terça-feira, 30 de junho de 2009

Nota Oficial: Banco do Brasil precisa urgentemente melhorar atendimento

Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia

Nota Oficial: Banco do Brasil precisa urgentemente melhorar atendimento

Pesquisas apontam que as instituições financeiras são as que mais obtêm lucro financeiro no país. Lucros estes explícitos pelas altas taxas de serviços impostos aos clientes. Lucros estes que obrigatoriamente deveriam ser revertidos num bom atendimento. Agilidade, cordialidade, respeito aos pequenos, médios e grandes investidos, afinal, nenhum banco trabalha de graça.

Tendo em vista constantes ocorrências de agressões e constrangimentos em agências do Banco do Brasil em Rondônia, e, em especial, na Agência da Avenida Nações Unidas em Porto Velho/RO, a Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia, entidade que congrega especialistas na Gestão de Pessoas, vem a público, solicitar urgentes providências da Superintendência Regional e da Presidência desta instituição bancária, em respeito a dignidade dos clientes e demais usuários.

A nota pública na realidade se traduz num apelo, diante da infeliz constatação que os encaminhamentos dirigidos à Ouvidoria do Banco do Brasil não tem surtido efeito, e os maus tratos com clientes e usuários persistem.

A nota pública visa ainda, atuar de forma preventiva no sentido de que diante do tratamento disponibilizado por algumas agências do Banco do Brasil em Rondônia, e, em especial a Agência da Avenida Nações Unidas em Porto Velho, venha acarretar problemas de saúde a seus clientes e usuários, ou ainda, que ocorra algum tipo de tragédia.

É público e notório o “clima” tenso no interior das agências bancárias. A demora no atendimento, diante da escassez de caixas, é agravado pela forma ríspida, autoritária, desumana, cruel, discriminatória, anti-cidadã, arbitrária e covarde, por parte de alguns colaboradores. Não se pode admitir que esta falta de respeito se perpetue.

Estas humilhações ocorrem diante da inércia, omissão, negligência ou incompetência do comando maior do Banco do Brasil, que parece fazer de conta não saber de nada, fingir que não está acontecendo nada, que não viu nada. Enquanto isto, pessoas humildes são destratadas. Há casos em que determinado Caixa manda clientes calarem a boca ou um Gerente grita dizendo que na agência quem manda é ele.

Talvez estes fatos ocorram, diante de certas imposições ou decisões administrativas questionáveis, que obrigam, por exemplo, que servidores públicos recebam seus salários obrigatoriamente pelo Banco do Brasil. Certamente se não houvesse esta obrigatoriedade, seguramente ocorreria uma debandada de clientes. Ninguém fica em um lugar onde é maltratado e espezinhado. Assim sendo, bancários covardes se aproveitam desta situação.

Também deve ser levada em consideração, a necessidade de se rever algumas normas absurdas impostas pela Agência da Avenida Nações Unidas, no tocante a clientes de outras agências do próprio banco do Brasil, tais como: Mesmo no atendimento do caixa convencional atendimento de apenas no máximo 03 (três) boletos ou o limite máximo de R$ 1.000,00 para pagamento de contas.

Igualmente também deve ser repudiada, a corriqueira ação de funcionários que desrespeitam a fila de atendimento do caixa, assim como as palavras agressivas por ocasião de alguma reclamação.

Desta forma, a diretoria da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia, vem a público repudiar, denunciar, e solicitar providências concretas da Superintendência Regional e da Presidência do Banco do Brasil. Estes atentados a dignidade dos clientes e usuários se enquadram legalmente em danos morais, discriminação e constrangimento ilegal.

À Diretoria

(associação_tgrh@hotmail.com)

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