sexta-feira, 12 de junho de 2009

Trânsito: Contorno Norte é discutido por prefeito e Miguel Souza,Estudos e projetos já serão licitados pelo DNIT a partir do próximo mês

Medidas efetivas para a retirada de caminhões e carretas que utilizam ruas centrais de Porto Velho, principalmente a avenida Jorge Teixeira (BR-319), para o trajeto de carga e descarga no porto graneleiro da Capital, começam a ser tomadas já no próximo mês, com a licitação do Estudo de Viabilidade Econômica, Ambiental (EVEA).
O anúncio foi feito nesta manhã (12) pelo diretor nacional de Planejamento do DNIT, Miguel Souza. Ele apresentou ao prefeito Roberto Sobrinho o mapa com três alternativas de desvio da área central, todas elas a partir da abertura de uma estrada nas proximidades da Comunidade Santa Marcelina e a base da Polícia Rodoviária Federal. A estrada seguirá até o ramal 21 de Abril, ou o Aliança, e de lá segue até a avenida Migrantes, por uma alternativa, ou por um percurso novo, nas imediações da estrada do Belmont.
Todas as alternativas são direcionadas também para um novo porto que deverá ser construído mais abaixo no rio Madeira, próximo à comunidade de Porto Chuelo. Só os estudos e o projeto de engenharia exigirão investimentos em torno de R$ 3 milhões e demorarão cerca de um ano e meio para ficarem prontos.
Prolongamento
A apresentação das alternativas de traçado do Contorno Norte foi feita na avenida Farquar, entre a avenida Imigrantes e o bairro Nacional, onde a prefeitura está executando as obras de prolongamento. O prefeito Roberto Sobrinho aproveitou para anunciar a conclusão da obra para este ano. A prefeitura contratou todo o serviço de terraplanagem e compactação e a fábrica de cimentos Votorantim, uma das principais beneficiadas com o novo trajeto, vai custear as despesas com o asfaltamento.
Viadutos
Roberto Sobrinho anunciou também para o dia 19, a assinatura da ordem de serviço para o início da construção dos viadutos ao longo do trecho urbano da BR-364, que vão organizar e desafogar o trânsito para quem precisa se dcslocar da Zona Sul para o restante da cidade. Na oportunidade, a ministra-chefe da casa Civil, que estará em visita a Porto Velho, vai assinar juntamente com o prefeito a ordem de serviço.

Nenhum comentário: