terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Google Brasil terá que tirar páginas ofensivas a Edir Macedo do Orkut

Páginas consideradas ofensivas ao empresário e bispo Edir Macedo, dono da Rede Record, terão que ser tiradas do Orkut. Em decisão do dia 13/12, o juiz Leandro de Paula Martins Constant, da 34ª Vara Cível de São Paulo, determinou que o Google Brasil retire da rede as páginas que veiculem ofensa ao autor do processo, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil por página.

“A análise sumária do conteúdo dos documentos juntados aos autos evidencia, de fato, seu caráter difamatório, considerando-se que se tratam de comunidades criadas no site de relacionamento orkut.com, mantido pelo Google, cujo objetivo é ofender e divulgar tais ofensas pela Internet”, destacou o juiz em sua decisão.

O juiz negou pedido de Edir Macedo de fornecimento dados dos usuários que criaram comunidades como “Odiamos de verdade Edir Macedo”. “(...) a ré não tem obrigação de informá-los, desde que cessada a lesão”, anotou ele.

Embora a Google Brasil tenha argumentado que não poderia responder pela ação por ser pessoa jurídica distinta da Google, Inc, mantenedora do site de relacionamento, o juiz entendeu que a Google Brasil faz parte do mesmo grupo econômico da empresa sediada nos Estados Unidos.
Uma pesquisa feita no Google mostra que há muitas comunidades contrárias a Edir Macedo. Ainda há páginas como “Ñ sou vítima do Edir Macedo”, “’Tempo é dinheiro’ edir macedo” e “edir macedo é ateu”, entre outras no ar.

A Agência Ideal, assessoria de imprensa do Google no Brasil, ficou de retornar ao Comunique-se para saber se a empresa vai recorrer da decisão.

Nenhum comentário: