quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Paraná confirma mais 19 mortes por gripe suína o Estado; total chega a 576

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou na quarta-feira mais 19 mortes por gripe suína --a gripe A (H1N1). Com os dados, sobe para 170 o total de óbitos no Estado e para 576 no país.

Segundo a secretaria, a região de Curitiba concentra o maior número de mortes, com 63 confirmadas, seguida por Foz do Iguaçu e Cascavel. Até quarta-feira (26), o Estado registrava 3.073 casos da nova gripe. Outros 1.583 casos suspeitos foram descartados.

Apesar da confirmação, as novas mortes ainda não foram contabilizadas no balanço do Ministério da Saúde, que aponta 151 mortes em decorrência da nova gripe no Estado do Paraná.

Segundo dados do Ministério, São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 223 óbitos confirmados, seguido pelo Paraná, com 170, agora.

Em seguida, estão: Rio Grande do Sul (98), Rio de Janeiro (55), Santa Catarina (11), Minas (8), Distrito Federal (2), Paraíba (2), Bahia (2), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Rondônia (1), Pará (1) e Rio Grande do Norte (1).

PUBLICIDADE

Os dados do Ministério da Saúde são parciais. Dados atualizados de secretarias estaduais da Saúde apontam maior número de mortes em alguns locais, como em Santa Catarina, que aponta 12 morte, e Minas, com 14. As secretarias do Amazonas (2) e do Acre (1), por exemplo, também confirmaram mortes.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).


Arte/Folha


Arte/Folha


Nenhum comentário: