segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tof Mind RO 2009 | Operadoras de Celular


Top of Mind - Operadora de Celular
Top of Mind Operadora de Celular - Rondônia 2009


Esse gráfico representa não apenas a marca mais lembrada pelos consumidores de Porto Velho, mas acredito também ser a representação do market-share. Porém, passa longe de representar a qualidade de serviço de cada uma dessas operadoras.

Acho interessante a forma como os consumidores desse segmento agem e pensam. Talvez por esse comportamento a claro seja não apenas Top of Mind como lider de mercado em Porto Velho.

O consumidor vê um comercial na TV ou alguma outra ação de marketing da operadora, gosta do plano e analisa quantas pessoas ele poderia ligar se comprasse o chip da operadora X ou Y. Ele analisa quantas pessoas a sua volta tem o chip daquela operadora e observa se é ou não vantagem comprar o celular com aquele plano divulgado.

Talvez por isso, eu disse talvez, a Claro seja a lider. Primeiro porque no passado ela investiu pesado em marketing no Brasil inteiro, mas isso as outras também fizeram, porém a Claro (assim como a antiga BR Telecom) vivia "dando problema" e permitindo ligações 'grátis' e esse "problema" permitiu que ela ganhasse a boa e velha boca-a-boca.

Fora isso ela também fazia promoções onde vc comprava celular dela e poderia ligar por tantos centavos para qualquer operadora.

Uma vez dilvulgado isso de forma correta e eficiente a pessoa tende a fazer a compra por impulso com mais facilidade pois ela não precisa analisar quem ao redor dela tem ou deixa de ter celular daquela operadora.

Mas fica a pergunta. Agora com a portabilidade e você podendo trocar de operadora sem precisar perder o número do celular, como vai ficar esse gráfico num futuro próximo? Quais serão as estratégias de comunicação traçadas por essas empresas daqui para frente? Qual o próximo passo neste jogo de xadrez?

Bom, a Claro saiu na frente com o sinal sonoro que identifica se o usuario está ligando para um número Claro. Isso com certeza é só o começo. Aguardaremos os próximos capítulos.

Lembrando que estou não só analisando superficialmente o panorama deste segmento, como também ignorando varios outros fatores que contextualizam esse cenário.

Esse é um segmento que merece um post em especial. As operadoras de celular em Rondônia estão brigando focinho a focinho pra saber qual tem o pior serviço. A briga ta boa. rs


Amanhã divulgaremos os dados sobre as marcas de cerveja consumidas em Porto Velho. Não percam...




Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica.
(Idealizador e dono do Blog Esponja)

Nenhum comentário: