segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Top of Mind RO 2009 | Pizzarias


Top of Mind - Pizzarias
Top of Mind Pizzarias - Rondônia 2009


Um dos segmentos que mais crescem em Porto Velho é o de alimentos e com a chegada de gente do Brasil todo vindo para cá esse número irá aumentar ainda mais.

Esse gráfico mostra um pouco o que está por vir e o quanto as empresas deste setor terá trabalho redobrado para se manter no mercado e abocanhar cada vez mais um pedaço maior deste bolo (market-share).

Para começar podemos perceber que um dos restaurantes mais tradicionais da Capital rondoniense não aparece nem nas 3 primeiras posições do Top of Mind.

A Don Giovanni é um dos restaurantes considerados top de Porto Velho e um dos mais tradicionais da capital, mas mesmo assim foi lembrada por apenas 11% dos pesquisados. Bom, a Don Giovanni merece um posts especial só pra ela. Falaremos dela com mais detalhes em outro momento.

Outra coisa que me chamou atenção nesse gráfico foi o fato da "Água na Boca" aparecer na pesquisa. Quem chamou atenção pra coisa foi até o Prof. Cristiano responsável pela pesquisa.

A "Água na Boca" já fechou as portas vai fazer 3 anos e se pegarmos a margem de erro de 2,7% ela está tecnicamente empatada não só com a GiroPizza, mas também com Zero Grau e Pizza em Casa, pizzarias que estão no mercado a todo vapor.

Tirando as duas primeiras colocadas, a distância entre as outras é relativamente pequena e com surgimento de novos concorrentes de peso que poderão entrar no mercado, algumas dessas marcas se não tomarem cuidado poderão tornar-se futuras "Água na boca" mas com o trágico fim de sequer serem lembradas por seus antigos consumidores.

E olha que nem comentei as pizzarias que investem em propaganda, marketing e algum tipo de "comunicação" com seus consumidores mas ficaram feia na foto, digo, gráfico ou nem ao menos foram citadas. Ainda da tempo de reverter esse quadro. Só não esperem a marca chegar na UTI para pedir socorro.




Comunicólogo – Pós-Graduando, MBA em Comunicação Estratégica.
(Idealizador e dono do Blog Esponja)

Nenhum comentário: