sábado, 28 de junho de 2008

Conheça a trajetória de Bill Gates

Terceiro homem mais rico do mundo hoje, Bill Gates nasceu no dia 28 de outubro de 1955, em Seattle (EUA). Segundo de três filhos, Gates cresceu em uma família bem estabelecida. Seu pai, William Henry Gates Jr, era sócio de um importante escritório de advocacia, enquanto a mãe, Mary Gates, era professora na Universidade de Washington e líder de um grupo de caridade.

Seu primeiro contato com a programação foi em 1968, na Lakeside Preparatory School. Na Lakeside, Gates se apaixonou pela ASR-33, espécie de maquina de telex elétrica que permitia trocar mensagens via linha telefônica. Foi lá também que Gates conheceu seu companheiro e sócio na fundação da Microsoft, Paul Allen.

Divulgação
Paul Allen (à esq.) e Bill Gates, em 1981, depois da assinatura de um grande contrato com a IBM para o desenvolvimento de softwares para PCs
Paul Allen (à esq.) e Bill Gates, depois da assinatura de um grande contrato com a IBM para o desenvolvimento de softwares

Em 1968, aos 13 anos, Gates desenvolveu seu primeiro programa, uma agenda escolar para a escola técnica de Lakeside.

Em 1973, com 17 anos, o jovem foi admitido na Universidade Harvard. Seu hobbie durante a universidade eram o pôquer e maratonas de programação. Em 1975, Gates deixou a universidade para fundar sua própria empresa. No mesmo ano, nascia a Microsoft.

Em 1980, a Microsoft fechou contrato para fornecer o sistema operacional dos novos computadores pessoais da IBM. Porém, o acordo não estabelecia exclusividade com a empresa. O sistema seria o depois conhecido MS-DOS, sucesso de vendas durante a década de 80.

Em 1986, aos 31 anos, Gates se tornou o homem mais jovem do mundo a se tornar bilionário por mérito próprio, sem o recebimento de uma herança. No ano seguinte, a texana Melinda French assumiu o cargo de gerente de marketing da empresa. Ela e Gates começam a namorar e se casaram em janeiro de 1994.

Em julho de 1995, a revista "Forbes" declarou Gates o homem mais rico do mundo, posição que ele ostentou por 13 anos, até a lista mais recente da revista divulgada neste ano.

Em 2000, Gates e Melinda criaram a fundação Bill e Melinda Gates, financiada pelo próprio casal. Em 2005, o capital da organização a ser empregado no combate à pobreza era estimado em U$ 29 bilhões, fazendo da "B&M Gates" a filantrópica mais rica do mundo.

Em junho de 2006, 31 anos após ter fundado a Microsoft, o bilionário anunciou que deixaria a presidência da empresa em dois anos. Agora, em 2008, aos 52 anos e com uma fortuna estimada em US$ 58 bilhões, Gates deixa a empresa para concentrar sua atenção na fundação.

Com agências internacionais

Nenhum comentário: