segunda-feira, 23 de junho de 2008

Golpe do B.O. ameaça internauta com falsas denúncias

Mensagem falsa contém imagem que seria de um boletim de ocorrência. Quando internauta clica para visualizar, pode infectar seu computador.
Em mais uma tentativa de tirar vantagens dos internautas, hackers passaram a divulgar mensagens escritas falsamente no nome de um investigador de polícia. No texto, ele diz ter um boletim de ocorrência (B.O.) com informações sobre a pessoa que recebe a mensagem. Quando clica para visualizar o conteúdo desse documento, o usuário pode infectar seu computador com uma praga que rouba informações. “Olá, sou investigador e moro bem perto de você. Estou entrando em contato por que tenho um boletin de ocorrência e eu scaniei ele e estou te mandando a imagem, se nao acredita veja você mesmo da uma olhada me manda um email e a coisa ta feia pra você mais posso te ajudar a sair dessa. aguardo resposta [sic]”, diz a mensagem. Como geralmente acontece nos textos criados por golpistas, o texto contém diversos erros de português.
A Secretaria de Segurança Pública informou, via assessoria de imprensa, que não envia Boletins de Ocorrência via internet.
Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que analisou a mensagem a pedido do G1, o usuário que clicasse no link para visualizar o boletim seria levado a uma página maliciosa – ela já foi tirada do ar e, por isso, não apresenta mais perigo. Nesse endereço, a vítima poderia instalar involuntariamente em seu computador um código desenvolvido para roubar informações como senhas, logins e dados bancários.

Mensagem dos golpistas contém muitos erros de português. (Foto: Reprodução)

Phishing
Uma das principais estratégias colocadas em prática por hackers atualmente é criar sites infectados, que fazem parte de um golpe conhecido como phishing scam. No primeiro estágio dessa estratégia, spammers enviam mensagens para milhares de usuários, sugerindo que eles cliquem nos arquivos em anexo ou visitem um endereço na internet (geralmente, essas páginas já infectadas). Quando o internauta segue a dica, acaba baixando involuntariamente em seu computador programas maliciosos que podem tornar a máquina vulnerável ou roubar dados pessoais do usuário, por exemplo. Clique aqui para aprender a se proteger dos golpes virtuais.

Nenhum comentário: