sábado, 29 de agosto de 2009

Arquibaldos


Fazia tempo que o La Liga não criava tamanha expectativa como agora. Isso porque os dois últimos vencedores do ‘Melhor Jogador do Mundo da FIFA’ – e até o futuro ganhador do prêmio – participam do campeonato. As meteóricas contratações também fazem parte da mesma liga. Tudo leva a crer que, de fato, o Campeonato Espanhol recuperou o prestígio de ‘A Liga das Estrelas’.

Estrelas porque só o Barcelona e o Real Madrid chutaram a crise mundial para escanteio e juntos gastaram 358 milhões de euros. Cifras que contrastam com o mercado atual e com o restante das 18 equipes que compõem o campeonato.

Talvez esta seja a maior crítica, porque Real e Barça monopolizaram e criaram um campeonato bipolar. No mercado de apostas, a cotação dos merengues e dos culés está em disparada. É até estranho, mas Sevilla, Atlético, Valencia e Villarreal são ‘apenas’ candidatos a Champions, porém prontos para incomodar os ‘grandes favoritos’.

O Sr. dos Títulos da temporada está preparado para continuar no reinado. O troca-troca entre Eto’o e Ibrahimovic parece fazer bem aos catalães. No quesito técnica e bola na rede, creio que o sueco cairá como luva nesse ataque fulminante, junto com Messi e Henry. A posição mais carente foi bem reforçada, não há como negar que a contratação de Maxwell foi certeira. Outro ponto em destaque é a zaga, com a chegada do ucraniano Chygrynskiy. Além do retorno de Henrique, que estava emprestado ao Bayer Leverkusen. A ausência desta temporada (se é que podemos dizer), é a saída de Hleb para o Stuttgart, pouco aproveitado - até porque com Xavi e Iniesta de titulares, seria difícil encontrar espaço.

Realizar o sonho de todo torcedor. A política adotada por Florentino Perez foi causar impacto na concorrência. Por isso, reformulação total. Os esquadrão holandês de outras temporadas cedeu espaço a uma nova constelação. Sneijder (Inter de Milão), Huntelaar (Milan) e Robben (Bayern) deixaram o clube pela porta dos fundos, enquanto que pelo tapete vermelho, Kaká, Benzema e Cristiano Ronaldo chegaram com outro status. Porém, só para deixar o torcedor - aquele nacionalista - mais satisfeito, Florentino atendeu o pedido. Mais espanhóis no time. Xabi Alonso, Arbeloa e Albiol chegaram para finalmente acabar com a peneira que era a zaga merengue. No comando, o competente Manuel Pellegrini deverá ter jogo de cintura para chefiar a tropa estrelar. Sem esquecer que o Real ainda tenta contratar Ribery (ver capa do Marca).

Sem contar com Real e Barça, o Sevilla foi a equipe que mais gastou no mercado. Dezessete milhões de euros para contratar o atacante Álvaro Negredo - revelação da temporada passada, ao atuar no Almería -, que não teria espaço no Real Madrid neste ano. Florentino que não é bobo, ao perceber o potencial dele, terá opção de compra nos primeiros dois anos de contrato. Luis Fabiano e Kanouté que se cuidem, pois Negredo é candidato a roubar o posto de titular.

O ponto chave do Atlético de Madrid foi a continuação da dupla Aguero-Forlán. Se quiser buscar vôos mais altos, sem dúvida nenhuma essa foi a melhor opção. Não podemos esquecer da contratação do herdeiro de Casillas na Seleção Espanhola. Sergio Asenjo, que salvou o Valladolid do rebaixamento, é o camisa 1 absoluto, até porque Coupet e Leo Franco foram vendidos. Outra boa contratação é a chegada a custo zero do experiente zagueiro Juanito, ex-Bétis.

O Valencia adotou a mesma estratégia do Atlético. Apesar do assédio de outros clubes, David Silva e David Villa ficaram. Porém, o cofre do Valencia precisa ser abastecido. Por conta disso, dez jogadores vendidos e cinco cedidos. Destaques para o goleiro Renan (cedido ao Xerez); Morientes (vendido ao Olympique); e ao já citado Albiol (vendido ao Real Madrid).

Por último, o Villarreal, que na temporada passada teve o ataque como ponto fraco, reforçou-se com o talentoso Nilmar. Os jogadores da Seleção da Fúria, Santi Cazorla e Marcos Senna, seguem na equipe. Não podemos esquecer do Espanyol, ao apostar no japonês Nakamura, ex-Celtic.

O La Liga 09/10 está pronto para começar! No sábado destaque para os jogos de Deportivo x Real Madrid, às 15h. No domingo, Atlético x Málaga, às 12h e Sevilla x Valencia, às 14h. Na segunda, Sporting x Barcelona, às 17h. Agora, nos dias 28 de novembro e 10 de abril marque na agenda que você terá compromisso. Prepare-se, pois será dia de clássico. O primeiro jogo será no Camp Nou e o seguinte, no Santiago Bernabéu.

Bom Campeonato Espanhol para todos!

Nenhum comentário: