segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Top of Mind RO 2009 - Marcas Rondonienses & Multinacionais

Como disse no post anterior, nós estamos divulgando hoje o gráfico com as marcas originalmente rondonienses e outro gráfico com as marcas muitinacionais mais lembradas pelo público consumidor em Rondônia, finalizando assim a divulgação da primeira pesquisa Top of Mind do Estado de Rondônia.



Marcas rondonienses - Top of Mind Rondônia 2009



Das marcas originalmente rondoniense o refrigerante Dydyo teve destaque e abocanhou 59% dos pesquisados, ou seja, 6 em cada 10 consumidores em rondônia quando lembram de uma marca local pensam primeiro no Dydyo. É impressionante este número. Ainda mais porque muitas marcas fortes ficaram de fora.

Agora tiveram outras que me surpreenderam. O que a Rondoquimica está fazendo aí? Empatada com os sorvetes Dulim e ainda na frente da Águas Kaiary? Isso sim é surpresa pra mim. Mais até do que os quase 60% da Dydyo. Essa pelo menos investe (bem ou mal) em comunicação com seu público alvo. Mas a Rondoquimica não fez nada para merecer essa posição.


Top of Mind - Marcas Multinacionais
Marcas Multinacionais - Top of Mind Rondônia 2009

Agora a briga é de cachorro grande. Onde Pinscher e Chihuahua não colocam a patinha. Se somassemos o total investido em marketing por ano nessas empresas mundo a fora daria o PIB de alguns paises por aí.

Eles fazem a alegria de qualquer departamente de mídia.

Como eu disse antes a coca-cola deveria ficar de fora pra dar chance para as outras marcas. É impressionante a força desta marca ao redor do mundo.

Mas voltando a coisa um pouco para o nosso lado "rondoniense" de ser(rs), essa pesquisa de certa forma prova o que vivo falando. A Autovema (concessionária Fiat em Porto Velho) vende muito não pelas propagandas que a divulga, mas pela força da marca que ela carrega. Se não fosse a marca Fiat a Autovema estaria na 'roça'.

Óbvio que os vendedores dela devem ser muito bem treinados, orientados, sem falar que a gestão da empresa é referência no estado, porém, para que os vendedores vendam, os consumidores em potencial precisam ir até a concessionária. É aí que entraria uma propaganda eficaz da empresa. Entraria se não fosse os trabalhos desenvolvidos pelas agências que tiram a Autovema na mãos.

A Focus de cuiaba atual agência da Autovema fez um trabalho até interessante na sua última campanha para a concessionária Fiat de Porto Velho, mas ainda está bem distante do que a marca Fiat merece.

Vamos torcer para que a Autovema consiga valorizar e aprovar as boas idéias que a Focus venha apresentar ao seu cliente.



Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica.
(Idealizador e dono do Blog Esponja)

Nenhum comentário: