segunda-feira, 23 de junho de 2008

Prefeitura promove Curso de Práticas de Manejo e Conservação do Solo

A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura realizou mais um curso de capacitação rural, dentro da programação de gestão administrativa de investimentos na profissionalização do setor rural. No último final de semana foi encerrado o Curso de Práticas de Manejo e Conservação do Solo e que foi coordenado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tendo como público alvo a Associação Rural da Linha 192, lado Norte.

Otimista com mais este resultado positivo, a prefeita de Rolim de Moura, Mileni Mota destacou que a capacitação principalmente do pequeno produtor rural é o caminho para o desenvolvimento e a garantia da melhoria da qualidade de vida do homem do campo. O presidente da Associação Rural da Linha 192, Roque Augusto dos Santos destacou que o curso foi altamente benéfico e atingiu plenamente os objetivos, principalmente devido ao fato de que o instrutor é detentor de vasta experiência nesta área, tendo trabalhado inclusive em Israel, onde o solo não é fértil.
Segundo Mileni Mota as terras do município de Rolim de Moura são excelentes para a agricultura, um verdadeiro paraíso, só precisando mesmo cuidar melhor do solo. Segundo relato de agricultores-alunos, os ensinamentos transmitidos no decorrer do curso já estão sendo aplicados em suas respectivas propriedades rurais.
O Curso de Práticas de Manejo e Conservação do Solo é a continuação de um programa idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, onde a comunidade recebeu além de vários treinamentos, também equipamentos como um trator agrícola.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Umehara, através desta parceria com o Senar, Prefeitura Municipal de Rolim de Moura é a que mais investe e capacita os produtores rurais, destacando que só no decorrer deste ano já foram ministrados 23 cursos de capacitação rural e promoção social, estando ainda previsto mais 27. Observou que atualmente está sendo ministrado o Curso de Empreendedor Rural, um trabalho pioneiro no estado.
"Depois destes projetos, os próximos passos está na implantação do PROVE – Programa de Verticalização da Agroindústria Familiar e a inserção do município no Sistema Único de Inspeção Sanitária – SUASA e por fim a criação de um selo regional para os produtos da agricultura familiar da Zona da Mata.", relata o secretário de Agricultura, Eduardo Umehara.

Nenhum comentário: