quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Yahoo compra empresa de publicidade comportamental por US$300 mi


San Francisco, Estados Unidos - O Yahoo fechou acordo para a aquisição da BlueLithium, a quinta maior rede de publicidade online norte-americana, por 300 milhões de dólares em dinheiro, em sua mais recente tentativa de consolidar o mercado de publicidade dirigida com base em comportamento, que vem crescendo rapidamente.

A BlueLithium é uma empresa criada três anos atrás cuja tecnologia acompanha o comportamento dos consumidores à medida que eles navegam de site em site, permitindo que as empresas exibam anúncios mais relevantes para o público. Um consumidor que esteja procurando produtos ecologicamente corretos na Web pode ver anúncios de carros híbridos, uma semana mais tarde, por exemplo.

O acordo, anunciado na terça-feira, intensifica os esforços já existentes do Yahoo no mercado de publicidade comportamental. A empresa tem 250 milhões de usuários de seu serviço de email Yahoo Mail e de viagens Yahoo Travel, disse um analista.

A BlueLithium é uma rede de publicidade para sites convidados e que possui atualmente cerca de mil membros associados, o que vai expandir a crescente rede de publicidade do Yahoo. Além dos sites do próprio do Yahoo sobre esportes, viagens e notícias, outras partes da rede incluem a Yahoo Publisher Network, de sites afiliados, e a Right Media Exchange, que atinge uma gama mais ampla de sites.

A BlueLithium, financiada por empresas de capital de risco, serve publicidade a até 145 milhões de visitantes únicos por mês, informaram as duas companhias, mencionando dados da comScore, que afere a audiência da Internet. A BlueLithium é a quinta maior entre as redes de publicidade online norte-americanas, e ocupa o segundo lugar no Reino Unido.

"Isso realmente nos propicia a capacidade de (fornecer) publicidade mais relevante aos consumidores, não só na rede do Yahoo como fora dela", disse Todd Teresi, vice-presidente sênior da Yahoo Publisher Network, em entrevista por telefone.

O acordo surgiu um mês depois que a divisão America Online da Time Warner anunciou a compra de uma empresa semelhante, a Tacoda, por 275 milhões de dólares em dinheiro, de acordo com uma fonte próxima à transação.

Nenhum comentário: