segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Top of Mind RO 2009 | Cervejas


Top of Mind - Cervejas
Top of Mind Cervejas - Rondônia 2009


Neste gráfico o que mais me chamou atenção não foi nem quem venceu o Top of Mind de Cerveja ou quem deixou de vencer. Na verdade foram dois pontos que chamaram minha atenção.

O primeiro foi o fato das duas primeiras colocadas na mente do consumidor estarem anos luz a frente das outras. Da 3ª a última colocada da um empate técnico e elas brigam de foice no escuro por essa fatia.

Esse talvez seja um dos Top of Mind que estamos mostrando que mais deve se aproximar do market-share real deste segmento. Eu não imagino a pessoa que respondeu ser seu top of mind a cerveja Brahma, por exemplo, não pedindo exatamente Brahma no bar. O mesmo com a Skol, Crystal...

Outro ponto que chamou muita atenção foi o fato de duas empresas obterem 90% das marcas lembradas na pesquisa. A Ambev, por exemplo, se somados todas as suas marcas eles terão 52% da preferência dos pesquisados e a fabricante da Crystal ficarão com 38%, o que não é pouca coisa.

Neste mercado nós sabemos que a Crystal vem crescendo muito no Brasil todo, mas um dos fatores que ajudou muito isso acontecer em RO foi a má gestão da distribuidora das marcas Ambev e o fato da Crystal ter uma boa logística dentro da cidade de Porto Velho.

Segundo burburinhos que andam rolando pela cidade, a Ambev está tão preocupada com esse crescimento em RO que pelo que ouvi falar (se é boato eu não sei) ela irá administrar a distribuição no estado de forma mais direta e investir melhor na estruturação da distribuidora em RO. Se é verdade ou não só o tempo irá dizer.

Ah! Gostaria de lembra-los que o fato da Skol ou a Crystal serem a preferência do público não quer dizer que são as melhores. Um estudo feito pela Máfia Publicidade na Uniron provou que as pessoas consomem propaganda, e não têm a menor idéia do que estão consumindo de verdade.

Um dia ainda vou conseguir mostrar para vocês essa pesquisa feita Pela Máfia Publicidade.




Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica.
(Idealizador e dono do Blog Esponja)

Nenhum comentário: