quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Presidente do TRE manda presidente da Câmara de Porto Velho empossar suplente no lugar de vereador cassado por compra de votos

Em ofício encaminhado nessa terça-feira (12), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Gabriel Marques de Carvalho, determina ao presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Hermínio Coelho (PT), que emposse imediatamente o suplente Emerson Castro no lugar do vereador Ramiro Negreiros (ambos do PMDB), cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos.

Ramiro Negreiros elegeu-se em 2004 comprando votos. A Polícia Federal chegou a apreender uma lista com nome e números de títulos de eleitores aliciados pelo candidato, que está cassado há dois anos mas conseguiu manter-se esse tempo todo no cargo usando artífícios legais. Em sua defesa, Ramiro chegou a alegar que os títulos referiam-se à sua campanha anterior para deputado, mas PF descobriu documentos eleitorais emitidos posteriormente, já próximo da campanha de vereador.

Pelo menos quatro pessoas testemunharam contra Ramiro.No ofício encaminhado na segunda-feira, Gabriel Marques cita a decisão (acórdão) do Tribunal Superior Eleitoral que rejeitou o recurso impetrado naquela Corte por Ramiro Negreiros, ao mesmo tempo em que determina a posse do suplente.

A expectativa de Emerson Castro é de tomar posse ainda na tarde desta terça-feira ou, no mais tardar, na manhã desta quarta-feira (14).

Nenhum comentário: