terça-feira, 25 de setembro de 2007

Alunos-atletas de Rondônia viajam para o JEBS

Já está a caminho de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a delegação dos alunos-atletas que o Governo de Rondônia, através da SEDUC – Secretaria de Estado da Educação está mandando para participar, entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro das Olimpíadas Escolares 2007, na categoria infantil, com competidores de 12 a 14 anos. Composta por 80 integrantes, a delegação é chefiada pelo professor Antônio Tabosa Neto, vinculado a SECEL – Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer. As Olimpíadas Escolares substituiu os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS).

Em Poços de Caldas, os alunos-atletas de Rondônia vão competir nas modalidades de Natação, Judô, Tênis de mesa e Atletismo. Cerca de 3.200 participantes de 750 escolas públicas e particulares de 24 Estados vão participar da terceira e maior edição do evento. Além das competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa e xadrez), os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durantes os Jogos.
Na modalidade Judô, Rondônia vai competir com 12 atletas no masculino e feminino, com chances de conquistar medalhas, repetindo o feito de anos anteriores. O Judô é a modalidade que mais medalhas tem conquistado para o Estado e sempre obtém excelentes colocações no quadro geral de medalhas. A equipe de alunos-judocas tem como técnico o professor Eduardo Ribeiro.

Na modalidade natação, Rondônia vai competir com nove atletas no masculino e feminino. Também nesta modalidade há chances de conquistar medalhas. A exemplo do judô, a natação tem se destacado nas competições nacionais com a conquista dos primeiros lugares no podium. O professor Nadylson Marcelino é o técnico da equipe.

Na modalidade atletismo, 12 alunos-atletas participam das Olimpíadas em Poços de Caldas, no masculino, que tem como técnico o professor Aluízio Medeiros e 12 no feminino, que é treinada pela professora Helyda Alves. As chances de conquista de medalhas no atletismo feminino são reais, pois em competições anteriores trouxe medalhas para o Estado.

No futebol de salão (futsal). A delegação de Rondônia é composta por nove atletas no masculino e nove no feminino. A equipe masculina tem como técnico o professor Luis Carlos de Souza e a equipe feminina o professor José Ribeiro. Os alunos-atletas seguiram confiantes em obter uma boa colocação e trazer medalha para o Estado. Na modalidade tênis de mesa, Rondônia vai competir com dois atletas, também com a expectativa de obter boa colocação. Os mesatenistas escolares rondonienses têm como técnica a professora Wania Cristina.

As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Dessa forma, chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual. Junto com as Olimpíadas Universitárias, as Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país.
No de 2006, as Olimpíadas Escolares reuniram em Poços cerca de 2.700 estudantes de 670 instituições de ensino. Além do ex-velocista Robson Caetano, que acendeu a Pira na cerimônia de abertura, atletas olímpicos como Helinho (handebol), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Vicente Lenílson (atletismo) e Maurício (ex-levantador da seleção brasileira de vôlei) conversaram e trocaram experiências com os estudantes.

O secretário de Educação Edinaldo Lustoza, lembra que “o esporte é o caminho do bem e ajuda no amadurecimento para o desenvolvimento juvenil, promovendo à inclusão social e, ao mesmo tempo, fortalece as atividades pedagógicas das escolas, seja na rede pública ou privada, além de ser uma excelente oportunidade os alunos-atletas de Rondônia se relevarem em âmbito nacional”, conclui.

Nenhum comentário: