terça-feira, 11 de agosto de 2009

Faça 97 quilómetros com 1 litro de gasolina

Novo modelo Chrevolet Volt trabalha com uma bateria e motor a gasolinaO presidente da General Motors (GM), Fritz Henderson, anunciou, esta terça-feira, que a empresa irá desenvolver o seu modelo Chevrolet Volt com um sistema capaz de percorrer até 97 quilómetros por litro de combustível, escreve o «Cinco Días».

O Chevrolet Volt é um automóvel eléctrico que a GM espera colocar à venda no final de 2010 e deve custar cerca de 28 mil euros. Henderson afirmou, durante uma conferência de imprensa, esta terça-feira, em Detroit, que a eficiência do consumo de combustível do sistema motor do Volt «será um factor importante para as vendas».

Veja aqui os automóveis da General Motors

«Pela primeira vez, os compradores de veículos automóveis poderão comparar facilmente a economia de combustível do veículo eléctrico com os veículos que consomem gasolina», acrescentou.

A General Motors tem estado a trabalhar com a Agência de Protecção Ambiental do Governo dos EUA (EPA) para desenvolver testes que medem a economia de combustível do Volt. A classificação utilizada pelo organismo aplica-se à utilização de veículos na cidade.

A economia de combustível dos veículos híbridos, que utilizam um motor eléctrico e um motor de combustível, como o Toyota Prius, é classificada do mesmo modo que qualquer outro veículo que utiliza apenas gasolina. O Toyota Prius, por exemplo, tem um rendimento de 19,5 quilómetros por litro, em comparação com os 8 quilómetros por litro do Ford Mustang V-6.

Isto deve-se ao facto de toda a energia utilizada pelo Prius resultar da combustão de gasolina. O Prius utiliza apenas a energia de forma mais eficiente do que os outros automóveis.

O Chevrolet Volt, por outro lado, trabalha com energia proveniente de duas fontes: uma bateria e um motor a gasolina. A quantidade de energia gerada pela combustão de gasolina depende da distância percorrida pelo veículo.


Henderson explicou que a maioria dos condutores percorre uma média de 65 quilómetros por dia, ou seja, uma distância que permite ao veículo recarregar as baterias de lítio

Nenhum comentário: