segunda-feira, 30 de junho de 2008

Sedam apreende 20 caminhões de madeiras no primeiro dia da operação Pacarana II




Vinte caminhões de madeiras extraídas ilegalmente de terras indígenas foram apreendidos em Espigão D’Oeste, durante a Operação Pacarana II, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em parceria com o Batalhão de Policia Ambiental (BPA). Aproximadamente 450 metros cúbicos de madeira em tora no primeiro dia da fiscalização foram apreendidos, a Operação teve inpicio no último domingo (29) e tem como objetivo coibir a retirada ilegal de madeira originária de reserva indígena e deve continuar durante 20 dias, podendo ser prorrogada por mais três semanas.
Os caminhões com as madeiras foram encaminhados para as delegacias de Cacoal e Pimenta Bueno. A apreensão só foi possível pois a fiscalização antecipou a operação prevista para ser realizada esta semana. Os caminhões foram presos no distrito de Pacarana, sem Guia Florestal.
O efetivo da Pacarana II realiza patrulhamento nas rodovias da região, barreiras fixas e móveis em pontos estratégicos, vistoria as madeireiras e os planos de manejos florestais dos municípios de Espigão D’oeste, Cacoal e Pimenta Bueno. A ação conta com 28 policiais militares e fiscais ambientais.
Segundo o secretário da Sedam, Cletho Brito, os motoristas foram autuados e encaminhados à delegacia para que com os depoimentos sejam descobertos os mandantes do crime ambiental. “Essas pessoas que trabalham na ilegalidade serão punidas, vamos fiscalizar todas as serrarias da região de Espigão D’oeste, Cacoal e Pimenta Bueno para saber a origem da madeira e descobrir quem são os responsáveis da retirada ilegal”, disse Brito.
“O Governo do Estado trabalha de todas as formas para combater os ilícitos ambientais, ações deste tipo estão sendo realizadas nos quatro cantos do estado e a Sedam em conjunto com o BPA vai intensificar para acabar com os falsos madeireiros que se acham empresários”, finaliza Cletho Brito.

Nenhum comentário: