segunda-feira, 30 de junho de 2008

Flamengo, líder isolado na oitava rodada, tem tabu para quebrar neste Brasileirão

Em cinco anos da era de pontos corridos, o primeiro colocado após oito partidas foi campeão apenas uma vez: o Cruzeiro, em 2003
O Campeonato Brasileiro chega à oitava rodada e o Flamengo conseguiu se isolar na liderança, com 19 pontos, ao vencer o Sport e contar com empates de Grêmio e Cruzeiro, que foram a 17. No entanto, o primeiro colocado na era dos pontos corridos a esta altura da competição costuma desandar ao longo do ano. A exceção é o Cruzeiro em 2003, justamente no primeiro ano do atual formato de disputa, que era líder após oito jogos e conquistou o título no fim da temporada. Ao contrário do Fla, que já perdeu uma partida, a Raposa estava invicta até então e tinha 20 pontos, um a mais que o Rubro-Negro em 2008. São Caetano, Ponte Preta, Fluminense e Botafogo foram os líderes que despencaram e iniciaram um tabu que o time da Gávea pode quebrar se conseguir manter a regularidade e conquistar o hexacampenato nacional.

Em 2004, o Azulão tinha campanha inferior ao Flamengo com 17 pontos até a oitava rodada, mas era o líder. O time do ABC, que contava com o meia Lucio Flavio e o atacante Fabrício Carvalho no elenco, desandou e acabou lutando contra o rebaixamento. O São Caetano acabou em 18º lugar num campeonato mais inchado, pois contava com 24 equipes e, por isso, não foi rebaixado.
ANO
LÍDER NA 8ª. RODADA
TERMINOU...
2007
Botafogo
em 9º. lugar
2006
Fluminense
em 15º. lugar
2005
Ponte Preta
em 18º. lugar
2004
São Caetano
em 18º. lugar
2003
Cruzeiro
campeão

A Ponte Preta surpreendeu ao liderar o Brasileirão na oitava rodada do Brasileirão 2005, mas a alegria campineira durou pouco. A Macaca tinha os mesmos 17 pontos do Azulão do ano anterior e dois a menos que o Fla neste ano. Os destaques do time eram o meia Harison e os atacantes Roger e Kahê, mas todos foram vendidos no meio da temporada e a Macaca quase pagou o preço. A Ponte terminou em 18º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, já que 22 equipes disputaram a competição. Um rival do Flamengo era o líder do Brasileirão 2006 até a oitava rodada: o Fluminense. A equipe, que tinha os ex-rubro-negros Petkovic e Tuta no time, começou muito bem e chegou a 19 pontos após oito partidas, assim como o Rubro-Negro neste ano. Mas o Tricolor também não se manteve bem e, assim como a Ponte no ano anterior, suou para se livrar do descenso, terminando em 15º lugar num campeonato que já contava com 20 times. No ano passado, o Botafogo somava 17 pontos neste momento do Campeonato Brasileiro e apresentava um futebol bonito que encheu os olhos da torcida. O Alvinegro seguiu liderando até quase o fim do primeiro turno, quando dois momentos atrapalharam muito a sua campanha: o afastamento do artilheiro Dodô, que teve femproporex encontrado no seu exame antidoping, e a traumática eliminação na Copa Sul-Americana para o River Plate. Ao contrário dos três anos anteriores, o Bota não foi ameaçado pelo fantasma do rebaixamento, mas acabou apenas em nono lugar no meio da tabela.

Nenhum comentário: