segunda-feira, 30 de junho de 2008

Em pesquisa Ibope, maioria aprova políticas sociais e reprova as de segurança

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira mostra que a morte de três jovens entregues por militares do Exército a traficantes rivais no Rio foi o assunto mais lembrado pela população brasileira em junho deste ano. Os jovens foram capturados no morro da Providência, controlado pelo Comando Vermelho, e levados ao morro da Mineira, dominado pela facção rival ADA (Amigos dos Amigos). Os três foram torturados e mortos.
A pesquisa também aponta que a maioria dos brasileiros rejeita as políticas do governo federal na área de segurança.
No total, 56% dos entrevistados desaprovam as ações federais nesse setor, enquanto 41% concordam com a condução do tema "segurança pública" pelo governo. Três por cento dos entrevistados não quiseram opinar ou não responderam.
Em contrapartida, a maioria dos entrevistados (59%) aprova as políticas de combate à fome e à pobreza do governo federal, contra 39% que desaprovam essas ações. Os programas sociais nas áreas de saúde e educação também foram avaliados como positivos por 62% da população, contra 34% que os desaprovam.
Economia
Depois do caso dos militares do Exército, o assunto mais lembrado pelos brasileiros foi a criação da nova CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Congresso Nacional, batizada de CSS (Contribuição Social para a Saúde). Em terceiro lugar aparece o aumento da inflação e a elevação do preço dos produtos no país, seguidos pela elevação da taxa de juros --numa clara predominância, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), de temas econômicos lembrados pelos entrevistados.
A pesquisa mostra que cresceu em junho deste ano o número de notícias negativas veiculadas sobre o governo federal, embora o índice não tenha trazido impactos na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem de seu governo. "Os cinco primeiros itens lembrados pela população em relação ao governo são desfavoráveis, o que explica o aumento das notícias negativas, explicou Amaury Teixeira, da MCI consultoria (responsável pela pesquisa).
O episódio "dossiê" montado pela Casa Civil com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com cartões corporativos foi o nono assunto mais lembrado pela população, assim como as denúncias de irregularidades na venda da Varig aparecem na 11ª. posição --numa demonstração, segundo a CNI, de que os temas não são prioritários entre a população brasileira.

Nenhum comentário: