segunda-feira, 30 de junho de 2008

Marcos Senna é eleito o grande jogador da Espanha pelos torcedores do país

Saiba mais sobre a história e a carreira do volante que se tornou o primeiro jogador brasileiro a conquistar uma Eurocopa

Volante brasileiro Marcos Senna, herói dos espanhóis, ergue o troféu da Eurocopa 2008
Mesmo sem ter marcado o gol do título, o volante brasileiro Marcos Senna foi eleito pela torcida da Espanha como o grande nome da seleção na Eurocopa 2008. Segundo enquete realizada pelo diário “El Pais”, o jogador recebeu 37% dos votos. Em segundo lugar ficou o goleiro Casillas, com 22%.

Também colocado pela imprensa especializada como um dos pilares da Fúria no torneio, Senna, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma Eurocopa.

saiba mais
ENQUETE: Marcos Senna teria vaga na seleção brasileira?
Marcos Senna: "Tive muitos momentos bons na vida, mas este é o melhor"
Com 31 anos, Senna chegou à Fúria pela primeira vez em 2006, convocado por Aragonés, para um amistoso contra a Costa do Marfim. Alguns meses depois, o volante estava confirmado na lista para a Copa do Mundo da Alemanha.

Campeão mundial no Timão

No Brasil, Senna começou sua carreira no Rio Branco, de Americana. Fez sua estréia profissional no dia 3 de fevereiro de 1997 em uma vitória de 1 a 0 sobre o Araçatuba pelo Campeonato Paulista. Passou pelo América de São José de Rio Preto e, em 1999, chegou ao Corinthians. No clube da capital estreou no dia 28 de julho de 1999 em uma partida contra o Independiente pela extinta Copa Mercosul.



Senna, ao fundo, em ação pelo Corinthians
No clube do Parque São Jorge, o volante conquistou dois Paulistões (1999 e 2001), um Brasileiro (1999) e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. No ano seguinte foi para o Juventude e depois para o São Caetano, onde foi vice-campeão da Taça Libertadores da América em 2002.

No mesmo ano, Marcos Senna acertou contrato com o Villarreal, da Espanha, clube que permanece até hoje. Já são seis anos no time espanhol, que em 2004 disputou uma semifinal da Copa da Uefa, e outra da Liga dos Campeões, em 2006. Na temporada 2007/2008, o Submarino Amarelo alcançou uma classificação inédita no campeonato nacional. Pela primeira vez na história, o time de Senna terminou em segundo lugar, deixando pra trás os clubes mais tradicionais como Barcelona, Valencia, Atlético de Madri e La Coruña.

Site do Villarreal parabeniza os jogadores do Villarreal, entre eles Senna, campeões da Euro
As boas atuações tanto com a camisa da Fúria quanto com a camisa do Villarreal valorizaram Marcos Senna. Juventus, da Itália, e Manchester United já estão de olho no jogador. No Brasil, torcedores e imprensa já se perguntam se ele teria vaga na seleção de Dunga caso não tivesse se naturalizado espanhol.

MARCOS SENNA - FICHA
Nome:
Marcos Antonio Senna da Silva
Data de nascimento / local de nascimento:
17/07/1976 - São Paulo (SP)
Altura / Peso:
1,77m / 76kg
Carreira:
Rio Branco-SP / América-SP / Corinthians / Juventude / São Caetano / Villarreal

São Paulo espera fracasso do Porto para acelerar contratação de Ibson

Clube português vai tentar vender o volante na Europa. Se isso não vingar, clube do Morumbi aparece como favorito para ficar com o meio-campista,Ibson tem contrato com o Porto até 2011.

O São Paulo espera um fracasso do Porto na tentativa de negociar Ibson com algum time da Europa para iniciar negociação e tentar levar o volante para o Morumbi. O empréstimo do jogador para o Flamengo termina nesta segunda-feira, e a imprensa portuguesa aponta o Tricolor como um dos favoritos. O clube confirma. - O interesse na contratação do Ibson procede. Mas agora nós estamos esperando para ver como as coisas vão acontecer. O Porto quer vender o jogador na Europa mesmo. Se isso não acontecer, o São Paulo tem chances. Vamos esperar – diz Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vice-presidente de futebol do São Paulo. A quantia que o Porto busca pelo meio-campista é de € 4 milhões (mais de R$ 10 mi). Ainda não se sabe qual o valor, mas o São Paulo deve fazer uma proposta para comprar o atleta em definitivo. Especula-se até que poderia envolver algum outro jogador na negociação. Na pior das hipóteses acertaria empréstimo de seis meses. Do lado do Flamengo, existe irritação com a diretoria são-paulina pelo fato dela ter procurado diretamente o Porto para negociar – os cariocas esperavam que o time paulista entrasse em contato com o empresário de Ibson, Eduardo Uram, que está em Portugal com o vice de futebol do Fla, Kléber Leite, para reunião com o Porto.
var midiaEmbed = {
tema: "cinzaEscuro",
imagem: '/GMC/foto/0,,14982785-EX,00.jpg' ,
banda: 'TIPO_TXT' ,
corFundo : "FFFFFF",
corFonte : "000000",
corLink : "FF00FF",
corBorda : "00FF00",
autoStart: false,
midiaId: 848296
};


var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed);
embed.print();


Um forte indício de que o São Paulo ganhou força recentemente nessa negociação é a mudança no discurso de Ibson. Quando o interesse tricolor surgiu, o volante se apressou em dizer que “no Brasil só jogaria no Flamengo”. Mas depois que o time da Gávea viu a negociação para a sua permanência endurecer, ele mudou a fala.- A vontade é grande de permanecer no Flamengo, estou feliz aqui, adaptado. Se for para ser emprestado de novo, prefiro ficar no Flamengo. Agora, se for vendido, não cabe mais a mim, e sim ao Porto e ao meu empresário. Mas espero que não seja a minha despedida – falou Ibson após a vitória sobre o Sport. O contrato de Ibson com o Porto tem validade até 2011, mas a diretoria do clube português já avisou que não pretende contar com o jogador na próxima temporada.

Flamengo, líder isolado na oitava rodada, tem tabu para quebrar neste Brasileirão

Em cinco anos da era de pontos corridos, o primeiro colocado após oito partidas foi campeão apenas uma vez: o Cruzeiro, em 2003
O Campeonato Brasileiro chega à oitava rodada e o Flamengo conseguiu se isolar na liderança, com 19 pontos, ao vencer o Sport e contar com empates de Grêmio e Cruzeiro, que foram a 17. No entanto, o primeiro colocado na era dos pontos corridos a esta altura da competição costuma desandar ao longo do ano. A exceção é o Cruzeiro em 2003, justamente no primeiro ano do atual formato de disputa, que era líder após oito jogos e conquistou o título no fim da temporada. Ao contrário do Fla, que já perdeu uma partida, a Raposa estava invicta até então e tinha 20 pontos, um a mais que o Rubro-Negro em 2008. São Caetano, Ponte Preta, Fluminense e Botafogo foram os líderes que despencaram e iniciaram um tabu que o time da Gávea pode quebrar se conseguir manter a regularidade e conquistar o hexacampenato nacional.

Em 2004, o Azulão tinha campanha inferior ao Flamengo com 17 pontos até a oitava rodada, mas era o líder. O time do ABC, que contava com o meia Lucio Flavio e o atacante Fabrício Carvalho no elenco, desandou e acabou lutando contra o rebaixamento. O São Caetano acabou em 18º lugar num campeonato mais inchado, pois contava com 24 equipes e, por isso, não foi rebaixado.
ANO
LÍDER NA 8ª. RODADA
TERMINOU...
2007
Botafogo
em 9º. lugar
2006
Fluminense
em 15º. lugar
2005
Ponte Preta
em 18º. lugar
2004
São Caetano
em 18º. lugar
2003
Cruzeiro
campeão

A Ponte Preta surpreendeu ao liderar o Brasileirão na oitava rodada do Brasileirão 2005, mas a alegria campineira durou pouco. A Macaca tinha os mesmos 17 pontos do Azulão do ano anterior e dois a menos que o Fla neste ano. Os destaques do time eram o meia Harison e os atacantes Roger e Kahê, mas todos foram vendidos no meio da temporada e a Macaca quase pagou o preço. A Ponte terminou em 18º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, já que 22 equipes disputaram a competição. Um rival do Flamengo era o líder do Brasileirão 2006 até a oitava rodada: o Fluminense. A equipe, que tinha os ex-rubro-negros Petkovic e Tuta no time, começou muito bem e chegou a 19 pontos após oito partidas, assim como o Rubro-Negro neste ano. Mas o Tricolor também não se manteve bem e, assim como a Ponte no ano anterior, suou para se livrar do descenso, terminando em 15º lugar num campeonato que já contava com 20 times. No ano passado, o Botafogo somava 17 pontos neste momento do Campeonato Brasileiro e apresentava um futebol bonito que encheu os olhos da torcida. O Alvinegro seguiu liderando até quase o fim do primeiro turno, quando dois momentos atrapalharam muito a sua campanha: o afastamento do artilheiro Dodô, que teve femproporex encontrado no seu exame antidoping, e a traumática eliminação na Copa Sul-Americana para o River Plate. Ao contrário dos três anos anteriores, o Bota não foi ameaçado pelo fantasma do rebaixamento, mas acabou apenas em nono lugar no meio da tabela.

Sedam apreende 20 caminhões de madeiras no primeiro dia da operação Pacarana II




Vinte caminhões de madeiras extraídas ilegalmente de terras indígenas foram apreendidos em Espigão D’Oeste, durante a Operação Pacarana II, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em parceria com o Batalhão de Policia Ambiental (BPA). Aproximadamente 450 metros cúbicos de madeira em tora no primeiro dia da fiscalização foram apreendidos, a Operação teve inpicio no último domingo (29) e tem como objetivo coibir a retirada ilegal de madeira originária de reserva indígena e deve continuar durante 20 dias, podendo ser prorrogada por mais três semanas.
Os caminhões com as madeiras foram encaminhados para as delegacias de Cacoal e Pimenta Bueno. A apreensão só foi possível pois a fiscalização antecipou a operação prevista para ser realizada esta semana. Os caminhões foram presos no distrito de Pacarana, sem Guia Florestal.
O efetivo da Pacarana II realiza patrulhamento nas rodovias da região, barreiras fixas e móveis em pontos estratégicos, vistoria as madeireiras e os planos de manejos florestais dos municípios de Espigão D’oeste, Cacoal e Pimenta Bueno. A ação conta com 28 policiais militares e fiscais ambientais.
Segundo o secretário da Sedam, Cletho Brito, os motoristas foram autuados e encaminhados à delegacia para que com os depoimentos sejam descobertos os mandantes do crime ambiental. “Essas pessoas que trabalham na ilegalidade serão punidas, vamos fiscalizar todas as serrarias da região de Espigão D’oeste, Cacoal e Pimenta Bueno para saber a origem da madeira e descobrir quem são os responsáveis da retirada ilegal”, disse Brito.
“O Governo do Estado trabalha de todas as formas para combater os ilícitos ambientais, ações deste tipo estão sendo realizadas nos quatro cantos do estado e a Sedam em conjunto com o BPA vai intensificar para acabar com os falsos madeireiros que se acham empresários”, finaliza Cletho Brito.

Em pesquisa Ibope, maioria aprova políticas sociais e reprova as de segurança

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que a morte de três jovens entregues por militares do Exército a traficantes rivais no Rio foi o assunto mais lembrado pela população brasileira em junho deste ano. Os jovens foram capturados no morro da Providência, controlado pelo Comando Vermelho, e levados ao morro da Mineira, dominado pela facção rival ADA (Amigos dos Amigos). Os três foram torturados e mortos.
A pesquisa também aponta que a maioria dos brasileiros rejeita as políticas do governo federal na área de segurança.
No total, 56% dos entrevistados desaprovam as ações federais nesse setor, enquanto 41% concordam com a condução do tema "segurança pública" pelo governo. Três por cento dos entrevistados não quiseram opinar ou não responderam.
Em contrapartida, a maioria dos entrevistados (59%) aprova as políticas de combate à fome e à pobreza do governo federal, contra 39% que desaprovam essas ações. Os programas sociais nas áreas de saúde e educação também foram avaliados como positivos por 62% da população, contra 34% que os desaprovam.
Economia
Depois do caso dos militares do Exército, o assunto mais lembrado pelos brasileiros foi a criação da nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Congresso Nacional, batizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde). Em terceiro lugar aparece o aumento da inflação e a elevação do preço dos produtos no país, seguidos pela elevação da taxa de juros --numa clara predominância, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), de temas econômicos lembrados pelos entrevistados.
A pesquisa mostra que cresceu em junho deste ano o número de notícias negativas veiculadas sobre o governo federal, embora o índice não tenha trazido impactos na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem de seu governo. "Os cinco primeiros itens lembrados pela população em relação ao governo são desfavoráveis, o que explica o aumento das notícias negativas, explicou Amaury Teixeira, da MCI consultoria (responsável pela pesquisa).
O episódio "dossiê" montado pela Casa Civil com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com cartões corporativos foi o nono assunto mais lembrado pela população, assim como as denúncias de irregularidades na venda da Varig aparecem na 11ª. posição --numa demonstração, segundo a CNI, de que os temas não são prioritários entre a população brasileira.

Gêmeas do nado sincronizado fazem ensaio sensual para "VIP"


As gêmeas Bia e Branca Feres, 21, representantes brasileiras no esporte nado sincronizado, estampam a capa da revista "VIP" de julho. Elas foram fotografadas por Luis Crispino.
Entre os títulos já conquistados pela dupla figuram o campeonato sul-americano de nado sincronizado e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007. O sucesso no esporte ajudou a vida financeira das irmãs. "Antes, a gente não ganhava nada. Agora, fazemos publicidade", disse Bia à publicação.
Elas ainda contaram que vão fazer cinema, após uma aparição relâmpago na novela "Duas Caras" (Globo).
"Fomos convidadas para participar de um longa com direção do Ricardo Pinto e Silva e participação de Márcio Garcia, Maurício Mattar e Kayky Brito", revelou Bia, que treina profissionalmente ao lado da irmã desde os dez anos.
Atualmente, a dupla treina quatro horas por dia. Mas na época dos Jogos Pan-Americanos a rotina era bem mais pesada. "Ficávamos na piscina de 7 da manhã às 7 da noite, de segunda a sábado. Fizemos isso por dois anos. Só dava para almoçar e cochilar um pouco depois do almoço", falou Bia.
Elas ainda revelaram que são capazes de sentir o que acontece com a outra. "Nos bastamos. Também sentimos as coisas uma da outra. Se acontece alguma coisa com a Bia, eu sinto imediatamente", contou Branca.
A semelhança já provocou situações engraçadas e outras nem tanto. "Uma vez, estava passando na rua com o meu namorado e ouvi uma pessoa dizendo: 'Piranha, já está com outro", recordou Branca. Apesar de serem praticamente iguais na aparência, Branca tem 1,66m e é dois centímetros mais alta que a irmã.

Record bate a Globo com final da Eurocopa

O jogo que deu a vitória para a Espanha contra a Alemanha, com placar final de 1 a 0, deixou a Record à frente da Globo no Ibope da Grande São Paulo.
A emissora do bispo marcou 16 pontos de média, entre 15h45 e 17h45, horário em que foi exibida a partida. No mesmo horário, a Globo deu 15 pontos e o SBT, 11.
A Record fez uma ampla divulgação da transmissão da final do campeonato europeu e chegou até a publicar anúncios em jornais de circulação nacional.
O gol da vitória espanhola foi marcado por Fernando Torres aos 33 minutos do primeiro tempo. Saiba mais sobre a partida realizada em Viena, na Áustria.

sábado, 28 de junho de 2008

América-RN bate o Paraná por 3 a 2

Atuando com mais disposição na maioria da partida, o América-RN venceu o Paraná por 3 a 2 nesta sexta-feira à noite e deixou momentaneamente a lanterna da Série B do Brasileiro, com seis pontos.

Já o Paraná, que sofreu a sua terceira derrota na competição, segue na 18ª posição, com apenas sete pontos. Está foi a terceira vitória consecutiva da equipe potiguar sobre o Paraná, contando as duas partidas do Brasileirão de 2007.

Os jogadores e o técnico do Paraná, Rogério Perrô, lamentaram a arbitragem do jogo. O árbitro Emerson da Silva marcou um pênalti para a equipe potiguar duvidoso e expulsou o lateral-direito Claudemir. Apesar disso, o treinador também criticou a postura da sua equipe.

"Não dá para ficar reclamando da arbitragem, pois semana que vem ele estão apitando normalmente e eu poderei ser suspenso por discordar das suas atitudes. Mas não podemos ficar reclamando apenas do árbitro. Sofremos três gols de bola parada e tínhamos trabalhado isso durante a semana. Agora, vamos corrigir os erros e recuperar esses três pontos perdidos", disse.

O Paraná volta a campo terça-feira para encarar o Criciúma, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.

Lei seca é uma das mais rígidas do mundo

Numa lista de 82 países pesquisados pela International Center For Alcohol Policies, instituição com sede em Washington (EUA), a nova lei seca brasileira com limite de 2 decigramas de álcool por litro de sangue é mais rígida que 63 nações, iguala-se em rigidez a cinco e é mais tolerante que outras 13, onde o limite legal varia de zero a 1 decigrama. Veja a lista de países pesquisados.

Com a nova lei, em vigor desde sexta passada, o limite legal agora é equivalente a um chope. Além de multa de R$ 955, a lei prevê a perda do direito de dirigir e a retenção do veículo.

A partir de 6 decigramas por litro (dois chopes), a punição será acrescida de prisão. A pena
de seis meses a três anos e é afiançável (de R$ 300 a R$ 1.200, em média, mas depende
do entendimento do delegado).

Em países vizinhos ao Brasil, como Argentina, Venezuela e Uruguai, o limite legal de concentração de álcool no sangue varia de 5 decigramas por litro a 8 dg/l. Na Europa, países como Alemanha, França, Espanha e Itália têm limites de 5 dg por litro, acima do brasileiro.

Nos EUA, onde a lei varia a cada Estado, o limite fica entre 1 a 8 dg/l. Igualam-se ao Brasil
ao fixar 2 dg/l os países nórdicos, como Suécia e Noruega.

Menos tolerantes que o Brasil estão algumas nações do leste europeu, como Romênia e Hungria, onde o limite é zero.

Em alguns lugares, a lei é mais abrangente e proíbe a condução de barcos, como no Canadá, ou de bicicletas, como a Califórnia (EUA). A Suíça avalia se o carona poderia ou não beber para não prejudicar a habilidade do condutor.

"Foi um avanço, mas o melhor é o limite zero. O problema é implementar a fiscalização. São Paulo tem um número irrelevante de bafômetros", diz Sérgio Duailibi, da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

"A legislação no mundo inteiro está mudando. É preciso fazer uma fiscalização rigorosa com bafômetro. No Brasil, o mais grave é que nunca houve um apoio popular mais forte a medidas assim", completa.

Pesquisa conduzida por ele e pelo também médico Ronaldo Laranjeira, com cerca de 5.600
motoristas em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Santos e Diadema revela
que, às sextas e sábados, 30,3% deles tinham algum nível de álcool no sangue constatado no
teste do bafômetro, sendo que 19,3% tinham níveis iguais ou superiores a 6 decigramas de
álcool por litro de sangue, o limite atual para prisão.

Advogados

O advogado Ives Gandra Martins diz que a lei é exagerada. "Prisão provisória é uma violência grande. Sou favorável ao enrijecimento da legislação, mas do ponto de vista pecuniário: multas elevadas."

O advogado Roberto Delmanto afirma que ninguém, pela Constituição, é obrigado a produzir prova contra si, referindo-se ao fato de a lei prever multa de R$ 955 para o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro. A orientação dele é não fazer o exame e questionar a multa na Justiça.

Gremistas matam 2 torcedores do Internacional em São Leopoldo (RS)

Dois jovens morreram após serem baleados em frente de casa, no bairro dos Sinos, em São Leopoldo (RS). As vítimas eram torcedores do Internacional e os autores dos disparos, do Grêmio.

Jeferson Alves Ferreira, 21, e Gabriel Eloi de Oliveira, 23, conversavam com mais dois amigos em frente a casa de Ferreira, onde foram baleados por volta das 3h30 deste sábado. Ferreira recebeu dois tiros na nuca e Oliveira foi atingido por quatro balas na cabeça. Os dois morreram na hora.

Segundo informações coletadas pela polícia com as testemunhas, os autores dos disparos teriam jurado de morte as vítimas poucos dias atrás e avisado que o ataque não passaria do jogo entre Grêmio e Internacional marcado para a noite do domingo (28).

De acordo com informações da polícia, as vítimas eram responsáveis por organizar excursões de torcedores do Inter para Porto Alegre, para assistir aos jogos do Internacional.

Os autores dos disparos --que participam de uma torcida organizada gremista-- já foram identificados pela polícia, porém ainda não foram encontrados.

Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas

O Brasil ultrapassou pela primeira vez na história a marca de 40 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, como casa, trabalho, escola, cybercafés e bibliotecas. O dado, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ibope/NetRatings, refere-se ao primeiro trimestre deste ano.

De acordo com a pesquisa, nos primeiros três meses de 2008, 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet, o maior nível atingido no Brasil desde setembro de 2000, quando a empresa começou a fazer a medição no Brasil.

Dado que o Brasil tem aproximadamente 184 milhões de habitantes, o número de internautas já equivale a 22,5% da população.

"[Os dados] refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e muitos outros locais, além da avalanche de facilidades para adquirir computadores novos, como financiamentos em muitas prestações e equipamentos mais baratos por causa da concorrência entre os fabricantes de computador", afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope, em nota.

Prova dessa expansão é que as vendas de computadores chegaram a 2,82 milhões de PCs no primeiro trimestre deste ano no Brasil, o equivalente a cerca de 21,5 unidades por minuto, segundo dados da consultoria IDC. Atualmente, o país é o quinto maior mercado de PCs, atrás de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido.

Em casa

Em maio deste ano, o número de usuários residenciais ativos --que acessam a rede ao menos uma vez por mês-- também foi recorde: chegou a 23,1 milhões de pessoas, uma alta de 29% em relação aos 17,9 milhões de maio de 2007. O número de pessoas com acesso residencial, mas que não necessariamente usaram a rede, chegou a 35,5 milhões de pessoas, afirma o Ibope.

O brasileiro se manteve em maio como o que gasta, em média, mais horas na internet --ficou 23 horas e 48 minutos conectado no mês, uma hora e um minuto do que o tempo utilizado em abril. Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram o Japão (21h34min), a França (20h23min), os Estados Unidos (19h46min) e a Austrália (18h00min).

Mais bolo

Com esse crescimento, as empresas passam a investir mais na internet. O investimento publicitário na rede cresceu 36% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 134,3 milhões --pela primeira vez a internet recebeu mais recursos que a TV por assinatura no país, segundo o projeto Inter-Meios, que mede o faturamento dos veículos de comunicação.

A internet foi a mídia que mais cresceu, em termos percentuais, durante o período, mas ainda tem uma participação pequena frente a outros meios. No total, durante o primeiro trimestre de 2008, a internet ficou com uma fatia de 3,24% do bolo publicitário, contra 2,84% da televisão paga e 3,19% da mídia exterior.

Segundo a publicação especializada "Meio & Mensagem", que faz o levantamento, esse índice era de 1,5% para a internet em 2003, quando o investimento em web começou a ser medido pela pesquisa.

Todas as Playboy’s de 1975 a 2008


PLAYBOY 2008

REVISTA PLAYBOY ESPECIAL MYRIAM MARTINREVISTA PLAYBOY JULIANA BBB8REVISTA PLAYBOY CIBELE DORSAREVISTA PLAYBOY ESPECIAL MULHER MELANCIA - ANDRESSA SOARESREVISTA PLAYBOY JAQUELINE KHURY BBB8REVISTA PLAYBOY MONICA CARVALHOREVISTA PLAYBOY LETÌCIA RICHARLYSON

PLAYBOY 2007

REVISTA PLAYBOY JULIANA KNUSTREVISTA PLAYBOY MENINAS DO CASSETA E PLANETAREVISTA PLAYBOY MONICA VELOSOREVISTA PLAYBOY BÁRBARA PAZREVISTA PLAYBOY ÍRIS STEFANELLIREVISTA PLAYBOY ANA PAULA- BANDEIRINHAREVISTA PLAYBOY MIRELLA SANTOSREVISTA PLAYBOY CAROL BBB7REVISTA PLAYBOY FANI BBB7REVISTA PLAYBOY ELOAH UZÊDAREVISTA PLAYBOY GRACYANNE BARBOSAREVISTA PLAYBOY ANDREA LOPES 2007

PLAYBOY 2006

REVISTA PLAYBOY KARINA BACCHIREVISTA PLAYBOY AS SEREIAS - ANA PAULA E CAROL - EDICAO ESPECIALREVISTA PLAYBOY DANIELLE SOBREIRAREVISTA PLAYBOY LUIZE ALTENHOFEN 2006REVISTA PLAYBOY OS AVIÕES DA VARIG: JULIANA, SABRINA E PATRICIA.REVISTA PLAYBOY FLAVIA ALESSANDRAREVISTA PLAYBOY MARIANA FELICIO BBB6REVISTA PLAYBOY ENSAIO COMPLETO ANGELITA FEIJÓREVISTA PLAYBOY ESTELA PEREIRAREVISTA PLAYBOY ROBERTA BBB6REVISTA PLAYBOY RITA GUEDESREVISTA PLAYBOY TÂNIA OLIVEIRA PANICATREVISTA PLAYBOY ROBERTA FOSTER

PLAYBOY 2005

REVISTA PLAYBOY FERNANDA PAES LEMEREVISTA PLAYBOY MARIANA KUPFERREVISTA PLAYBOY CAMILA AMARALREVISTA PLAYBOY VIVIANE VICTORETTEREVISTA PLAYBOY GRAZI EX-BBB5REVISTA PLAYBOY KEYLA POLIZELLOREVISTA PLAYBOY DIANA BOUTHREVISTA PLAYBOY ANNA FLÁVIAREVISTA PLAYBOY FLÁVIA MONTEIROREVISTA PLAYBOY NATALIA NARAREVISTA PLAYBOY ANA DEBIASIREVISTA PLAYBOY BARBARA BORGESREVISTA PLAYBOY LUMA DE OLIVEIRA

PLAYBOY 2004

REVISTA PLAYBOY SABRINAREVISTA PLAYBOY LUIZA TOMEREVISTA PLAYBOY DANIELA CECCONELLOREVISTA PLAYBOY SANDRINHAREVISTA PLAYBOY MEL LISBOAREVISTA PLAYBOY PIETRA FERRARIREVISTA PLAYBOY NAARA E LORRAINEREVISTA PLAYBOY JULIANA PAESREVISTA PLAYBOY LIVIA LEMOSREVISTA PLAYBOY DANY BANANINHAREVISTA PLAYBOY ANTONELAREVISTA PLAYBOY DORA VERGUEIRO

PLAYBOY 2003

REVISTA PLAYBOY LUCIANA VENDRAMINIREVISTA PLAYBOY FELINASREVISTA PLAYBOY DANIELLE WINITSREVISTA PLAYBOY BABIREVISTA PLAYBOY REGIANE ALVESREVISTA PLAYBOY MARYEVAREVISTA PLAYBOY VIVIANE BORDINREVISTA PLAYBOY SABRINAREVISTA PLAYBOY HELO E TICIANEREVISTA PLAYBOY JOSEANE BBBREVISTA PLAYBOY SARA E DEISIREVISTA PLAYBOY THAIS BBB

PLAYBOY 2002

REVISTA PLAYBOY KELLY KEYREVISTA PLAYBOY SYANGREVISTA PLAYBOY JANAINA DOS SANTOSREVISTA PLAYBOY MANUREVISTA PLAYBOY DEBORAH SECCOREVISTA PLAYBOY FRANCIELY FREDUZESKIREVISTA PLAYBOY GAROTAS DA CAPAREVISTA PLAYBOY LEKAREVISTA PLAYBOY JOANA PRADOREVISTA PLAYBOY GAROTAS DA BRAHMAREVISTA PLAYBOY HERICA SANFELICEREVISTA PLAYBOY SHEILA MELLO

PLAYBOY 2001

REVISTA PLAYBOY LUISE ALTENHOFENREVISTA PLAYBOY VANESSA MANGAREVISTA PLAYBOY DANY BANANINHAREVISTA PLAYBOY PROIBIDA DO FUNKREVISTA PLAYBOY LUMA DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY MALANDRINHASREVISTA PLAYBOY MONICA CARVALHOREVISTA PLAYBOY MICHELLY MARCHIREVISTA PLAYBOY LIVIA ANDRADEREVISTA PLAYBOY PAMELA ANDERSONREVISTA PLAYBOY ELLEN ROCCHEREVISTA PLAYBOY SHEILA CARVALHO

PLAYBOY 2000

REVISTA PLAYBOY CARLA PEREZREVISTA PLAYBOY SHEILA CARVALHOREVISTA PLAYBOY ANDREA NO LIMITEREVISTA PLAYBOY ELLEN GANZAROLIREVISTA PLAYBOY FEITICEIRAREVISTA PLAYBOY VANESSAREVISTA PLAYBOY AXE LOIRINHASREVISTA PLAYBOY LUCIANA COUTINHOREVISTA PLAYBOY ALESSANDRA NEGRINIREVISTA PLAYBOY SUZANA ALVESREVISTA PLAYBOY ANA PAULA TEIXEIRAREVISTA PLAYBOY VERA FISHER

PLAYBOY 1999

REVISTA PLAYBOY FEITICEIRAREVISTA PLAYBOY MARIANA LIMAREVISTA PLAYBOY ANGELA VIEIRAREVISTA PLAYBOY SHEILASREVISTA PLAYBOY DEBORAH SECCOREVISTA PLAYBOY HZETESREVISTA PLAYBOY VANESSA LOMBARDIREVISTA PLAYBOY CLEO BRANDAOREVISTA PLAYBOY DEBORA STROLIGOREVISTA PLAYBOY TIAZINHAREVISTA PLAYBOY CIA DO PAGODEREVISTA PLAYBOY SOLANGE

PLAYBOY 1998

REVISTA PLAYBOY CARINA GIARDIREVISTA PLAYBOY SHEILA MELLOREVISTA PLAYBOY GRUPO BANANA SPLITREVISTA PLAYBOY CINDY CRAWFORDREVISTA PLAYBOY DANIELLE WINITSREVISTA PLAYBOY ALESSANDRA MATOSREVISTA PLAYBOY ROSIANE PINHEIROREVISTA PLAYBOY ANDREA GUERRAREVISTA PLAYBOY CARLA PEREZREVISTA PLAYBOY TATIANA ISSAREVISTA PLAYBOY SHEILA CARVALHOREVISTA PLAYBOY RONALDINHAS

PLAYBOY 1997

REVISTA PLAYBOY ROSE ANNEREVISTA PLAYBOY MYLLA CHRISTIEREVISTA PLAYBOY DEBORA RODRIGUESREVISTA PLAYBOY ALESSANDRA SCATENAREVISTA PLAYBOY MARISA ORTHREVISTA PLAYBOY MALU BAILOREVISTA PLAYBOY ELY ORTEGAREVISTA PLAYBOY GRABRIELA ALVESREVISTA PLAYBOY CIDA MARQUESREVISTA PLAYBOY LEILA LOPESREVISTA PLAYBOY LUCIANA BOTELHOREVISTA PLAYBOY PAULA MELISSA

PLAYBOY 1996

REVISTA PLAYBOY MÔNICA VOGELREVISTA PLAYBOY ISABEL FILLARDISREVISTA PLAYBOY CARLA PEREZREVISTA PLAYBOY IDA DO VÔLEIREVISTA PLAYBOY MAITÊ PROENÇAREVISTA PLAYBOY KELLY CHRISTIEREVISTA PLAYBOY SOLANGE GOMESREVISTA PLAYBOY PAULA BURLAMAQUIREVISTA PLAYBOY PALOMA DUARTEREVISTA PLAYBOY ANDREA GRECOREVISTA PLAYBOY ANE ELIZEREVISTA PLAYBOY LUIZA AMBIEL

PLAYBOY 1995

REVISTA PLAYBOY ANDREA SORVETÃOREVISTA PLAYBOY MAIRA ROCHAREVISTA PLAYBOY KATIA REISREVISTA PLAYBOY NILZA MONTEIROREVISTA PLAYBOY ADRIANE GALISTEUREVISTA PLAYBOY BELREVISTA PLAYBOY DOMINIQUEA SCUDERAREVISTA PLAYBOY LUCIANA PEREIRAREVISTA PLAYBOY KARENREVISTA PLAYBOY ALEXIA DECHAMPSREVISTA PLAYBOY ANDREA DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY ANA ALICE

PLAYBOY 1994

REVISTA PLAYBOY SIMONYREVISTA PLAYBOY PATRICIA LUCCHESIREVISTA PLAYBOY TATIANA RAMMÉREVISTA PLAYBOY LEILA GESINGREVISTA PLAYBOY CISSA GUIMARÃESREVISTA PLAYBOY ERIKA ALBIEROREVISTA PLAYBOY LIZ VARGASREVISTA PLAYBOY ANA LAURA RESENDEREVISTA PLAYBOY FABIANA OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY MARIA PADILHAREVISTA PLAYBOY REGININHA POLTERGEISTREVISTA PLAYBOY DENISE RAMOS

PLAYBOY 1993

REVISTA PLAYBOY LUIZA TOMÉREVISTA PLAYBOY MONIQUE EVANSREVISTA PLAYBOY FÁBIA TAFARELREVISTA PLAYBOY ROSIMARI E ROSÂNGELAREVISTA PLAYBOY ANDRÉA RAMMÉREVISTA PLAYBOY MÁRCIA ROMÃOREVISTA PLAYBOY NÚBIA OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY MÔNICA CARVALHOREVISTA PLAYBOY KELLY CRISTINAREVISTA PLAYBOY VERONICA CASTIÑEIRAREVISTA PLAYBOY DORA BRIAREVISTA PLAYBOY PIERA

PLAYBOY 1992

REVISTA PLAYBOY MARINARA COSTAREVISTA PLAYBOY VANESSA CAMPOSREVISTA PLAYBOY TRIGÊMEASREVISTA PLAYBOY ANDREIA LISTAREVISTA PLAYBOY CARLA MARTINSREVISTA PLAYBOY SHIRLEY MIRANDAREVISTA PLAYBOY WANYA GUERREIROREVISTA PLAYBOY MARI ALEXANDREREVISTA PLAYBOY CRISTINA MORTAGUAREVISTA PLAYBOY DULCE NEVESREVISTA PLAYBOY CRISTIANA OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY ROSANA MUNIZ

PLAYBOY 1991

REVISTA PLAYBOY SÔNIA LIMAREVISTA PLAYBOY ISIS DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY PATRICIA TORRESREVISTA PLAYBOY ANDREA GUERRAREVISTA PLAYBOY CLAUDIA LIZREVISTA PLAYBOY FATIMA MUNIZ FREIREREVISTA PLAYBOY ISADORA RIBEIROREVISTA PLAYBOY VERA ZIMMERMANREVISTA PLAYBOY KATIA MARANHÃOREVISTA PLAYBOY BRUNA LOMBARDIREVISTA PLAYBOY CARMITA MEDEIROSREVISTA PLAYBOY LUCIENE ADAMI

PLAYBOY 1990

REVISTA PLAYBOY TANIA CORREAREVISTA PLAYBOY DORIS GIESSEREVISTA PLAYBOY ANDREIA FETTERREVISTA PLAYBOY MONICA FRAGAREVISTA PLAYBOY PATRÍCIA MELOREVISTA PLAYBOY SARAJANEREVISTA PLAYBOY SONIA CAMPOSREVISTA PLAYBOY LUCIMAR VIANAREVISTA PLAYBOY AS GAROTAS DO INTERIORREVISTA PLAYBOY LUMA DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY MARA MARAVILHAREVISTA PLAYBOY ERICA MORO

PLAYBOY 1989

REVISTA PLAYBOY TÁSSIA CAMARGOREVISTA PLAYBOY ROSEMERY MELLOREVISTA PLAYBOY MARCIA RODRIGUESREVISTA PLAYBOY GISELE FRAGAREVISTA PLAYBOY FRANÇOISE FORTONREVISTA PLAYBOY AS MUSAS DO VERÃO 89REVISTA PLAYBOY VERÔNICA RODRIGUESREVISTA PLAYBOY VANUSA SPINDLERREVISTA PLAYBOY REGINA MENEGUELREVISTA PLAYBOY ANA LIMAREVISTA PLAYBOY SILVIA ROSSIREVISTA PLAYBOY ELBA RAMALHOREVISTA PLAYBOY NANI VENÂNCIO

PLAYBOY 1988

REVISTA PLAYBOY CIDA COSTAREVISTA PLAYBOY MARIETTEREVISTA PLAYBOY JACQUELINA MEIRELLESREVISTA PLAYBOY ANDRÉA VEIGAREVISTA PLAYBOY ISABELA GARCIAREVISTA PLAYBOY SUELI DOS SANTOSREVISTA PLAYBOY CÁTIA PEDROSAREVISTA PLAYBOY SUELI RIBEIROREVISTA PLAYBOY LÚCIA VERÍSSIMOREVISTA PLAYBOY LUMA DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY ISADORA RIBEIROREVISTA PLAYBOY HORTÊNCIA

PLAYBOY 1987

REVISTA PLAYBOY LUCIANA VENDRAMINIREVISTA PLAYBOY JOSI CAMPOSREVISTA PLAYBOY MAGDA COTROFEREVISTA PLAYBOY LUMA DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY LIDIA BRONDIREVISTA PLAYBOY MARCELLA PRADOREVISTA PLAYBOY TÂNIA CORREAREVISTA PLAYBOY HELÔ PINHEIROREVISTA PLAYBOY SÔNIA LIMAREVISTA PLAYBOY CLÁUDIA ALENCARREVISTA PLAYBOY MAITÊ PROENÇAREVISTA PLAYBOY ANDRÉA GAROTA PLAYBOY 87

PLAYBOY 1986

REVISTA PLAYBOY MAGDA COTROFEREVISTA PLAYBOY MAYARA MAGRIREVISTA PLAYBOY LILLIAN RAMOSREVISTA PLAYBOY SUZANA MATTOSREVISTA PLAYBOY RENÉE DE VIELMONDREVISTA PLAYBOY SÔNIA BRAGAREVISTA PLAYBOY MONIQUE EVANSREVISTA PLAYBOY LUIZA BRUNETREVISTA PLAYBOY DEBORA SOARESREVISTA PLAYBOY ROSANEREVISTA PLAYBOY YONÁ MAGALHÃESREVISTA PLAYBOY CLÁUDIA RAIA

PLAYBOY 1985

REVISTA PLAYBOY CLÁUDIA EGITOREVISTA PLAYBOY MÁRCIA DORNELESREVISTA PLAYBOY LUCIANE QUADROSREVISTA PLAYBOY CLAUDIA RAIAREVISTA PLAYBOY MARIA ZILDAREVISTA PLAYBOY MONIQUE EVANSREVISTA PLAYBOY TASSIA CAMARGOREVISTA PLAYBOY MAGDA COTROFEREVISTA PLAYBOY AS PANTERAS 85REVISTA PLAYBOY ROSEMARYREVISTA PLAYBOY CLÁUDIA OHANAREVISTA PLAYBOY ANGELINA MUNIZ

PLAYBOY 1984

REVISTA PLAYBOY LUIZA BRUNETREVISTA PLAYBOY CHRISTIANE TORLONIREVISTA PLAYBOY BETTY FARIAREVISTA PLAYBOY SÔNIA BRAGAREVISTA PLAYBOY LUCINHA LINSREVISTA PLAYBOY CLÁUDIA LÚCIAREVISTA PLAYBOY SÔNIA TEIXEIRAREVISTA PLAYBOY LÍDIAREVISTA PLAYBOY SIMONE CARVALHOREVISTA PLAYBOY MARIA CLÁUDIAREVISTA PLAYBOY MATILDE MASTRANGIREVISTA PLAYBOY RENY DE OLIVEIRA

PLAYBOY 1983

REVISTA PLAYBOY TÂNIA ALVESREVISTA PLAYBOY DIVÊ REYREVISTA PLAYBOY BIA ANDREAZZIREVISTA PLAYBOY SUPER HERÓISREVISTA PLAYBOY ÍSIS DE OLIVEIRAREVISTA PLAYBOY CARLA CAMURATTIREVISTA PLAYBOY ALDINE MÜLER E ZAÍRA BUENOREVISTA PLAYBOY LUIZA BRUNETREVISTA PLAYBOY SILVIA BANDEIRAREVISTA PLAYBOY CHRISTIANE TORLONIREVISTA PLAYBOY NICE MEIRELESREVISTA PLAYBOY LÚCIA VERÍSSIMO

PLAYBOY 1982

REVISTA PLAYBOY XUXAREVISTA PLAYBOY CLÁUDIA REYREVISTA PLAYBOY SUZANE CARVALHOREVISTA PLAYBOY TAMARA TAXMANREVISTA PLAYBOY VERA FISCHERREVISTA PLAYBOY FABIANAREVISTA PLAYBOY TÁSSIA CAMARGOREVISTA PLAYBOY CRISTINA VALENÇAREVISTA PLAYBOY ABRILREVISTA PLAYBOY ANGELINA MUNIZREVISTA PLAYBOY SIDNEY ROMEREVISTA PLAYBOY MÁRCIA PORTO

PLAYBOY 1981

REVISTA PLAYBOY MÁRIA CLAUDIAREVISTA PLAYBOY LUCÉLIA SANTOSREVISTA PLAYBOY BO DEREKREVISTA PLAYBOY NOELE RIBEIRO VESSERREVISTA PLAYBOY NÁDIA LIPPIREVISTA PLAYBOY ZAIRA ZAMBELLIREVISTA PLAYBOY SANDRA BRÉAREVISTA PLAYBOY AS ESTUDANTESREVISTA PLAYBOY MONIQUE LAFONDREVISTA PLAYBOY AS ESTUDANTESREVISTA PLAYBOY GAROTAS DO RIO DE JANEIROREVISTA PLAYBOY DENISE DUMMONT

PLAYBOY 1980

REVISTA PLAYBOY SOLANGE COUTOREVISTA PLAYBOY SIMONE CARVALHOREVISTA PLAYBOY SOLANGEREVISTA PLAYBOY BO DEREKREVISTA PLAYBOY DENISE DUMMONTREVISTA PLAYBOY LIDIA BRONDIREVISTA PLAYBOY ONEIDAREVISTA PLAYBOY AS AEROMOCAS E AS TRABALHADORASREVISTA PLAYBOY LUCÉLIA SANTOSREVISTA PLAYBOY BO DEREK E CANDANCE COLLINSREVISTA PLAYBOY AS MULATAS DAS ESCOLAS DE SAMBAREVISTA PLAYBOY ALCIONE MAZZEO

PLAYBOY 1979

REVISTA PLAYBOY RAQUEL WELSHREVISTA PLAYBOY GAROTAS DOS CURSINHOSREVISTA PLAYBOY ANITAREVISTA PLAYBOY CIDA VENTURAREVISTA PLAYBOY KÁTIA D'ANGELOREVISTA PLAYBOY MONIQUE ST PIERRE E ROSSANA GHESSAREVISTA PLAYBOY LAURA LYONSREVISTA PLAYBOY AS GAROTAS DE SPREVISTA PLAYBOY RUTHY ROSSREVISTA PLAYBOY AS ESTUDANTESREVISTA PLAYBOY LYNN SCHILLERREVISTA PLAYBOY DARINE STERN

PLAYBOY 1978

REVISTA PLAYBOY FARRAH FAWSETREVISTA PLAYBOY AS GAROTAS DE BRASILIAREVISTA PLAYBOY MARCY HANSONREVISTA PLAYBOY AS MULATAS DO SARGENTO SARGENTELLI E AS ESTRELAS DO PORNREVISTA PLAYBOY BETTY FARIAREVISTA PLAYBOY DEBRA JO FRONDREN E KATHRYN MORRISONREVISTA PLAYBOY ALDINE MILLERREVISTA PLAYBOY GAROTAS DA ARGENTINAREVISTA PLAYBOY DEBRA JENSENREVISTA PLAYBOY LIVIA MUNDREVISTA PLAYBOY PLAYMATE, GAROTAS E FAMOSASREVISTA PLAYBOY MALU

PLAYBOY 1977

REVISTA PLAYBOY SANDRA THEODOREREVISTA PLAYBOY BRANCAREVISTA PLAYBOY SUSAN LYNN KIGERREVISTA PLAYBOY NILDA DE PAULAREVISTA PLAYBOY ANN PERNINGTON E LISA SOHMREVISTA PLAYBOY JUSSARAREVISTA PLAYBOY PATTI MCGUIREREVISTA PLAYBOY KAREN HAFTER E LEILA CRAVOREVISTA PLAYBOY JILL DE VRIESREVISTA PLAYBOY AS GATAS DO PLANETA DOS HOMENSREVISTA PLAYBOY ESMERALDA DE BARROSREVISTA PLAYBOY ÉRICA BLANC

PLAYBOY 1976

REVISTA PLAYBOY ELKE SOMMERREVISTA PLAYBOY MARTA MOYANOREVISTA PLAYBOY NEILA TAVARESREVISTA PLAYBOY JAYNE MARIE MANSFIELD E VERA MANHESREVISTA PLAYBOY TAMARA TAXMANREVISTA PLAYBOY ESMERALDA DE BARROSREVISTA PLAYBOY CYNIRA ARRUDAREVISTA PLAYBOY DJENANE MACHADOREVISTA PLAYBOY PIA NASCIMENTOREVISTA PLAYBOY ITALA NANDIREVISTA PLAYBOY MARINA MONTINIREVISTA PLAYBOY REGINA DUARTE E MARIA CLAUDIA

PLAYBOY 1975

REVISTA PLAYBOY 005 SUSANA GONÇALVESREVISTA PLAYBOY 004 CHARLOTTE RAMPLINGREVISTA PLAYBOY 003 BIBI VOGUELREVISTA PLAYBOY 002 FERNANDA BRUNIREVISTA PLAYBOY 001 REVISTA HOMEM (PLAYBOY) PRIMEIRA EDIÇÃO!