terça-feira, 21 de agosto de 2007

Prefeitura cria roteiro de turismo

Com o objetivo de interagir com a comunidade e os turistas que visitam o município, a Prefeitura de Porto Velho - através do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) – cria o “City Tour Cultural”, com programação aos domingos, a partir de 2 de setembro. O roteiro de visitação começa pelo pátio da EFMM, no horário de 16 às 18:30 horas. A iniciativa conta com a parceria da Empresa Amazônia Adventure, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Com isso a Prefeitura pretende orientar e dar melhores informações a quem busca atrativos históricos e culturais da cidade.

Os roteiros de visitação compreendem dois importantes complexos históricos: o Centro Histórico (Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Unir-Centro, Palácio do Governo, Antigo Mercado (Prédio do Zizi), Prédio do INSS, Cine Brasil com retorno a EFMM, passando pelo Mercado Central e Prédio do Relógio); outro roteiro inclui a Vila Candelária, a 5 quilômetros do centro da cidade, passando pela Vila de Santo Antonio, com vista para o rio Madeira, onde está localizado o tradicional Restaurante do Rai. A vila ainda preserva as fachadas das casas que remontam décadas, e cujas famílias contam sua historia.

Os roteiros terão duração de uma hora à uma hora e meia, dentro da programação estabelecida. Um ônibus sairá do pátio da EFMM e passará por diversos pontos da cidade como aeroporto, shopping, feiras, lojas, órgãos públicos, agencias e hotéis entre outros. Adultos vão pagar R$ 10, crianças R$ 5. O percurso será acompanhado de um guia profissional de turismo e de um historiador regional.

Para a diretora do Departamento de Turismo da Semdes, Ana Cláudia Silva, o programa dá novo impulso ao setor. “Os pontos turísticos da capital vão ser mais divulgados e a população também ganha e muito com isso, uma vez que temos pontos turísticos e culturais muito ricos que se entrelaçam com a nossa história, e que a maioria dos moradores da capital ainda não conhece” argumentou a turismóloga.

A coordenação geral está a cargo do DETUR, com realização e monitoramento da empresa de turismo Amazônia Adventure. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3901-3186 / 3221-0030 / 8405-5841/ 8404-6680 ou pelo site: www.amazoniadventure.com

Nenhum comentário: