segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Comércio eletrônico aumenta 56% no Natal de 2007, diz Correios

da Folha Online

O volume de compras feitas pela internet no Natal deste ano cresceu 56% em relação a 2006. A informação foi divulgada nesta segunda (24) pela empresa de Correios. A expectativa, de acordo com esses dados, é fechar dezembro com 1,4 milhão de encomendas de comércio eletrônico, ante 930 mil em 2006.

De acordo com levantamento do portal E-bit, as vendas pela internet devem movimentar R$ 1 bilhão neste Natal (de 15 de novembro a 23 de dezembro), num crescimento de 45% em relação ao ano passado. No Natal, o volume de encomendas pela internet é cerca de 80% superior à média de outros meses, segundo a empresa de Correios.

A participação das encomendas de comércio eletrônico dentro do tráfego total dos Correios foi de 4,9% neste ano. Em 2006, as compras pela web eram responsáveis por 3,9%.

Neste Natal, de acordo com a empresa de Correios, os produtos importados, como celulares, computadores, notebooks e tocadores de MP3, foram os preferidos dos consumidores. Em 2000, no início do varejo eletrônico, os principais itens eram CDs, livros e DVDs.

Apesar do crescimento expressivo, o comércio eletrônico no Brasil ainda tem muito espaço para expandir, na comparação com outros países. Ao final de 2006 eram 7 milhões de e-consumidores, mas este ano deve terminar com 9,5 milhões, uma alta de quase 35%.

Dos usuários de internet no Brasil, cerca de 25% realizam compras pela internet. Nos Estados Unidos esse índice alcança 64%. Também estão à frente do Brasil a Alemanha (48%), a Grã-Bretanha (58%), o Japão (68%) e a Coréia do Sul (71%). Ainda assim está á frente de alguns países em desenvolvimento como a Argentina (20%) e o México (18%).

Segurança
Avaliação divulgada neste mês pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste recomenda cautela na hora de comprar pela internet.

Alguns consumidores preferem apenas consultar preços na internet, mas comprar nas lojas físicas. O principal medo é ter seus dados pessoais "roubados" na rede ou não receber o produto como prometido.

O consultor Eduardo Daghum, da Horus Prevention, disse que as fraudes cometidas na internet representam 20% dos golpes com cartões de crédito. Para ele, a informação, ao comércio e ao consumidor, ajuda a combater as fraudes.

Veja dicas dos especialistas para evitar problemas nas compras on-line:
- utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em lan house- não clique em mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões- evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página- prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos- busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones.

Toda loja, mesmo que tenha contato on-line, deve ter um telefone para atendimento ao cliente- verifique no site se há informação sobre troca do produto e devolução- leia as informações sobre a política de privacidade da empresa- desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos- cuidado com preços muito baixos, os produtos podem ser falsificados ou a empresa pode estar sonegando impostos- fique atento aos prazos de entrega e valor de frete- arquive ou imprima o pedido feito, a confirmação da loja e eventual e-mail que a loja enviar confirmando a encomenda.

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