segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Cheruiyot volta a São Paulo e conquista o tri da São Silvestre

Depois de ficar de fora da São Silvestre do ano passado, Robert Cheruiyot voltou a competir nas ruas paulistanas em grande estilo. O queniano, que já havia vencido a prova em 2002 e 2004, chegou ao tricampeonato. A segunda colocação ficou com o seu compatriota Patrick Ivut.

Anoé dos Santos Dias terminou na terceira colocação e foi o melhor brasileiro na prova. O colombiano Jacinto Lopez (quarto) e Marildo José Barduco (quinto) completaram o pódio.
A vitória de hoje coloca Cheruiyot na galeria de maiores vencedores da São Silvestre. Com três triunfos, ele só está atrás do seu compatriota Paul Tergat (cinco títulos), do equatoriano Rolando Vera, do belga Gaston Roelants e do colombiano Victor Mora (quatro sucessos cada).

Neste ano, Cheruiyot já havia conquistado o tricampeonato da Maratona de Boston e, de quebra, levado um prêmio de US$ 500 mil por ter o melhor desempenho nas maratonas mais importantes do mundo.

Essa foi a décima vitória de um atleta queniano nas últimas 16 edições da prova masculina. O maior vencedor da história, Paul Tergat, contribuiu com cinco títulos --1995, 1996, 1998, 1999 e 2000. No ano de sua primeira conquista, estabeleceu a melhor marca da história --43min12s.

A edição 2007 da São Silvestre bateu o recorde de participantes de sua história. Até o ano passado, a corrida permitia a inscrição de até 15 mil pessoas. Na prova de hoje, 20 mil atletas, entre profissionais e amadores, passaram por algumas das principais ruas paulistanas.

Nenhum comentário: