quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Amazônia Sustentável: PAS tem lançamento previsto para dezembro

A efetivação do Plano Amazônia Sustentável (PAS) e a construção do PAC da Amazônia são prioridades que precisam ser tornar realidade para o fortalecimento e desenvolvimento da região Amazônica. A afirmação foi feita pela deputada Marinha Raupp (PMDB), coordenadora da região Norte, durante o primeiro dia de debates da etapa nacional do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. Ainda segundo Marinha Raupp, o principal objetivo do evento é resgatar o PAS e reativá-lo, com a inclusão de ações em diversas áreas como saúde, educação, infra-estrutura, ordenamento territorial e ciência e tecnologia.

Atendendo a reivindicação da deputada Marinha Raupp, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e o coordenador-geral de Planejamento e Gestão Territorial, Júlio Miragaya afirmaram que o PAS poderá sair do papel ainda este ano. Segundo eles, o Plano Amazônia Sustentável deverá ser relançado, em 06 de dezembro, pelo Presidente da República, em Belém (PA).

Ainda durante o Simpósio, O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou que os investimentos em projetos para o desenvolvimento regional na Amazônia serão priorizados em 2008. Entre os projetos anunciados pelo ministro estão as reformas em aeroportos, construção de hidrovias e rodovias, e programas sociais voltados para as populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Esses projetos integram o chamado PAC da Amazônia Legal.

Para Marinha Raupp o anúncio dos dois projetos é uma excelente notícia para a região Amazônia, e que estes investimentos irão promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional, beneficiando toda a população da região Norte, inclusive Rondônia.

Também durante a realização do Simpósio serão discutidas fórmulas de valorização das potencialidades da diversidade natural da Amazônia brasileira e do patrimônio sociocultural dos povos da região, conciliando a preservação desse patrimônio com o aumento da geração de emprego e renda. “São ações como essa que proporcionam a redução das desigualdades sociais e o uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ecológico”, afirmou Marinha Raupp.

Organizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, em parceria com o Senado, órgãos do Poder Executivo e entidades não-governamentais, o Simpósio contou ainda com a participação das deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da comissão e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), integrante da Frente Parlamentar Amazônia para Sempre, do deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e do senador Mozarildo Cavalcante, presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia.
Rondônia presente na etapa nacional do Simpósio.

Vários representantes do estado de Rondônia estão participando da etapa nacional do 1º Simpósio da Amazônia. Ao lado da deputada Marinha Raupp (PMDB), participam dos debates o professor Dr. Marco Teixeira (UNIR), Pedro Teixeira (SEBRAE), Rubens Nascimento (FECOMÉRCIO), Silvio Persivo (FIERO/SIMPI), Antônio Marrocos (SINICOM), Maria Albertina de Souza (ASDEG), Flora Ribas (ABMCJ), Helena Bezerra da Costa (FEROM), Myrella França (CINEOCA), Moisés Tukano (POVO INDÍGENA) e Luciano Valério(Juventude Rondoniense), também estiveram presentes os prefeitos de São Francisco do Guaporé, Abrão Paulino, de Costa Marques, Helio Machado, o vice-prefeito de São Miguel do Guaporé, Sidnei Polettini e representando os municípios, Pedro Beber de Porto Velho, Rui Vieira de Ji-Paraná e Rosária Helena de Ouro Preto do Oeste.

Nenhum comentário: