sábado, 29 de setembro de 2007

Justiça do MT afirma que um fato só deve ser verificado em caso de dúvidaDa

Redação- A justiça do Mato Grosso livrou uma TV de Barra do Garças (distante 511 quilômetros de Cuiabá) de indenizar o ex-prefeito do município Wanderlei Farias Santos, que alegava dano moral por uma reportagem de 2004 sobre irregulares em um convênio. A polêmica está no argumento usado: a imprensa só precisa averiguar a veracidade de um fato em caso de indícios caluniosos, difamatórios ou injuriosos.

O político teve negado, na primeira instância, o pedido de indenização contra a Tamburi Comunicações Ltda., um apresentador, um repórter e um entrevistado. A reportagem, exibida em 29/01/2004, abordava a abertura de uma sindicância administrativa, e um professor afirmou que R$ 80 mil foram desviados.

Santos entrou com recurso na 3ª Câmara Cível do TJ-MT, alegando que a matéria tinha caráter meramente eleitoreiro, e que os fatos não correspondiam à realidade. O juiz Luiz Carlos da Costa negou o pedido, afirmando que a imprensa “não está obrigada, antes de divulgar qualquer matéria, de submetê-la ao contraditório e à mais ampla defesa, própria de processo judicial ou judicialiforme (…). As críticas são até certo ponto ásperas, mas não caluniosas, difamatórias ou injuriosas (...) Por essas razões conheço do recurso, todavia, a ele nego provimento, mantendo incólume a douta sentença”.

E se jornalistas avaliassem estudantes de jornalismo?

Marcelo Tavela - A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ), divulgou esta semana o resultado do seu exame, necessário para que os formandos em Direito possam exercer a profissão. E 90% dos inscritos foram reprovados. “Esse resultado só pode ser creditado ao mal preparo acadêmico e coloca em xeque o ensino jurídico”, diz Wadih Damous, presidente da OAB-RJ.

Outras razões apontadas são a formação de base deficitária e a grande quantidade de faculdades espalhadas pelo País. “Quase todo dia um curso novo é autorizado. O MEC [Ministério da Educação] não tem cumprido sua obrigação”, aponta Damous. Os motivos não são estranhos ao jornalismo e podem levantar a discussão: seria possível criar um exame semelhante?

Ao entrar e sair da faculdade, os alunos já fazem o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), um dos mecanismos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que mira mais nas universidades. Não há avaliação feita pela própria classe.

Entidades“Isso nunca foi alvo de discussão. Os advogados são profissionais autônomos, com uma qualificação determinada, e a OAB tem que oferecer garantias de competência técnica e jurídica. No jornalismo, quem avalia é o mercado. Nenhuma empresa contrata quem não for qualificado”, avalia Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). “O mercado será sempre o árbitro da qualificação”.

Sérgio Murillo, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), informa que a entidade não tem poderes legais para fazer a avaliação. “E nem os sindicatos. Isso seria atribuição do Conselho Federal de Jornalismo. A qualidade do ensino é uma preocupação, e há uma reivindicação da categoria de se avaliar as escolas. No projeto [do Conselho] não consta essa avaliação. Mas estabelecendo o Conselho, um exame pode ser discutido”, diz.
Murillo prevê um possível efeito colateral: “Seria criada uma indústria de cursinhos, como já acontece com a OAB, que não me agrada. O importante é ter um conselho. Hoje, estamos na mão do Estado. Queremos autonomia.”

No caso da OAB, o exame, como é feito hoje, foi regulamentado pela Lei 8906, de 1994. “Antes, o aluno poderia ser liberado demonstrando prática jurídica em um escritório modelo chancelado pela OAB”, explica Wadih Damous. “Para qualquer outra categoria ter um exame similar, seria preciso uma lei. No nosso caso, foi um inciso”.

ProfessoresEntre professores universitários, um exame semelhante ao da OAB divide opiniões. “Eu vou na contramão dessa idéia. O jornalismo trabalha no campo da cidadania, e há cada vez mais uma demanda de se flexibilizar ao máximo, com blogs e outras ferramentas. Você precisa de um controle social, e não de um funil de profissionais. Seria um exame corporativista”, enfatiza Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.

“Olha, eu acho interessante. O Enade e outras classificações avaliam a escolas, e não os alunos, que só contam com o registro no Ministério do Trabalho. Não teria por que ser contra um exame tipo o da Ordem. A analogia é muito boa”, opina Helio Schuch, chefe do departamento de jornalismo da UFSC . “Os estudantes já são certificados pela universidade. Se fossem certificados por mais um exame, o mercado teria mais um indicador confiável”, completa.

Márcia Vidal, chefe do departamento de Comunicação Social da UFC, também vê com bons olhos a idéia. “Acho que visa melhorar a qualidade profissional. Seria uma boa forma. Mas teria que ser uma prova prática, com produção de reportagem. Na nossa área, a avaliação se dá pelas qualidades práticas”, sugere.

E os alunos?Talvez os principais interessados nisso, a discussão sobre como mensurar a qualidade dos cursos já é feita por alguns estudantes. A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) já propôs outras formas de avaliação, porém como alternativa ao Enade.

“Há um debate. A avaliação pode acabar fazendo um funil no final, que não vai resolver. Há universidades que fazem cursos pré-Enade, e acaba não representando a realidade. A educação tem que ser de qualidade e formar bons profissionais, caso contrário o prejuízo maior é do estudante, que só vai descobrir isso depois de quatro anos de faculdade”, aponta Arthur William, da comissão gestora da Enecos no sudeste e aluno da PUC-Rio.

Playmates
























































































































Mulheres com decotes
















A Apple pode estar planejando retornar ao mercado de PDAs. Um modelo com design similar ao do iPhone estaria em pauta para lançamento em 2008. A notícia apareceu numa nota publicada por Kasper Jade no site AppleInsider.com. Segundo Jade, esse micro de mão seria uma retomada do Newton, o pioneiro PDA da Apple, lançado em 1993.

O Newton chegou muito cedo a um mercado que só ganhou força com o surgimento do Palm Pilot, alguns anos depois. Ainda conforme Jade, o PDA teria tela de 720x480 pixels, sensível a multitoques, e com estrutura ultrafina, como o iPod Touch. A sensibilidade do display seria aperfeiçoada para suportar funções como arrastar e soltar e copiar e colar. A nota de Jade recebeu centenas de comentários, o que mostra a força de mercado da Apple.

De todo modo, algumas opiniões indicam que, se for verdade, o suposto "iPDA" não tem aceitação muito tranqüila. A principal restrição é expressa na pergunta: para que vou querer um iPhone e um PDA? Outros entendem que o iPhone e o iPod não permitem a instalação de software exatamente para ceder espaço ao PDA. Esse seria uma plataforma para a qual se poderiam desenvolver novos programas. Haveria, inclusive, a hipótese de explorar a possibilidade de usar o dispositivo em aplicações corporativas. O lançamento do PDA, conforme as especulações, estaria previsto para o primeiro semestre de 2008. Embora a informação já esteja em discussão em outros sites, não há nenhuma confirmação ou sinal oficial. Carlos Machado - Info Online

Envie para um amigo
Microsoft vai vender Windows XP até junho de 2008 28/9/2007 17:36:00
A Microsoft vai atender os fabricantes de PC e estender até junho de 2008 as vendas do Windows XP. O anúncio retarda a transição planejada para o Windows Vista, mais novo, em cinco meses. A maior produtora de software do mundo lançou o Windows Vista em janeiro, com planos de encerrar as vendas do sistema operacional anterior, o Windows XP, em 30 de janeiro de 2008.A Microsoft anunciou que a decisão de prorrogar as vendas era resposta a reações dos fabricantes de computadores, segundo os quais continuam havendo consumidores que desejam comprar o sistema operacional mais antigo.Alguns consumidores expressaram insatisfação com o Vista porque ele é incompatível com uma série de programas e aparelhos.

Os requerimentos de hardware para ele também são significativamente mais altos do que muitos computadores mais antigos são capazes de atender.A empresa não atribuiu importância à insatisfação com o Vista, dizendo que ele é o sistema operacional com as vendas mais rápidas na história da Microsoft. Pelo final de junho, a empresa havia vendido mais de 60 milhões de licenças do Windows Vista.A Microsoft informou que os softwares mais vendidos dispõem agora de versões compatíveis com o Vista, e que o sistema operacional aceita 2,2 milhões de aparelhos e periféricos. Sistemas operacionais Windows equipam 95% dos computadores no mundo.A empresa informou ainda que sempre manteve seus sistemas operacionais antigos disponíveis por dois anos para os consumidores depois do lançamento de uma versão nova, mas que no caso do Vista havia decidido reduzir o prazo a um ano. "Fomos um pouco ambiciosos ao imaginar que só precisaríamos manter o XP disponível por mais um ano, depois do lançamento do Vista", disse Mike Nash, vice-presidente da Microsoft.A empresa prevê que as vendas do XP responderão por 22% do faturamento com sistemas operacionais no ano fiscal que se encerra em junho, com o restante cabendo ao Vista. A Microsoft deve atualizar essa projeção ao anunciar seus resultados trimestrais, em outubro.Fonte: Reuters

Envie para um amigo
MDX distribui fone estéreo bluetooth Motorola 28/9/2007 17:18:00
A MDX Telecom, empresa de distribuição de celulares e acessórios do País, anuncia o início da distribuição, para o varejo, do fone estéreo MOTOROKR S9 Bluetooth, da marca Motorola. O aparelho é considerado o fone mais fino do mercado, ótimo para quem deseja ouvir música, sem precisar estar conectado a nenhum tipo de fio. Além disso, com um simples no fone de ouvido, é possível atender as ligações. Pesando pouco mais de 30 gramas, o S9 é mais leve que um par de óculos de sol. A forma de usar atrás da cabeça (behind-the-head), e com pequenos fones auriculares medindo 1,3 centímetros, propiciam maior conforto mesmo durante o uso prolongado do aparelho. O preço sugerido é de R$ 399. Envie para um amigo
Intel une-se à iniciativa global de Bill Clinton


O ex-presidente Bill Clinton anunciou nesta sexta-feira, em Nova York, que a Intel Corporation levará o seu programa de treinamento online de professores para ajudar mais de 1,5 milhões de professores em 15 países, a aprender como integrar melhor a tecnologia em seus planos de aulas, para ajudar no aprendizado dos estudantes.Destacando que "professores de qualidade são sinônimo de educação de qualidade", o chairman da Intel Corporation, Craig Barrett, enfatizou que esse treinamento - uma nova opção online do Programa Intel Teach - ajuda os professores a criarem ambientes de aprendizado, visando ajudar os estudantes a desenvolverem as habilidades necessárias para serem bem sucedidos na economia global. Os estudantes que foram treinados por meio do programa Intel Teach tradicional utilizaram suas habilidades em inúmeras áreas, variando desde programas de conscientização para AIDS até a descoberta de novas fontes de água potável. O atual valor de mercado do compromisso anunciado hoje é estimado em USD 300 milhões para os próximos quatro anos.Como reconhecimento ao compromisso da Intel para melhorar a qualidade da educação em todo o mundo, Clinton nomeou Barrett para o Comitê do Conselho Educacional da CGI. Barrett é o primeiro parceiro do setor privado a receber essa honra. Envie para um amigo
Gincana Bíblica no Second Life 28/9/2007 15:47:00
Hoje (28), a partir das 21h, a Canção Nova realiza a 1ª Gincana Bíblica virtual no Second Life, com objetivo de interagir com pessoas e grupos cristãos de todo o mundo, e disseminar a palavra de Deus e os ensinamentos da Bíblia.Os campeões da gincana terão direito a desenvolver estudos e participar do grupo de evangelização na ilha da Comunidade Católica Canção Nova no Second Life, um mundo virtual criado na internet onde há a interação em tempo real através de personagens chamados avatares, que são reproduções humanas.Envie para um amigo
Grupo Viena inova comunicação com banner 28/9/2007 15:46:00
No lugar dos banners na fachada dos restaurantes Viena Express, conhecidos pelo sistema self-service e localizados nas praças de alimentações dos shoppings, entra uma tela de plasma de 42 polegadas camuflada no novo visual. Uma animação em flash, com fotos de Valentino Fialdini, informa ao cliente as opções de pratos à la carte.O primeiro banner digital foi instalado na unidade do Morumbi Shopping que já registrou um aumento significativo na venda deste segmento. "O equipamento chama a atenção do cliente num ambiente em que a venda se dá em grande parte pelo impulso, por isso o aumento nas vendas é imediato. Muitos não conheciam a opção à la carte no Viena Express, que é muito atrativa nos horários de pico quando o buffet apresenta eventuais filas" diz Aline Sanchez, coordenadora de marketing do Grupo Viena. Envie para um amigo
Terra e Microsoft anunciam parceria 28/9/2007 14:53:00
O Terra e a Microsoft anunciam uma parceria no Hi-Fi Show 2007, um dos mais importantes eventos do setor de áudio e vídeo, que se realiza no Palácio de Convenções do Anhembi e no Hotel Holliday Inn, em São Paulo, até o dia 30. A partir de hoje, os usuários do Windows Media Center passam a contar com os produtos da rádio Sonora do portal Terra.Interativo, o Terra Sonora permite a criação de rádios personalizadas que podem ser organizadas conforme o assinante desejar: por gêneros musicais, artistas, álbuns, lançamentos, entre outros. O canal conta com mais de 500 mil músicas e entre as gravadoras parceiras estão Universal, Sony/BMG, EMI, Warner, Som Livre, Building Records, NK Music, entre outras. O canal de música no Windows Media Center permite que o usuário ouça e compre milhares de músicas das principais gravadoras nacionais e internacionais, na íntegra, e com qualidade de CD."Com a parceria com a Microsoft, as duas empresas passam a oferecer uma experiência totalmente diferente por meio do Media Center e mais próxima da realidade dos consumidores, que podem curtir as músicas do Sonora no aparelho de som da sala", comentou Riza Soares, diretora de Planejamento e Inavação do portal Terra.De acordo com o gerente geral da divisão Windows da Microsoft Brasil, Alexandre Leite, a parceria com o Terra reforça uma tendência de mercado. "As empresas estão apostando no crescimento do mercado do Media Center e em serviços focados nesse novo público. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando com outras empresas para aumentar o leque de serviços dentro da plataforma", comentou o executivo. Em junho, a Microsoft e a Eonde anunciaram um serviço pela qual os usuários podem alugar ou comprar filmes online por meio do Media Center. Fonte: Terra Envie para um amigo
VeriSign é eleita Strong Performer em segurança 27/9/2007 15:45:00
A VeriSign, líder em fornecimento de infra-estrutura digital para o mundo conectado, anuncia que foi nomeada Strong Performer no primeiro relatório de pesquisa Wave da Forrester Research voltado para o mercado de consultoria em segurança. A VeriSign foi uma das 10 empresas convidadas a participar do Forrester Wave: Security Consulting, terceiro trimestre de 2007.Para a avaliação do estado do mercado de consultoria em segurança, a Forrester analisou e comparou os pontos fortes e fracos de grandes empresas de consultoria. Depois de examinar pesquisas anteriores, avaliações das necessidades dos usuários e entrevistas com fornecedores e especialistas, a Forrester desenvolveu um conjunto abrangente de 80 critérios de avaliação agrupados em três categorias gerais: Oferta Atual, Estratégia e Presença no Mercado. A VeriSign foi escolhida Strong Performer depois de concluída a avaliação. Envie para um amigo
Campinas sedia curso de TV digital 27/9/2007 15:34:00
O curso "Desenvolvendo aplicações para TV digital interativa utilizando JavaTV, MHP, ACAP e ARIB" acontece nos dias 24 e 25 de outubro na Unicamp e é voltado para pessoas que queiram trabalhar no mercado promissor da TV digital. Com carga horária total de 14 horas dividas em dois dias, o curso, ministrado pelo mestre em Ciência da Computação pela Unicamp, Rodrigo Araújo, abordará características e ferramentas de desenvolvimento baseadas em software livre voltadas para as especificações de middleware para TVDI adotadas na Europa, EUA e Japão. No primeiro dia será feita introdução geral sobre TV digital interativa e suas particularidades sobre o ponto de vista do desenvolvimento de aplicações. Logo após, os conceitos básicos da programação em JavaTV. Desenvolvimento de aplicações para TVDI utilizando as especificações de middleware para TVDI seré abordado no último dia do curso. O programa completo e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.rcasoft.com.br.Além do programa presencial, os alunos terão direito a um período de 30 dias de acompanhamento a distância, para troca de experiências e complementação do aprendizado. O acompanhamento será realizado através de um ambiente de aprendizado colaborativo via Internet. Envie para um amigo
TV móvel vai movimentar US$ 6,6 bilhões em 2012 27/9/2007 14:45:00
Os serviços móveis de TV vão movimentar no mercado mundial uma receita de aproximadamente 6,6 bilhões em 2012. As projeções são de um estudo da Juniper Research. A Juniper estima que em cinco anos esse serviço terá uma base de cerca de 120 milhões de assinantes em mais de 40 países, contra uma projeção de 12 milhões para 2007.A tecnologia que deverá dominar é o padrão aberto DVB-H ((Digital Video Broadband-Handheld), que vem sendo testada em todo o mundo, inclusive no Brasil por operadoras como a TIM. Embora projete avanço rápida TV móvel, o relatório adverte que esses serviços terão de vencer as barreiras tecnológicas e regulatórias para poder ganhar massa crítica.Fonte: W News Envie para um amigo
Batalha entre HD DVD e Blu-Ray se estenderá até 2009 27/9/2007 12:08:00
Após dizer dois anos atrás que o Blu-ray seria o claro vencedor da guerra de formatos, a Forrester Research agora afirma o que muitos outros especialistas já estão dizendo: o mercado verá uma longa batalha que durará pelo menos até 2009.A Forrester afirma que sua mudança de opinião se deve às empresas que apoiam o Blu-ray que não conseguiram fazer o formato se firmar. Isto significa que tanto o HD DVD quanto o Blu-ray podem se tornar vencedores da batalha. Atualmente o mercado de conteúdos em alta definição é pequeno, dependendo demais dos videogames: Sony Playstation 3 p/ Blu-ray e o drive externo do Xbox 360 p/ o HD DVD.Neste ano, aparentemente o Blu-ray havia conseguido algumas vantagens de mercado em relação ao rival HD DVD, com maiores vendas. Além disso, a rede de locadoras Blockbuster decidiu trabalhar apenas como formato da Sony. No último mês, o estúdio de cinema Paramount novamente embaralhou o mercado ao decidir trabalhar apenas com o HD DVD, citando várias vantagens do formato. No entanto, descobriu-se posteriormente que o estúdio recebeu US$ 150 milhões de empresas que apoiam o formato.Fonte: Baboo Envie para um amigo

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Em oito anos, TSE cassou 215 políticos por compra de votos

Em oito anos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou 215 políticos por compra de votos em mais de 2.000 ações examinadas.

Segundo o Tribunal, o cargo político que sofreu o maior número de cassações foi o de prefeito, com 101 afastados da chefia do Executivo municipal, seguido por vice-prefeitos (53) e vereadores (51).

De 1999 a 2001, foram registradas 12 cassações de políticos --cinco prefeitos, cinco vice-prefeitos e dois vereadores.

Em 2002, foram cassados 25 políticos --11 prefeitos, seis vice-prefeitos e oito vereadores. No ano seguinte, o número subiu para 28 --três deputados estaduais (AC, ES e MG), um federal (AP) e um senador (AP), além de 16 prefeitos, seis vice-prefeitos e um vereador.

Em 2004, 20 políticos foram cassados por compra de votos, sendo um governador (RR), dois deputados federais (MT e AC), 12 prefeitos, três vice-prefeitos e dois vereadores. No ano seguinte, o TSE cassou 89 --um deputado federal (CE), um deputado estadual (SP), 40 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 26 vereadores.

Em 2006, o Tribunal cassou 41 --17 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 12 vereadores. De janeiro de 2007 até agora, nenhum político foi cassado.

Assim nasceram a Record News e o império de Edir Macedo

Quem viu ontem o circunspecto Edir Macedo com ares de capitão da mídia não diria se tratar do mesmo que está no vídeo acima (transcrevo trechos abaixo). Depois de um jogo de futebol, ele ensina como os pastores devem se comportar para tomar dinheiro dos fiéis. Todas as suas glórias cantadas na inauguração da Record News (ver abaixo) tem uma origem, não é? Este homem pio recomenda destemor aos pastores e chega a dizer que já jogou a Bíblia no chão. Compreendo.

Um subordinado moral seu já chutou no ar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.Aquele homem com ar quase enigmático pode ser, como se vê e se lê, muito chulo quando está entre os seus, dando instruções. Ou quando aparece, com ar esperto, agachado, contando os dólares arrecadados num culto nos EUA. Transcrevo trechos para deixar o registro. Mas nada se iguala a ver a performance de Macedo. Ele já entrou na Justiça para tirar esse vídeo do YouTube. Mas perdeu. Clique na imagem (ou clique aqui).

O vídeo é bastante conhecido, sei disso. Nem por isso é menos revoltante. Por essa razão, peço que vocês sejam moderados nos comentários. Paulo Henrique Amorim gosta de demonizar a Rede Globo. Pelo visto, encontrou agora o patrão ideal. Tanto é assim, que está até fazendo um vídeo sobre a vida deste líder espiritual.TRECHOS DA FALA DE MACEDOEdir Macedo - Você tem que chegar e se impor. “Ó, pessoal, você vai ter que ajudar agora na obra de Deus. Se você quiser ajudar, amém. Se você não quiser ajudar, Deus vai achar outra pessoa pra ajudar. Amém!” Entendeu como é que é? Se quiser bem. Se não quiser, que se dane! Ou dá ou desse, entendeu como é que é? É isso aí.

Porque aí o povo vê coragem em você. O povo tem de ter confiança em você. Se você mostrar aquela maneira chocha, o povo não vai confiar em você...Outro pastor – Você tem de ser o super-herói do povo.Edir Macedo – Exatamente. Você tem de ser um super-herói. “Ó, pessoal, não vamos fazer isso aqui, é um grande desafio”...Outro pastor – O valente, o machão...Edir Macedo – Eu fiz isso... Eu peguei a Bíblia e disse: “Ou Deus honra essa palavra, ou então joga fora isso aqui [E ELES FAZ UM GESTO DE QUEM JOGA A BÍBLIA NO CHÃO]Outros pastores – Lá mesmo? Nos EUA?Edir Macedo – Lá mesmo, joguei a Bíblia no chão, na televisão também.(...)Edir Macedo – Então chama a atenção: “Esse aí, pô, esse aí...briga com Deus mesmo.

Aí tem aqueles, que são tradicionais [E DIZEM]: “Ih, esse aí é um falso profeta. Esse vai ser amaldiçoado. Agora tem uns outros: “Poxa, há quanto tempo que eu queria isso! Eu tou cansado de ver a Bíblia, de ler tantas palavras, e não acontecer nada na minha vida.” Então esse vai ficar do nosso lado. “É isso mesmo: é tudo ou nada”. E ele põe tudo lá. Então, ele vai ser abençoado.Outro pastor – Quem embarcar nessa é abençoado...Edir Macedo – É abençoado...Quem não embarcar...Outro pastor – Quem não embarcar fica...Edir Macedo – Entendeu como é que é? Então você nunca pode ter vergonha, ter timidez... Peça. Peça.

E quem quiser dá, dá; quem não quiser não dá. E, se tiver alguém que não dê, tem um montão que vai dar.Outro pastor – Tem de ser no peito e na raça.Edir Macedo – Tem de ser no peito e na raça. Porque o povo, o povo quer ver o seu pastor com coragem. O povo quer ver o pastor brigando com o demônio, o povo quer ver...Outro pastor – O povo já tá cansado da falsa humildade do padre, né?Edir Macedo – Exatamente.Outro pastor – O padre é humilde, mas não dá nada, não oferece nada...Edir Macedo – É, o padre, daquela maneira assim e tal... Nós vamos lá.

É isso mesmo: botar pra quebrar, vira cambalhota... Então o povo fica louco. É isso aí, é isso aí, entendeu como é que é?ATENÇÃO, NESTE TRECHO, VEJA NA FITA, MACEDO ESCARNECE DE... MOISÉS...Edir Macedo – Então Moisés foi lá, com um cajado, com aquele mesmo cajado com que ele tinha aberto as águas do Mar Vermelho, ele chegou e perguntou: “Por acaso pode essa rocha sair água?” Ele tocou na rocha assim.

Quando ele tocou na rocha, saiu água [RISOS)Outros pastores – [RISOS DE ESCÁRNIO]Outro pastor – Por acaso, né [RISOS]?Edir Macedo – Por acaso...(...)Edir Macedo – Aí eu pergunto: “Quem é que gostaria de ter o cajado de Moisés?” E o povo “Eeeuuu”. Eu digo: “Você tem. Agora é só você usar o seu cajado”Outro pastor – 10 mil, traz aqui [RISOS DOS DEMAIS PASTORES]

Por Reinaldo Azevedo

Pesquisa de opinião mostra quem são os melhores deputados federais da bancada rondoniense


O Instituto Phoenix divulgou na tarde desta quinta-feira (27.09) a pesquisa de opinião junto ao eleitorado que avaliou a gestão de cada deputado federal da bancada rondoniense. O trabalho desenvolvido na Câmara Federal rendeu à deputada Marinha Raupp (PMDB) como a parlamentar de maior desempenho e popularidade com 11,7%, seguido de Ernandes Amorim (PTB) com 7,5% e Moreira Mendes com 7,1%.

Logo adiante aparecem Natan Donadon (PMDB) com 6,4%; Lindomar Garçon (PV) com 5,6%; Eduardo Valverde (PT) com 5,3%, Mauro Nazif (PSB) com 4,2% e Anselmo de Jesus (PT) com 3,4%. De acordo com o diretor-executivo do Phoenix, Juvenil Coelho, embora apareça na quinta colocação, o ex-prefeito de Candeias, Lindomar Garçon, também foi um dos destaques da pesquisa.

“Garçon é um homem que gosta da mídia e está ainda em seu primeiro mandato. Na sondagem feita, deixou para trás, políticos como Anselmo de Jesus que está no segundo mandato e o próprio Nazif que possui uma grande densidade eleitoral. É, portanto, um nome que está em franca ascendência político-eleitoral”, frisou Juvenil.

"Quem matou" de "Paraíso Tropical" empolga menos que antes

"Paraíso Tropical" termina nesta noite e o público finalmente saberá quem matou Taís Grimaldi (Alessandra Negrini).

O mistério foi guardado a sete chaves pela Globo (que, ontem, cogitava até confinar os atores principais em um hotel e só liberar para assistir ao último capítulo em uma festa), mas o espectador também não andou muito atrás das pistas.

Alessandra Negrini não empolgou público no papel das gêmeas
Mesmo os últimos capítulos da novela, que trouxeram informações importantes para a investigação, não conseguiram ultrapassar os 50 pontos de audiência -a exceção foi o episódio de anteontem, que bateu o recorde da novela, com 53 pontos. Até segunda-feira, a média geral de "Paraíso" era de 42,5 pontos. "Celebridade", a anterior de Gilberto Braga, terminou com 46 pontos. O capítulo final, que revelou que a vilã Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) era a assassina de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), chegou a 64 pontos, com picos de 82 (cada ponto equivale a 55 mil domicílios na Grande São Paulo).
É mais difícil comparar esses resultados ao de "Vale Tudo" porque em 1988 e 89, quando foi ao ar, a medição do Ibope tinha outra metodologia. Mas é certo que a audiência da mais famosa trama de Gilberto Braga deu mais ibope do que "Paraíso". Naquela época, quando a Globo tinha menos concorrência (tanto de outras emissoras quanto de outras mídias, como TV paga e internet), "Vale Tudo" chegou a ser sintonizada por mais de 80% dos telespectadores na fase final (a média geral foi de 68 pontos).

A cena que mostrou Leila (Cássia Kiss) atirando contra a vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) certamente comoveu mais o país do que a que revelará quem acabou com Taís.

Apesar disso, o burburinho em torno do último capítulo é grande. Mesmo quem não vê a novela fala sobre ela. Por isso, o diretor Dennis Carvalho cogita até confinar os atores principais em um hotel do Rio e só liberá-los pouco antes da exibição. A gravação das cenas finais seria na noite de ontem. Elenco e equipe assistirão ao desfecho da trama na churrascaria Porcão, no Rio.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

MEC ameaça punir 89 cursos de direito, Três faculdade de Rondônia podem ter que fechar curso de Direito por falta de qualidade

Oitenta e nove de 510 cursos de direito avaliados pelo Ministério da Educação terão de passar por um processo de supervisão que pode acarretar em sanções que vão da redução do número de vagas até o fechamento por falta de qualidade.

Esses cursos obtiveram notas 1 e 2, em uma escala de 1 a 5, no conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia o conhecimento dos universitários, e no conceito IDD, que indica o conhecimento que as instituições agregaram ao aluno.

Pela primeira vez, o MEC fez um cruzamento do resultado do Enade, que substituiu o provão, com os do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que há tempos criticava a qualidade dos cursos de direito. Há mais de mil em todo o país, mas só metade foi avaliada.

A conclusão foi que desses 89 cursos, 37 tiveram ainda índice de aprovação menor do que 10% no exame da OAB, requisito para que o bacharel em direito possa advogar ou mesmo, ao menos no caso de São Paulo, inscrever-se em concurso público para a magistratura e para o Ministério Público.

Segundo o MEC, os 37 cursos que têm avaliação ruim no Enade e baixo índice de aprovação no exame da ordem oferecem cerca de 37 mil vagas por ano em seus vestibulares. Deles, 17 estão em São Paulo.

O ministro Fernando Haddad disse que as instituições terão agora dez dias para mandar ao ministério um diagnóstico de seus problemas e indicar as providências a serem tomadas.

Caso a pasta não as considere suficientes, irá instaurar processo administrativo que poderá resultar no fechamento dos cursos _o que poderá ocorrer antes de 2009, disse Haddad.

Ele, porém, disse não acreditar que isso vá ocorrer. "Não penso que nenhuma instituição vá desafiar o MEC com base em dados tão eloqüentes."
Sem citar nomes, Haddad referiu-se a uma faculdade no Rio de Janeiro que abre mil vagas por ano e só aprovou um aluno no exame da OAB. É o caso, de acordo com a lista divulgada pelo MEC, da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas.
Ele afirmou que quer "estreitar laços" com as instituições para que elas façam mudanças. E lembrou que nenhum curso de direito já foi fechado por causa de má qualidade.
Representante da OAB na entrevista coletiva em que os nomes foram divulgados, Marcelo Lavenère afirmou esperar que os alunos dos cursos considerados ruins cobrem suas instituições. "Eles estão sofrendo um processo de engabelação, porque estão pagando caro por um curso que não serve para nada, já que ele não vai ter nem a carteira da ordem nem para prestar concurso público."
A OAB pressionava o MEC, desde o início do ano, a editar regras mais duras para a aprovação de cursos de direito, uma vez que a pasta desconsiderou alguns pareceres da ordem ao autorizar o funcionamento de novos cursos. A cada ano são autorizados, em média, 60 novos cursos de direito no país.
Provocado pela OAB, o ministério antecipou em um ano o processo de avaliação dos cursos da área, que ocorreria no ano que vem. A OAB, por sua vez, pela primeira vez desde 2005 enviou os dados ao MEC.
Veja a lista completa de instituições
Nome da IES
Município
Enade
IDD Conceito
Candidatos OAB
Aprovados OAB
Percentual Aprovados OAB_.
Nº de Vagas do Curso
número de concluintes 2006
% OAB/ VAGAS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA
OLINDA
1
1
59
11
18,64
200
60
29,50
FACULDADE DE CIENCIAS JURIDICAS DE PARAISO DO TOCANTINS
PARAISO DO TOCANTINS
1
2
100
19
0,00
INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR
SALVADOR
1
2
100
29
0,00
UNIVERSIDADE IGUACU
NOVA IGUACU
1
2
1
1
100
560
75
0,18
FACULDADE ALDETE MARIA ALVES
ITURAMA
2
1
150
36
0,00
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO
GOIANIA
2
1
200
60
0,00
CENTRO UNIVERSITARIO DO TRIANGULO
ARAGUARI
2
1
1
0
0,00
820
20
0,12
FACULDADES INTEGRADAS ESPIRITO SANTENSES
VITORIA
2
1
16
1
6,25
160
14
10,00
FACULDADE DOS CERRADOS PIAUIENSES
CORRENTE
2
1
12
0
0
100
30
12,00
UNIVERSIDADE PAULISTA
SAO JOSE DOS CAMPOS
2
1
125
7
5,60
920
40
13,59
CENTRO UNIVERSITARIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN
BRASILIA
2
1
49
8
16,33
200
70
24,50
CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA BENNETT
RIO DE JANEIRO
2
1
64
3
4,69
240
66
26,67
FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE
RECIFE
2
1
91
47
51,65
300
111
30,33
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
SANTOS
2
1
268
18
6,72
600
76
44,67
FACULDADES INTEGRADAS DE SAO CARLOS
SAO CARLOS
2
1
197
19
9,64
360
63
54,72
FACULDADE DE APUCARANA
APUCARANA
2
2
150
55
0,00
FACULDADE DE ARACRUZ
ARACRUZ
2
2
120
36
0,00
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS DE FLORIANOPOLIS
FLORIANOPOLIS
2
2
360
80
0,00
FACULDADE DE EDUCACAO E CIENCIAS ADMINISTRATIVAS DE VILHENA
VILHENA
2
2
100
56
0,00
FACULDADE DE NATAL
NATAL
2
2
115
51
0,00
FACULDADE EDITORA NACIONAL
SAO CAETANO DO SUL
2
2
200
30
0,00
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS
DOIS VIZINHOS
2
2
100
47
0,00
FACULDADE ESTACIO DE SA DE OURINHOS
OURINHOS
2
2
200
42
0,00
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
PORTO VELHO
2
2
240
55
0,00
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
PALMEIRA DAS MISSOES
2
2
55
15
0,00
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
SOLEDADE
2
2
50
20
0,00
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
GOIANIA
2
2
1740
95
0,00
UNIVERSIDADE PAULISTA
BRASILIA
2
2
9
2
22,22
1840
585
0,49
UNIVERSIDADE PAULISTA
MANAUS
2
2
6
0
0
920
44
0,65
CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE JI-PARANA
JI-PARANA
2
2
2
0
0
250
47
0,80
CENTRO UNIVERSITARIO DE JARAGUA DO SUL
JARAGUA DO SUL
2
2
1
0
0
120
42
0,83
CENTRO UNIVERSITARIO DO MARANHAO
SAO LUIS
2
2
13
1
7,69
1.120
248
1,16
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA
CURITIBA
2
2
7
1
14,29
480
52
1,46
UNIVERSIDADE GUARULHOS
GUARULHOS
2
2
6
0
0
290
98
2,07
UNIVERSIDADE PARANAENSE
TOLEDO
2
2
4
2
50,00
168
57
2,38
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA
LONDRINA
2
2
14
4
28,57
570
100
2,46
UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
ANANINDEUA
2
2
14
1
7,14
550
98
2,55
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO
MACEIO
2
2
16
2
12,50
600
103
2,67
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJOS
SANTAREM
2
2
9
0
0
120
30
7,50
UNIVERSIDADE PAULISTA
ASSIS
2
2
35
2
5,71
460
92
7,61
UNIVERSIDADE DE RIBEIRAO PRETO
GUARUJA
2
2
76
13
17,11
870
48
8,74
FACULDADE BRASILEIRA DE CIENCIAS JURIDICAS
RIO DE JANEIRO
2
2
100
1
1
1.000
55
10,00
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPA
MACAPA
2
2
26
0
0
235
34
11,06
CENTRO UNIVERSITARIO IBERO-AMERICANO
SAO PAULO
2
2
13
1
7,69
112
14
11,61
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAI
JATAI
2
2
7
1
14,29
60
41
11,67
CENTRO UNIVERSITARIO AUGUSTO MOTTA
RIO DE JANEIRO
2
2
134
0
0
1.100
97
12,18
FACULDADE SAO JOSE
RIO DE JANEIRO
2
2
15
0
0
100
13
15,00
UNIVERSIDADE PAULISTA
SAO PAULO
2
2
2938
264
8,99
17.990
62
16,33
CENTRO UNIVERSITARIO NOVE DE JULHO
SAO PAULO
2
2
413
32
7,75
2300
225
17,96
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
SAO PAULO
2
2
38
3
7,89
200
34
19,00
CENTRO UNIVERSITARIO DA CIDADE
RIO DE JANEIRO
2
2
1048
22
2,10
5.120
983
20,47
UNIVERSIDADE PARANAENSE
UMUARAMA
2
2
55
5
9,09
262
71
20,99
UNIVERSIDADE PAULISTA
SANTOS
2
2
196
25
12,76
920
49
21,30
CENTRO UNIVERSITARIO CAPITAL
SAO PAULO
2
2
124
15
12,10
580
64
21,38
CENTRO UNIVERSITARIO EURO-AMERICANO
BRASILIA
2
2
376
68
18,09
1660
202
22,65
FACULDADE COMUNITARIA DE CAMPINAS
CAMPINAS
2
2
68
15
22,06
300
88
22,67
UNIVERSIDADE PAULISTA
SANTANA DE PARNAIBA
2
2
220
18
8,18
920
93
23,91
CENTRO UNIVERSITARIO MOACYR SREDER BASTOS
RIO DE JANEIRO
2
2
121
1
0,83
480
41
25,21
FACULDADES INTEGRADAS SAO PEDRO
VITORIA
2
2
41
9
21,95
160
72
25,63
CENTRO UNIVERSITARIO PLINIO LEITE
NITEROI
2
2
102
3
2,94
350
77
29,14
CENTRO UNIVERSITARIO DE ARARAS
ARARAS
2
2
59
6
200
37
29,50
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
SAO PAULO
2
2
208
29
13,94
700
82
29,71
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
SAO PAULO
2
2
291
34
11,68
960
121
30,31
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO
DIAMANTINO
2
2
32
4
12,5
100
52
32,00
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
FERNANDOPOLIS
2
2
243
18
7,41
700
66
34,71
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
RIO DE JANEIRO
2
2
404
30
7,43
1.150
215
35,13
CENTRO UNIVERSITARIO CANDIDO RONDON
CUIABA
2
2
100
14
14,00
280
73
35,71
FACULDADE DE CIENCIAS JURIDICAS DO PLANALTO CENTRAL
BRASILIA
2
2
43
7
16,28
120
67
35,83
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
RIO DE JANEIRO
2
2
87
4
4,6
240
81
36,25
FACULDADE EDUVALE DE AVARE
AVARE
2
2
44
3
6,82
120
56
36,67
CENTRO UNIVERSITARIO DE RIO PRETO
SAO JOSE DO RIO PRETO
2
2
361
42
11,63
960
82
37,60
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VITORIA
VITORIA
2
2
85
23
27,06
200
78
42,50
FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORA
PONTA PORA
2
2
44
3
6,82
90
32
48,89
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
MOGI DAS CRUZES
2
2
382
19
4,97
780
89
48,97
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENCA
VALENCA
2
2
94
4
4,26
188
39
50,00
ABEU -CENTRO UNIVERSITARIO
NILOPOLIS
2
2
43
0
0
80
37
53,75
FACULDADES INTEGRADAS DE TANGARA DA SERRA
TANGARA DA SERRA
2
2
100
8
8
180
35
55,56
CENTRO UNIVERSITARIO NILTON LINS
MANAUS
2
2
89
4
4,49
160
61
55,63
UNIVERSIDADE IGUACU
ITAPERUNA
2
2
325
5
1,54
560
64
58,04
UNIVERSIDADE SANTA CECILIA
SANTOS
2
2
222
35
15,77
350
68
63,43
UNIVERSIDADE DE FRANCA
FRANCA
2
2
273
12
4,40
420
93
65,00
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAIBA
JACAREI
2
2
63
6
9,52
80
50
78,75
FACULDADES INTEGRADAS DE TRES LAGOAS
TRES LAGOAS
2
2
103
7
6,80
120
88
85,83
INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS
ASSIS
2
2
90
10
11,11
100
47
90,00
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SAO PAULO
OSASCO
2
2
277
15
5,42
270
64
102,59
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SAO PAULO
SAO BERNARDO DO CAMPO
2
2
328
24
7,32
270
316
121,48
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SAO PAULO
SAO PAULO
2
2
692
41
5,92
540
59
128,15
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
SANTA BARBARA D'OESTE
2
2
131
12
9,16
80
52
163,75
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
RIO DE JANEIRO
2
2
349
37
10,6
150
73
232,67

Faculdades questionam resultados da avaliação de cursos de direito,

Oitenta e nove de 510 cursos de direito avaliados pelo Ministério da Educação terão de passar por um processo de supervisão que pode acarretar em sanções que vão da redução do número de vagas até o fechamento por falta de qualidade. Procurados pela Folha, boa parte dos representantes dos cursos questionou os resultados. Mas a maioria diz que cumprirá as determinações.

O pró-reitor da Universidade de Mogi das Cruzes, Rubens Guilhemat, diz que a avaliação a partir do Enade é insuficiente. "A avaliação de um curso pelo Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] depende da avaliação interna e externa, além do Enade." Também disse que o baixo índice de aprovação na OAB se deve ao resultado dos alunos formados há mais tempo.

O presidente do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais da Uniban, Carlos Eduardo Inglesi, diz que "os próximos índices" serão melhores e que "o resultado não apareceu no único Enade realizado até agora".

A pró-reitora da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), Vera Raphaelli, afirmou que cumprirá "qualquer determinação do MEC [...], mas [o ministério] tem que dar condições ao pessoal dele para vir in loco e ver se realmente é isso o que acontece".

O diretor da Unip José Nasser disse que o resultado apresentado pelo exame da OAB "não é consistente". Segundo ele, há casos em que o total de concluintes apontado é menor do que o de candidatos à OAB.A Faculdade Integral Cantareira "aguardará posição oficial do MEC antes de comentar".

No Rio, o Centro de Ensino Superior de Valença disse que já atende às diretrizes do MEC. O coordenador de direito da Faculdade São José, Fernando Galvão, diz que "a OAB não tem legitimidade para avaliar cursos".

O Centro Universitário Augusto Motta e o Centro Universitário Bennett dizem que identificarão os problemas. A Universidade Veiga de Almeida diz que aguarda a notificação oficial. A UniverCidade, a Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e o Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos não responderam.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Alunos-atletas de Rondônia viajam para o JEBS

Já está a caminho de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a delegação dos alunos-atletas que o Governo de Rondônia, através da SEDUC – Secretaria de Estado da Educação está mandando para participar, entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro das Olimpíadas Escolares 2007, na categoria infantil, com competidores de 12 a 14 anos. Composta por 80 integrantes, a delegação é chefiada pelo professor Antônio Tabosa Neto, vinculado a SECEL – Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer. As Olimpíadas Escolares substituiu os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS).

Em Poços de Caldas, os alunos-atletas de Rondônia vão competir nas modalidades de Natação, Judô, Tênis de mesa e Atletismo. Cerca de 3.200 participantes de 750 escolas públicas e particulares de 24 Estados vão participar da terceira e maior edição do evento. Além das competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa e xadrez), os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durantes os Jogos.
Na modalidade Judô, Rondônia vai competir com 12 atletas no masculino e feminino, com chances de conquistar medalhas, repetindo o feito de anos anteriores. O Judô é a modalidade que mais medalhas tem conquistado para o Estado e sempre obtém excelentes colocações no quadro geral de medalhas. A equipe de alunos-judocas tem como técnico o professor Eduardo Ribeiro.

Na modalidade natação, Rondônia vai competir com nove atletas no masculino e feminino. Também nesta modalidade há chances de conquistar medalhas. A exemplo do judô, a natação tem se destacado nas competições nacionais com a conquista dos primeiros lugares no podium. O professor Nadylson Marcelino é o técnico da equipe.

Na modalidade atletismo, 12 alunos-atletas participam das Olimpíadas em Poços de Caldas, no masculino, que tem como técnico o professor Aluízio Medeiros e 12 no feminino, que é treinada pela professora Helyda Alves. As chances de conquista de medalhas no atletismo feminino são reais, pois em competições anteriores trouxe medalhas para o Estado.

No futebol de salão (futsal). A delegação de Rondônia é composta por nove atletas no masculino e nove no feminino. A equipe masculina tem como técnico o professor Luis Carlos de Souza e a equipe feminina o professor José Ribeiro. Os alunos-atletas seguiram confiantes em obter uma boa colocação e trazer medalha para o Estado. Na modalidade tênis de mesa, Rondônia vai competir com dois atletas, também com a expectativa de obter boa colocação. Os mesatenistas escolares rondonienses têm como técnica a professora Wania Cristina.

As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Dessa forma, chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual. Junto com as Olimpíadas Universitárias, as Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país.
No de 2006, as Olimpíadas Escolares reuniram em Poços cerca de 2.700 estudantes de 670 instituições de ensino. Além do ex-velocista Robson Caetano, que acendeu a Pira na cerimônia de abertura, atletas olímpicos como Helinho (handebol), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Vicente Lenílson (atletismo) e Maurício (ex-levantador da seleção brasileira de vôlei) conversaram e trocaram experiências com os estudantes.

O secretário de Educação Edinaldo Lustoza, lembra que “o esporte é o caminho do bem e ajuda no amadurecimento para o desenvolvimento juvenil, promovendo à inclusão social e, ao mesmo tempo, fortalece as atividades pedagógicas das escolas, seja na rede pública ou privada, além de ser uma excelente oportunidade os alunos-atletas de Rondônia se relevarem em âmbito nacional”, conclui.

Tortuga patrocinou seletiva para Freio de Ouro 2008 que aconteceu em Rondônia neste fim de semana

Até domingo, 23 de setembro, a cidade de Ariquemes (RO) será palco do 11º Rodeio Nacional da Raça Crioula, evento patrocinado pela Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, empresa líder no segmento de nutrição e saúde animal no país. A programação prevê apresentações de cavaleiros nas chamadas “Provas Campeiras” – de Laço Armadão e Ginetiada na Crina, na pista do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) - Tio Marquinhos – de propriedade da Cabanha Recreio.


A competição serve como etapa classificatória para o torneio “Freio de Ouro” e, por isso, terá o acompanhamento do corpo técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) que atuará no julgamento, de onde apenas dois animais serão escolhidos para participar do Torneio Freio de Ouro, durante a Expointer 2008, em Esteio (RS). Segundo Francisco de Lima Neco, gerente de vendas da Tortuga (RO), o rodeio já tem confirmada a participação de criadores não só de Rondônia, mas do Amazonas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que reforça o caráter nacional do evento.

“O grande número de criadores presentes é uma oportunidade para divulgar os benefícios do suplemento mineral Kromium e fortalecer ainda mais a marca da Tortuga junto ao homem do campo”, completa Neco. A Tortuga participa oferecendo 40 sacos do suplemento mineral Kromium que serão usados na suplementação dos animais nos dias do evento. Para o Coordenador Nacional de Eqüinos da Tortuga, Antonio Augusto Coutinho, esse evento acima de tudo é uma aposta no mercado daquela região que reúne um importante núcleo de criatórios.

“A Tortuga sabe da importância do cavalo Crioulo para o Brasil e desenvolveu um suplemento mineral completo, o Kromium, para eqüídeos de alto desempenho e que praticam atividades eqüestres, sejam elas, provas de trabalho, atividades hípicas, enduro, lazer ou cavalgada. O produto Kromium proporciona boa recuperação aos animais em situação de grande esforço, melhorando seu desempenho nas competições. Oferece ainda aumento de resistência imunológica, melhora da fertilidade e reduz problemas de cãimbras e travamento”, explica.

Vivo permanece líder de telefonia celular no país, indica Anatel


A operadora de telefonia celular Vivo permanece na liderança do mercado brasileiro, com 28,05% de participação em agosto --pequena redução em relação aos 28,11% registrados em julho deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A TIM manteve a segunda colocação no mercado e também registrou uma pequena redução: de 25,72% em julho para 25,71%. A Claro, com 24,76%, continua em terceiro e a Oi, com 13,12%, em quarto --ambas aumentaram levemente a participação do mercado.

A Telemig Celular, com 4,42% (era 4,48% em junho) teve pequena redução, enquanto a BrasilTelecom, com 3,56% (era 3,54% em junho), obteve leve aumento.

Segundo dados também divulgados hoje, o Brasil alcançou 110,9 milhões de aparelhos no mês passado. Foram vendidos 2,4 milhões de celulares em agosto, número 2,22% maior do que em julho. Do total, 89,1 milhões (80,34%) são pré-pagos e 21,8 milhões (19,66%), pós-pagos.

Nos últimos 12 meses, o Brasil ganhou 16 milhões de novos assinantes, um crescimento de 16,89% sobre os 12 meses anteriores.

Decotes




















































Tião Viana retira críticas a Chávez depois de retratação do presidente venezuelano


O senador Tião Viana (PT-AC) foi à tribuna, nesta segunda-feira (24), para retirar declarações feitas na semana anterior, quando criticou o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, por ataques ao Senado brasileiro.

O parlamentar justificou a decisão pelo de fato de Chávez, em recente programa de rádio dirigido à população venezuelana, ter dito que suas palavras - em visita a Manaus, na semana passada - haviam sido deturpadas pela imprensa.

Em Manaus, de acordo com registros na imprensa, Chávez acusou o Senado brasileiro de atrasar a decisão sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul por submissão ao governo dos Estados Unidos. Nos termos veiculados, Chaves teria dito, em alusão aos EUA, que"o Império estava falando mais alto".

- Reagi, como não poderia ser de outra forma. Tal como divulgadas pelos meios de comunicação, as declarações do chefe de Estado venezuelano atingiam de maneira inaceitável a honra do Senado Federal - disse o senador, ao justificar sua manifestação inicial.

Tião Viana esclareceu, em seguida, que recebeu com alegria a informação, também pela imprensa, de que Chávez negou que tivesse feitos as declarações divulgadas. No programa radiofônico, o presidente teria dito que foi tratado com "preconceito e manipulação" por parte de uma imprensa que, segundo ele, não faz parte de um "espírito democrático latino-americano". Para o presidente venezuelano, suas palavras foram deturpadas para atender a interesses contrários à entrada do país no bloco regional.

- Não tenho porque duvidar do presidente Hugo Chávez. Se ele se apressa em oferecer contorno diferenciado às palavras que lhe foram atribuídas; se ele reitera seu respeito ao Poder Legislativo brasileiro, um Poder legitimamente eleito e legalmente constituído, também me sinto no dever de deixar claro que, em momento algum, tive a intenção de ofendê-lo - disse.

Tião Viana disse ainda que jamais se opôs e continua não fazendo reservas ao ingresso da Venezuela no Mercosul. Segundo ele, o peso econômico do país vizinho - sustentado, sobretudo, pelas grandes reservas petrolíferas de que dispõe - poderá oferecer novo impulso para a dinamização do mercado comum que há quase duas décadas mobiliza esforços para sua criação.

- Lembro ao presidente Chávez que pertenço a uma geração que sonhou - e ainda hoje não perdeu de vista essa generosa utopia - ver a América Latina superando as barreiras geográficas, políticas, sociais, econômicas e culturais que a pesada herança colonial potencializou - disse.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cabelo de Marion é o mais desejado de "Paraíso Tropical"; veja lista


Malvada, trambiqueira e falida. Marion (Vera Holtz) não tem a mesma idade nem o mesmo corpinho da Bebel (Camila Pitanga). Mas com carisma e talento, a personagem de Vera Holtz também caiu no gosto do público de "Paraíso Tropical", da Globo.

Vera Holtz como Marion na novela "Paraíso Tropical" da TV Globo
Além da simpatia, as telespectadoras querem imitar o corte e a coloração de cabelo usados pela atriz para compor sua personagem.

O cabelo de Vera foi o item de maquiagem/cabelo mais procurado na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da rede Globo, que fornece informações ao público sobre roupas, acessórios e maquiagens de artistas e personagens da emissora.

Veja a lista dos itens mais desejados pelo público no mês de agosto:
Cabelos

1. Vera Holtz em "Paraíso Tropical", por Wanderley Nunes, Studio W2.

Priscila Fantin em "Sete Pecados", equipe TV Globo com tinta cor castanho da marca Color Touch3.

Deborah Secco em "Paraíso Tropical", por Flavio Priscot, corte e tratamento
Roupas

1. Vestido azul de Fernanda (Juliana Didone) em "Paraíso Tropical", da marca Vivaz2.

Vestido dourado de um ombro só de Bebel (Camila Pitanga) em "Paraíso Tropical", da marca Thamara Capelão3.

Vestido vermelho de uma alça de Beatriz (Priscila Fantin) em "Sete Pecados", da marca Tessuti

Acessórios
1. Colar de borboleta de Joana (Fernanda Machado) em "Paraíso Trocal", da marca Mettaly2.

Óculos Escuros de Taís (Alessandra Negrini) em "Paraíso Tropical", da marca Lunetterie3.

Telefone celular de Daniel (Fábio Assunção) em "Paraíso Tropical", da marca Sony Ericsson, Modelo W300i

Lenha na Fogueira - Zekatraca

Nos próximos dias a prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna dá inicio ao "debate" sobre a verdadeira história de Porto Velho.
******
História, que de uns tempos para cá, alguns que se intitulam historiadores querem por querem mudar.
******
Daqui a alguns dias, vamos assistir os "historiadores, frente a frente com um público que deve ser dirigido a ouvir o que eles há mais de três meses discutem numa sala da Fundação Iaripuna.
******
Toda quarta feira lá estão eles concentrados na leitura de livros que falam sobre a nossa história e até assistem vídeos documentários sobre o assunto.
******
Acontece que a discussão vai girar em torno da verdadeira data do surgimento de Porto Velho e também da origem do seu nome.
******
Alguns dizem que Porto Velho não surgiu em 1907 e sim em 1908.
******
Outros afirmam categoricamente que a cidade foi fundada no dia 4 de julho de 1907 e ainda fazem apologia ao famoso "prego" de Prata que foi "batido" num dormente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré naquela data.
******
Na realidade, acho que a maioria dos que estão se reunindo na Fundação Iaripuna toda quarta feira com direito a chá e torrada.
*****
Também concordam com a data de 4 de julho e com o simbólico prego de prata.
******
A discussão maior, será quanto a origem do nome Porto Velho.
******
De onde surgiu.
******
Existiu o tal "Velho Pimentel"?
******
E o Porto dos Militares?
******
Tudo isso será esclarecido ou discutido durante o Seminário que vai acontecer no mês de outubro sob os auspícios da Prefeitura de Porto Velho através da Iaripuna.
******
Agora, quem já começou a faturar com essa polêmica toda foi a professora Yedda Bozarcov.
******
Possuidora do maior acervo sobre a história da cidade de PortoVelho,
******
Desde quando ventilaram que aconteceria o seminário, ela tratou de finaliza o livro. Porto Velho – 100 Anos de História"
******
Que já está a venda em tudo quanto é super mercado e casas do ramo.
******
Tá certíssima a nossa querida professora Yedda Bozarcov;
******
Até porque, em seu livro, ela não questiona data nenhuma e nem tão pouco a existência ou não do "Velho Pimentel".
*******
Muito pelo contrário, nos conta a história da cidade de Baselmão o primeiro povoado que realmente existiu oficialmente, nas terras que hoje formam o estado de Rondônia.
******
Agora, depois da "peia" que o Matias Mendes aplicou no "concertador" da história de Rondônia – Leia-se enganos da nossa história - Antônio Cândido. Não sei se ele (Antônio), vai ter coragem de levantar, durante o Seminário, a tese de que Porto Velho só surgiu em janeiro de 1908.
******
O escrivão da Comissão Morsing que tem sobrenome de Matoso. Mata a questão do nome, escrevendo em seu relatório, apenas, que o engenheiro sugeriu que o inicio da Ferrovia fosse trocado de Santo Antônio para o Ponto Velho dos Lenhadores.
******
Ele não fala em Velho Pimentel, mas, também não fala de Porto Velho dos Militares.
******
Fala simplesmente do Ponto Velho dos Lenhadores.
******
Se o negócio é provar com documento a origem do nome da nossa cidade.
******
O Matoso nos fornece um livro sobre o assunto.
******
O certo é que na próxima semana o "bicho" vai pegar.
******
Inclusive a prefeitura já está distribuindo os convites para o evento que faz das comemorações dos 93 anos de emancipação de Porto Velho cujo dia maior é o 2 de outubro.
******
A Prefeitura do Município de Porto Velho por meio da Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia convidam Vossa Excelência para participar do Seminário: Porto Velho – Um Século de História a realizar-se nos dias 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2007.
********
Trata-se de um evento cultural em que insignes personalidades de nossa capital darão seus abalizados depoimentos acerca de relevantes pontos que marcaram a história desta terra, fatos e curiosidades serão abordados com precisão e profundidade na literatura especifica, e cujo conhecimento reveste-se do mais alto interesse para todos os que desejem melhor conhecer nossas raízes.

Links de Jornais de Todo o Brasil

inks
24 Horas News (MT)
3lagoas (MS)
A Crítica de CG (MS)
A Crítica Digital (AM)
A Crônica (ES)
A Gazeta Online (AP)A Notícia Digital (MT)A Notícia MT (MT)A Tribuna Digital (SP)A Verdade dos Fatos (MT)
ABC PolitikoADITALAfromixAgora MS (MS)Agora Online (BA)Agência 1ª Hora (MT)Agência Amazon Press (PA)Agência AnsalatinaAgência BrasilAgência Carta MaiorAgência da Notícia (MT)Agência EFEAgência France Press > AFPAgência Pará de Notícias (PA)Agência SwissinfoAlagoas 24 Horas (AL)Amazonas Em Tempo (AM)Amazônia Jornal (PA)Ambiente BrasilAnapolino (GO)Antena 1APJ ImóveisAriquemes 190 (RO)Atenas Notícias (ES)Barra do Bugres News (MT)Bastidores do Poder (MT)Bedelho (MT)Blog A LínguaBlog Acerto de ContasBlog Ceticismo AbertoBlog Diário da TriboBlog do CTRL+CBlog do GalenoBlog do KuppêBlog do Leu LeutraixBlog do NoblatBlog Mesa de BotequimBlog O EscribaBlog Via ModernaBloglinesBrasil WikiBrasília Em Dia (DF)Caarapó Informa (MS)Cabeça de Cuia (PI)Campo Grande.com (MS)Canal Rio Claro (SP)CANTINHO DO HIPOLITOCapital do Pantanal (MS)Catalão Notícias (GO)Chupa Osso (PA)Cidade BizCidades News (MS)Cidades News (MT)Cinco Talentos Notícias (MT)Cinform Online (SE)CLARÍNClassificados Anúncios GrátisClassificados Rede ParedeClassificados Viva StreetClic Hoje (MT)Clic News (MS)Cláudio HumbertoCMI BrasilComunique-seCongresso em FocoContraditoriumConvergência DigitalCorreio Bragantino (PA)Correio Braziliense (DF)Correio da Bahia (BA)Correio da Paraíba (PB)Correio de CGrande (MS)Correio de Uberlândia (MG)Correio do Brasil (RJ)Correio do Cerrado (GO)Correio do Estado (MS)Correio do Pará (PA)Correio do Tocantins (PA)Correio dos Lagos (MG)Correio dos Municípios (MA)Correio ForenseCosmo Online (SP)Deustche WelleDireto da RedaçãoDireto do Planalto (DF)Diário Catarinense (SC)Diário da Borborema (PB)Diário da Manhã (GO)Diário da Notícia (MT)Diário da Tarde (MG)Diário de Cuiabá (MT)Diário de Marília (SP)Diário de Natal Online (RN)Diário de Santa Maria (RS)Diário do Amapá (AP)Diário do Amazonas (AM)Diário do Comércio (MG)Diário do Comércio (SP)Diário do Grajaú (MA)Diário do Grande ABC (SP)Diário do Nordeste (CE)Diário do Pará (PA)Diário do Povo (PI)Diário do Rio Doce (MG)Diário do Sudoeste (BA)Diário Gaúcho (RS)Diário MS (MS)Diário News (MT)Diário Oficial da BahiaDourados Agora (MS)Dourados News (MS)EL PAIS (Espanha)Estado de Minas > UAI (MG)Estadão do Norte (RO)Farmácia de PensamentosFatorama (DF)Fazendo MediaFLOGÃO DO HIPOLITOFolha Andradense (MG)Folha da Bahia (BA)Folha da Canastra (MG)Folha da Cidade (ES)Folha da Manhã Online (MG)Folha da Paraíba (PB)Folha de Boa Vista (RR)Folha de Guanhães (MG)Folha de Londrina (PR)Folha de Marília (SP)Folha de Minas Gerais (MG)Folha de Notícias (GO)Folha de Pernambuco (PE)Folha de Ponte Nova (MG)Folha do Amapá (AP)Folha do Comércio (MG)Folha do DF (DF)Folha do E. Santo (ES)Folha do Estado (BA)Folha do Litoral (ES)Folha do Norte (ES)Folha do Progresso (PA)Folha do Sudeste (MG)Folha do Sudoeste (GO)Folha Regional (MT)Fonte Brasil (RR)FOTOLOG DO HIPOLITOFS Online (BA)Fátima News (MS)Fórum CarajásGazeta de Alagoas (AL)Gazeta de Itaúna (MG)Gazeta de Joinville (SC)Gazeta de Limeira (SP)Gazeta de Minas (MG)Gazeta de Santarém (PA)Gazeta de SJ Del Rei (MG)Gazeta de Varginha (MG)Gazeta Digital (MT)Gazeta do Centro-Oeste (CE)Gazeta do Oeste (RN)Gazeta do Povo Online (PR)Gazeta do Sul (RS)Gazeta dos Municípios (BA)Gazeta Online (ES)Gazeta Paraminense (MG)Gente e Negócios (MA)GOOGLEGoogle GroupsGoogle MapsGoogle ReaderGuia BD (MG)Guia de MídiaGuia do Nortão (MT)Hora H News (PR)HSM ManagementiBahia (BA)iMirante (MA)Impacto Rondônia (RO)Informe MS (MS)Interior News (MS)InvertiaJB Online (RJ)JM Online (MG)Jornal A Cidadela (ES)Jornal A Gazeta (ES)Jornal A Gazeta Online (MG)Jornal A Praça (CE)Jornal A Região (BA)Jornal A Tribuna (AC)Jornal A Voz (BA)Jornal Alto S. Francisco (MG)Jornal Argumento Blog (GO)Jornal Bahia Negócios (BA)Jornal Bom Dia (SP)Jornal Brasil (DF)Jornal Brexó (MG)Jornal Capital de Minas (MG)Jornal Capixaba (ES)Jornal Cazumbá (MA)Jornal Coletivo (DF)Jornal da Cidade (MG)Jornal da Cidade Bauru (SP)Jornal da Mídia (BA)Jornal da Paraíba (PB)Jornal de Beltrão (PR)Jornal de Domingo (MS)Jornal de Itapecuru (MA)Jornal de Minas (MG)Jornal de Notícias (MG)Jornal de Uberaba (MG)Jornal do Cariri (CE)Jornal do Commercio (AM)Jornal do Commercio (PE)Jornal do Commercio (RJ)Jornal do Comércio (RS)Jornal do Dia (AP)Jornal do Povo (RS)Jornal do Povo TLagoas (MS)Jornal do Sudoeste (BA)Jornal do Tocantins (TO)Jornal dos Lagos (MG)Jornal ES Hoje (ES)Jornal Estado Atual (MG)Jornal Extra Alagoas (AL)Jornal Feira Hoje (BA)Jornal Hoje em Dia (MG)Jornal Hoje MS (MS)Jornal Hora H (RJ)Jornal JÁ (RS)Jornal Local (GO)Jornal MT do Norte (MT)Jornal O Anápolis (GO)Jornal O Curumim (AM)Jornal O Debate (MG)Jornal O Documento (MT)Jornal O Momento (MG)Jornal O Parlamento (GO)Jornal O Progresso (MA)Jornal O Progresso (MS)Jornal O Registro (MG)Jornal O Rio Branco (AC)Jornal O Sucesso (GO)Jornal O Tempo (MG)Jornal Oeste Goiano (GO)Jornal Opção (GO)Jornal Pampulha (MG)Jornal Panorama (MG)Jornal Pequeno (MA)Jornal Pioneiro (RS)Jornal Ponto Final (MG)Jornal Sete Dias (MG)Jornal Tribuna Online (BA)Jornal Veja Agora (MA)Jornal Última Hora (MS)Jornalistas da WebJovem Sul News (MS)JP Notícias (MG)LA NACIONLetras de MúsicasLondrix (PR)LOS ANGELES TIMESLoterias da CaixaMantiqueira Online (MG)Mato Grosso Online (MT)Mega Divi (MG)Mercado ÉticoMEU ORKUTMidia News (MT)Midiamax (MS)Minuano Online (RS)Missão Portas AbertasMix BrasilMS Notícias (MS)No MínimoNotícia Net (MT)Nova Imprensa (MG)Novoeste Online (BA)O Dia Online (RJ)O Divisor (MT)O Estado do Maranhão (MA)O Estado do Tapajós (PA)O Fluminense Online (RJ)O Globo Online (RJ)O Impacto Online (PA)O Imparcial Online (MA)O Jornal Alagoas (AL)O Jornal da Ilha (AM)O Jornal Online (ES)O Liberal (PA)O Mossoroense (RN)O Norte de Minas (MG)O Norte Online (PB)O Pantaneiro (MS)O Popular Online (GO)O Povo Online (CE)O+Positivo Online (GO)Observatório da ImprensaOlhar Direto (MT)OlharesONG PoliticusONG Repórter BrasilONG Viva FavelaPantanal Em Foco (MS)Pantanal News (MS)Paranaíba MS (MS)Paranaíta Online (MT)Paraná Online (PR)Patrocínio Hoje (MG)Patrocínio Online (MG)pe360graus (PE)Pernambuco.com (PE)Plantão News (MT)PocoNet (MT)Popular (MS)Popular Online (MT)Portal 180 Graus (PI)Portal Amazônia (AM)Portal AN (SC)Portal AZ (PI)Portal CabPortal Clica Brasília (DF)Portal EstadãoPortal ExamePortal Folha da Praia (BA)Portal G1Portal iBESTPortal IGPortal Meio Norte (PI)Portal O Dia (PI)Portal Oi InternetPortal TerraPortal UOLPortal VCSAT (PI)Portugal DiárioPrimeira Edição (AL)Província do Tapajós (PA)Página 1 News (BA)Página 20 (AC)RabiscoRaciocínio Crítico (DF)Rank BrasilRB Agora (MS)RD News (MT)Recanto das LetrasRede de Notícias (ES)Região Em Destaque (MG)ReleiturasRepórter MS (MS)Repórter News (MT)REUTERS BrasilRevista Caros AmigosRevista Carta CapitalRevista IstoéRevista PlayboyRevista VejaRevista ÉpocaRondônia Dinâmica (RO)Semanal Extra (MA)Sertão 24 Horas (AL)Sertão News (BA)SGO News (MS)Show de Notícias (MT)Século Diário (ES)Só Notícias (MT)Tabu Online (BA)Tangará Repórter (MT)TeledramaturgiaTeófilo Otoni Notícias (MG)THE NEW YORK TIMESTHE WALL STREET JOURNALTHE WASHINGTON POSTTop Arinos (MT)Tribuna da Bahia (BA)Tribuna da Calha Norte (PA)Tribuna da Cidade (MG)Tribuna de Betim (MG)Tribuna de Minas (MG)Tribuna do Brasil (DF)Tribuna do Norte Online (RN)Tribuna do Planalto (GO)Tribuna do Sertão (AL)Tribuna Feirense (BA)Tribuna Online (ES)Tribuna Popular (MS)Tudo Rondônia (RO)Unisinos > IHU (RS)Via Fanzine (MG)WikipédiaWSCOM (PB)YouTubeZero Hora (RS)