sábado, 28 de junho de 2008

Novo Firefox está mais rápido e leve

O novo navegador Firefox 3 está mais rápido, com mais ferramentas de segurança, de organização pessoal e de downloads do que seu antecessor (www.firefox.com; grátis; em português).

Uma das mudanças mais visíveis é na organização da navegação. Um índice, que aparece quando o internauta clica em um ícone de pasta, mostra os sites mais visitados e os acessados recentemente. Ou seja, ainda que não marque páginas favoritas, o internauta vai poder voltar facilmente àquelas mais utilizadas de fato.

Reprodução
Barra inteligente de endereços procura entre sites favoritos, mais visitados e etiquetas
Barra inteligente de endereços procura entre sites favoritos, mais visitados e etiquetas; Firefox teve mudanças na organização

Ficou mais intuitivo marcar um site como preferido. Basta clicar uma vez na estrela que fica ao lado do endereço do local visitado. Ela é preenchida de amarelo, e o site fica guardado.

Caso o usuário queira colocar detalhes na página marcada, é preciso clicar de novo sobre a estrelinha amarela.

Uma novidade é colocar etiquetas (tags) no endereço virtual. Por exemplo, em um portal sobre culinária indiana, coloque as tags "receita", "Índia" e outras palavras relacionadas.

A barra onde você digita o endereço de uma página serve como um buscador personalizado. Você começa a digitar, e o browser mostra uma lista de resultados baseada em sites favoritos, mais freqüentados, visitados recentemente e tags.

Teste

O navegador está com um bom desempenho para lidar com JavaScript, o que dá um ganho de velocidade em sites como o Gmail. Em um teste feito com o SunSpider JavaScript Benchmark, ele foi 9,26 vezes mais veloz que o Explorer 7.

Na comparação de uso de memória, a Folha abriu dez sites em cada navegador. O Internet Explorer consumiu 2% a mais de RAM em um micro com 2 Gbytes de memória, de acordo com o CPU Meter.

Primeira falha

Poucas horas depois do lançamento, a F-Secure encontrou um problema de segurança no navegador. A falha demanda a interação do internauta com uma página maliciosa para ser explorada. Até o fechamento desta edição, ela não havia sido corrigida.

Outro problema é que, às vezes, os botões de voltar e avançar página somem. Uma solução é clicar com o botão direito sobre a barra onde fica o menu, em Personalizar e em Restaurar as barras padrões.

Milhões em um dia

Uma campanha quer colocar o Firefox 3 no "Guiness" como o software mais baixado em 24 horas. O browser teve 8 milhões de downloads no dia do lançamento. As várias versões do Firefox representam 18,41% do mercado de navegadores, segundo a NetApplications. O Explorer domina esse mercado, com 73,75%.

Nenhum comentário: