domingo, 30 de agosto de 2009

Anunciado na TV, sumiço de Belchior vira piada na internet

Onde está Belchior? Em tom de piada, essa pergunta tem sido respondida incontáveis vezes na internet desde o último domingo, quando o "Fantástico" exibiu uma reportagem noticiando o sumiço do cantor cearense, autor de clássicos da MPB gravados nos anos 70 por Elis Regina ("Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais") e Roberto Carlos ("Mucuripe").

O blog "Cadê Belchior?" (cadebelchior.tumblr.com), por exemplo, "insere" o artista brasileiro em vários momentos históricos, por meio de fotomontagens. Como um dos rostos da capa de "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, posando ao lado de Hitler, correndo ao lado do jamaicano Usain Bolt, um dos maiores velocistas do mundo.

Cleo Velleda/Folha Imagem
Mistério sobre o cantor Belchior virou motivo de piada na internet
Mistério sobre o cantor Belchior virou motivo de piada na internet

Já os humoristas do Treta (www.treta.com.br) anunciam que, depois da passagem relâmpago de Rodrigo Santoro pela série, temos "mais um brasileiro em "Lost'". Ilustram a piada com uma montagem em que o rosto do cantor vem colado sobre os ombros de um dos personagens originais da série.

Foram criadas algumas comunidades no Orkut especialmente para tentar encontrar o cantor. Três comunidades com o nome "Cadê o Belchior?", uma "Belchior, cadê você?" e outra "Cadê você Belchior?".

Fãs do cantor nesse site estão programando um manifesto que chamam de "Campanha "Volta Belchior'" no show que o também cearense Fagner faz no sábado, no Rio de Janeiro.

O texto convoca: "Sabendo que nosso ídolo tem um público em comum com o Fagner, tivemos a ideia de comparecer ao evento com bigodes e cartazes com frases do tipo: "Volta Belchior!", "Belchior no Rio já!" e "Queremos DVD do Belchior". Precisamos manter acesa a chama da esperança de ver ao menos um show ao vivo."

O sumiço

Segundo a matéria do "Fantástico", a família de Belchior não o vê desde 2007. Produtores o teriam procurado muitas vezes para contratar shows, mas nenhum antigo empresário do cantor tinha notícia de seu paradeiro. O clima de mistério se acentuou quando descobriu-se que Belchior deixou, sem olhar para trás, o hotel em que morava. Abandonou ali vários de seus pertences, inclusive sua Mercedes Benz.

O segundo carro do cantor foi encontrado no estacionamento do aeroporto de Congonhas, onde estaria parado desde outubro do ano passado. Já acumula quase R$ 18 mil em dívidas com diárias.

Apesar de todos esses estranhos acontecimentos, a possibilidade de Belchior não estar vivo parece ter sido descartada pelos familiares. Amigos e parentes do artista acreditam que ele está "por aí" e prepara para breve uma volta triunfal.

Anteontem, o caso foi notícia até no jornal britânico "The Guardian", que chamava Belchior de "um dos mais amados compositores brasileiros".

Nenhum comentário: