sexta-feira, 2 de julho de 2010

Derrota do Brasil serve de motivação para o Paraguai diante da Espanha

'Em 90 minutos tudo é possível', repete o confiante técnico Gerardo Martino

Por Rafael Pirrho Direto de Joanesburgo, África do Sul


Gerardo Martino técnico Paraguai coletivaGerardo Martino e o mantra: 'Tudo é possível' (Getty)

Antes do início das quartas de final, os paraguaios declararam sua torcida por todos os sul-americanos. Mas a derrota do Brasil para a Holanda ao menos trouxe uma motivação. Se o número 1 do ranking mundial caiu, por que não pensar que a Espanha, número 2, pode seguir o mesmo caminho? “Em 90 minutos tudo pode acontecer”, repete o técnico Gerardo Martino. Até uma zebra assumida, como o Paraguai, mandar para casa um dos favoritos ao título.

– A gente sempre espera que o Brasil chegue ao último fim de semana de uma Copa. Poucos pensavam que poderia ser eliminado. Mas aconteceu. Às vezes um erro em uma Copa do Mundo custa sua volta para casa. Em apenas um jogo, uma decisão, tudo pode acontecer. Nem sempre ganha o melhor, mas o que entra com o melhor espírito, o que tem mais coração – analisou o treinador.

Mas para isso, Martino reconhece que é preciso subir um degrau em relação às últimas atuações na Copa. Depois de dois bons jogos, na estreia contra a Itália e na sequência, contra a Eslováquia, o Paraguai esqueceu seu futebol. Empatou duas vezes por 0 a 0 contra os modestos Nova Zelândia e Japão. Mesmo assim, a equipe já conseguiu um resultado histórico, ao levar o país pela primeira vez às quartas de final.

– Futebolisticamente falando, não tivemos grandes apresentações. Tivemos apenas momentos. Fomos melhores nas eliminatórias, por exemplo – reconheceu Martino.

Ainda assim, o Paraguai é um rival que merece respeito, como destaca o técnico espanhol Vicente Del Bosque.

– No futebol de hoje há tanta igualdade que qualquer coisa pode acontecer. Precisamos estar preparados para as dificuldades que vamos encontrar diante de uma equipe que também quer a classificação – avaliou Del Bosque.

Nenhum comentário: