sábado, 6 de junho de 2009

Brasil goleia Uruguai em Montevidéu e encerra tabu de 33 anos


A seleção brasileira de futebol derrotou neste sábado a equipe do Uruguai por 4 a 0, em partida válida pelas eliminatórias da Copa-2010, e quebrou um tabu de 33 anos sem vencer o time da casa em Montevidéu.
A última vitória da seleção sobre o Uruguai no estádio Centenário aconteceu em fevereiro de 1976, pelo placar de 2 a 1. Desde então o Brasil havia disputado sete partidas contra os uruguaios, perdendo quatro e empatando três.
A seleção da casa vinha de um empate sem gols contra o Chile, fora de casa. Já o Brasil havia derrotado o Peru em Porto Alegre, pelo placar de 3 a 0, assumindo a vice-liderança das eliminatórias.
A principal mudança na equipe nacional, que com a vitória contabiliza 24 pontos --mesma pontuação do líder Paraguai, que ainda enfrenta o Chile neste sábado--, foi a substituição do lateral-direito Maicon, que se recupera de uma contusão, por Daniel Alves.
No primeiro lance de perigo da partida, aos 11min de jogo, Daniel Alves chutou da intermediária e o goleiro Viera falhou feio, abrindo o placar para a seleção brasileira em Montevidéu.
O Uruguai quase empatou a partida aos 18min, após cobrança de falta de Suárez e desvio de Eguren, que tocou para Pereira. Daniel Alves afastou a bola e impediu que os donos da casa marcassem seu primeiro gol.
Na sequência, aos 22min, o próprio Daniel Alves impediu novamente um gol uruguaio, ao desviar um chute de Suárez, que recebeu pela direita e arriscou um chute cruzado.
Em lance polêmico aos 32min de partida, o atacante Luís Fabiano recebeu de Kaká, entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro. O jogador reclamou e pediu pênalti, não marcado pelo árbitro Saúl Laverni.
Logo em seguida, aos 35min de jogo, o Brasil ampliou o marcador no estádio Centenário. Após receber cruzamento, o zagueiro Juan cabeceou e mandou para o fundo das redes de Viera.
O time da casa ameaçou duas vezes as redes brasileiras aos 38min, após Alvaro Pereira bater rasteiro na direção do goleiro Julio Cesar, que desviou para escanteio. Na sequência, o goleiro brasileiro salvou novamente sua equipe, ao desviar a bola com os pés.
No início da segunda etapa de jogo, aos 6min, o atacante Luís Fabiano ampliou para o Brasil, após receber um chute cruzado de Elano e chutar forte para as redes de Viera, sem chances de defesa.
O próprio Luís Fabiano quase marcou seu segundo na partida e o quarto do Brasil aos 13min de jogo, após ficar de frente para o goleiro uruguaio e chutar perto da trave direita de Viera.
Entretanto, aos 19min, após receber seu segundo cartão amarelo na partida, o atacante foi expulso de campo pelo árbitro, que entendeu que o jogador tentou simular um pênalti.
Com um a menos em campo, aos 20min Dunga realizou sua primeira substituição, retirando Elano para a entrada de Ramires.
Aos 28min de jogo, o árbitro Saúl Laverni marcou pênalti de Diego Godín sobre o meia Kaká, que converteu o quarto gol brasileiro e carimbou a goleada.
O técnico brasileiro realizou as duas alterações restantes aos 39min, substituindo Kaká por Júlio Baptista e Robinho por Josué.
O próximo compromisso da seleção brasileira nas eliminatórias é contra o Paraguai, na quarta-feira, no Recife. Logo depois, o time parte para a África do Sul, onde disputa a Copa das Confederações a partir do dia 15, contra o Egito.

Nenhum comentário: