na prática começou por lá, e o povo RONDONIENSE se acostumou por muitos anos com esse ícone, afinal era o FORTE PRINCÍPE DA BEIRA a logomarca do extinto e falido BERON – BANCO DE ESTADO DE RONDÔNIA. Sim, eu sou daqui e tenho orgulho de ser rondoniense, posso não ser um Ovídio Amélio nem Francisco Matias mas ainda assim vou arriscar pra dizer: “Gente, vamos entender do povo daqui, antes de fazer até um cartão de visita”. Por que senão fica foda.
Clique aqui para ver o Video.

Texto: Álisson Oliveira
Marcadores: , ,

Nenhum comentário: