segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Top of Mind RO 2009 | Refrigerantes

Top of Mind - Refrigerantes
Top of Mind Refrigerantes - Rondônia 2009

Este gráfico deve ser o mesmo (tendo poucos variações) em todo mundo. O que deve mudar é o nome do segundo colocado em diante. A Coca-cola deveria sair desse tipo de pesquisa e ganhar o título de 'hors concours'.

Até hoje não vi a Coca-cola ser ameaçada por nenhuma marca no quesito top of mind em lugar nenhum onde essa pesquisa foi feita. O poder dessa marca na mente das pessoas é algo extraordinário, mas não foi conquistado atoa nem facilmente.

A coca-cola além de ter um produto onde criou-se uma mistica em torno do seu sabor, ela tem também uma fantástica logística que a coloca desde Av. Paulista ou Times Square até os lugares mais longínquos da terra. A Coca-cola deve ser o produto de maior penetração de todo o planeta. Bom, acho desnecessário falar das propagandas da Coca-cola.

Por outro lado tem as marcas chamadas "populares" com fabricação e penetração mais regional que nos últimos anos vem se tornando uma verdadeira pedra no sapato das grandes marcas.

Em varias regiões do Brasil o quadro é o mesmo. No nordeste, por exemplo, teve o caso do Guaraná Jesus e Frevo que conquistaram um mercado absurdo, retirando share inclusive da própria Coca-cola. Eu disse "foram" porque no caso da Jesus a Coca-cola comprou a empresa. A marca Frevo não tenho maiores informações.

Aqui em Rondônia acontece a mesma coisa. Os refrigerantes Dydyo conquistaram um share respeitável e como mostra a pesquisa acima, conquistaram também a mente de boa parte dos consumidores de Porto Velho.

20% de um mercado que movimente bilhões todo ano não é pouca coisa. Se o market-share da Dydyo for próximo do que está sendo divulgado no Top of Mind, eles podem se orgulhar e rir atoa.

Sorte de ambos é que não parece ter, num futuro próximo, nenhuma marca que possa ameaçar essas posições.





Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica.
(Idealizador e dono do Blog Esponja)

Nenhum comentário: