domingo, 30 de agosto de 2009

Lideranças do PV defendem candidatura de Marina à Presidência

ODIL AUGUSTO DAVID
colaboração para a Folha Online

Embora a senadora Marina Silva (AC) ainda não se declare pré-candidata à sucessão presidencial em 2010, as principais lideranças do partido a apontam como a melhor opção da legenda para as próximas eleições. Mesmo integrando o governo Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes do partido não têm desconforto para apoiar Marina em oposição à pré-candidata petista Dilma Roussef (Casa Civil).

"Sou a favor [da candidatura própria do PV]. E no partido, ela [Marina] é, disparado, o melhor nome", afirmou o ministro Juca Ferreira (Cultura) momentos antes de a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente de Lula se filiar ao PV nesta tarde, em ato que reuniu cerca de 1.000 na zona oeste de São Paulo.

Ao comentar a possibilidade de enfrentamento entre Marina e Dilma nas urnas, Ferreira contemporizou. "Não é enfrentar a Dilma, mas propor uma contribuição importante para o Brasil", afirmou Ferreira, que vinculou a imagem de Marina à elaboração de novas propostas de desenvolvimento sustentável defendida pelo PV.

Cotado para a disputa de uma vaga no Senado ou mesmo ao governo do Rio em 2010, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) também aposta em Marina para a sucessão de Lula. Mas, a exemplo de Ferreira, o deputado evita comparações entre Marina e os demais pré-candidatos à Presidência.

"Nós não estamos pensando na candidatura da Marina como uma afronta [ao PT], e sim como uma oferta generosa aos eleitores", afirmou. "O PV não está considerando nem a Dilma e nem o [José] Serra (governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB)."

Contudo, Gabeira elevou o tom do discurso momentos mais tarde, ao abonar a filiação de Marina. Numa única frase, o deputado criticou todas as esferas de poder em Brasília. "Nós temos no Brasil um governo moralmente frouxo, um Congresso apodrecido e um Supremo [Tribunal Federal] em processo de decomposição."

Confortável

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, afirmou que o partido terá candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2010 e aposta em Marina para a indicação. Porém, ele disse que a decisão de ir ou não à disputa caberá exclusivamente à senadora.

"Se for confortável para ela, nós a apoiaremos. Mas se ela se decidir por outra coisa, o partido vai definir outro nome", adiantou. "Se ela quiser ser a nossa candidata, será. Mas depende do conforto dela para enfrentar essa batalha."

Nenhum comentário: