terça-feira, 23 de outubro de 2007

Diretor-executivo da Microsoft provoca Google em evento


Steve Ballmer não pronunciou nome do líder das buscas, mas provocou sua precocidade. Diretor da Microsoft retomou afirmação de que Google é empresa de uma única habilidade.

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, pareceu evitar intencionalmente pronunciar o nome do Google durante sua participação na Web 2.0 Summit, mas não poupou ataques velados ao arqui-rival. Durante uma animada discussão, Ballmer adotou um tom paternal, comparando o Google, que abriu seu capital no mercado de ações em 2004 e já é a segunda empresa mais valiosa do Vale do Silício -- a um bebê precoce. “Você tem apenas três anos de idade, mas está jogando basquete com os garotos de 12 anos”, afirmou Ballmer, enquanto gesticulava bastante, quase saindo de seu lugar.

“Você está crescendo rapidamente e se tornando melhor a cada dia, e tem todo o potencial do mundo, mas talvez quando chegar aos oito ou nove anos ele se perca”. No início do ano, na Universidade de Stanford -- onde os dois criadores do Google se conheceram durante a graduação -- Ballmer caracterizou o líder das buscas como “dono de um único talento” e descreveu os planos de crescimento da empresa como “insanos”. Nesta quinta, ele retomou a afirmação sobre o talento único.

“Eles começaram em uma área, se tornaram muito bons nela e então tentaram ir para outros lugares”. “A Microsoft é única por já ter duas áreas. Começamos como uma empresa de computadores pessoais e agora temos uma grande iniciativa nos negócios. Estamos tentando fazer equipamentos, entretenimento e publicidade na web. Queremos ser uma empresa de três ou quatro especialidades”, completou Ballmer.


Planos
Durante o evento Ballmer, também afirmou que a Microsoft provalvelmente irá comprar aproximadamente 20 companhias por ano por um custo entre US$ 50 milhões e US$ 1 bilhão pelos próximos cinco anos. Ele não comentou nenhuma grande aquisição potencial, como o Yahoo ou a rede social Facebook, mas disse que o atual foco da Microsoft é o "caminho independente". "Se em algum momento fizer sentido, então talvez faça sentido. Mas este não é o caminho para onde estamos indo. Nós estamos a caminho de uma direção independente", disse Ballmer. Segundo ele, é lógico para as pessoas especularem que as principais rivais irão juntar forças para formar uma líder de mercado. À medida que a competição da Microsoft com a Google pelo crescente mercado de anúncios na internet esquenta, surgiram especulações de que isto levaria a Microsoft a acumular um grande estoque de capital para financiar uma importante aquisição. Historicamente, a Microsoft tem evitado aquisições de grande porte, optando por comprar várias empresas pequenas. Mas observadores da companhia vêem a aquisição de US$ 6 bilhões da empresa de anúncio digital aQuantive neste ano -- a maior da história da Microsoft -- como um sinal de mudança de estratégia

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