segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sobe para 65 o número de mortos em SC; milhares estão desabrigados

O número de pessoas mortas pelas chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina subiu para 65, segundo boletim divulgado no final da noite desta segunda-feira. O número de pessoas desalojadas ou desabrigadas também é grande: de acordo com a Defesa Civil, 43.104 ficaram sem suas casas, sendo que 14.561 estão desabrigados --devem ficar em abrigos do poder público-- e 28.543 desalojados, ou seja, abrigados nas casas de familiares ou amigos.

Os governadores José Serra (PSDB), de São Paulo, e Aécio Neves (PSDB), de Minas, informaram nesta segunda-feira que enviarão helicópteros para auxiliar no resgate das vítimas das chuvas.

O governo federal e os governos dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul também já anunciaram o auxílio às vítimas atingidas, disponibilizando medicamentos, cestas básicas, colchões, cobertores, travesseiros e materiais de limpeza.

Devido aos estragos provocados pela chuva, o governador decretou neste sábado (22) situação de emergência em todo Estado. O decreto é válido por 180 dias.

Segundo o órgão, oito cidades estão isoladas: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo.

Neiva Daltrozo/SECOM
Prefeitura de Blumenau (SC) decreta estado de calamidade; Defesa Civil alerta para riscos de desmoronamentos e deslizamentos
Prefeitura de Blumenau (SC) decreta estado de calamidade; Defesa Civil alerta para riscos de desmoronamentos e deslizamentos

As chuvas também prejudicaram a distribuição de energia elétrica. Segundo balanço divulgado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A), 160.722 mil pontos sem energia elétrica. Os pontos vão desde casas, passando por estabelecimentos comerciais e até públicos.

A chuva que atinge o Estado é recorde histórico para o mês de novembro desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961. Foram registrados nestes 24 dias de novembro de 2008 535,8 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), quase três vezes mais a média histórica para o mês de novembro, de 140 milímetros.

Ao menos 18 rodovias foram danificadas pelas chuvas. Para o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), está é a "pior tragédia climática da história catarinense". No último sábado (22), o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência por 180 dias.

GRAER/ SDR-Joinville
O município de Joinville foi bastante afetado pela enxurrrada do final de semana; ao menos 1.000 residências foram danificadas
O município de Joinville foi bastante afetado pela enxurrrada do final de semana; ao menos 1.000 residências foram danificadas

Rodovias de SC afetadas pela chuva

BR-101
interdição na região do Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça, devido à queda de barreira e na ponte dos Navegantes, em Itajaí, devido a acúmulo de água na pista.

BR-282
interdição nos Km 31 e 45, na cidade de Águas Mornas, devido à queda de barreira e afundamento do asfalto.

BR-470
interdição no Km 41, devido a rompimento da rodovia, e do km 10 ao km 20, perto do município de Navegantes, por causa do excesso de água na pista.

SC-302
interdição no Km 147, na cidade de Lebon Régis, para trabalho de recuperação da pista, pois o asfalto cedeu.

SC-401
interditada no km 14, em Florianópolis, devido à queda de barreira.

SC-408
rodovia que liga a BR-101 à cidade de Antonio Carlos está interditada devido à queda de barreira no Km 88.

SC-411
interditada no km 5, devido à queda de barreira próximo à cidade de Gaspar.

SC-413
interditada no trecho que liga Blumenau a Guaramirim devido à queda de barreira.

SC-416
rodovia que liga Jaraguá do Sul a Pomerode sofreu interdição devido à queda de barreira no km 30.

SC-418
Interdição provocada devido ao alagamento na pista.

SC-430
Tráfego em apenas meia pista devido a queda de barreira no km 29.

SC-431
Interdição no km 9 devido à queda de barreira próximo à cidade de São Bonifácio.

SC-438
Tráfego sendo feito em apenas meia pista devido á queda de barreira na altura do km 138, na Serra do Rio do Rastro.

SC-466
desvio do tráfego sendo feito pelo centro de Itá, devido ao deslizamento de pista na altura do km 71.

SC-470
vários trechos interditados entre Itajaí e Blumenau devido a alagamentos e queda de barreira.

SC-474
rodovia que liga Blumenau a Guaramirim está interditada no km 2 devido a alagamento.

SC-486
interditada entre o km 14 e o km 23 devido a queda de barreiras e afundamento do asfalto. O trânsito é lento no trecho próximo à cidade de Brusque.

SCT-477
a pista cedeu e provocou a interdição da pista.


Alan Pedro/Divulgação
Chuva atinge a cidade de Garopoba; ao menos 18 estradas federais e estaduais foram danificadas em SC
Chuva atinge a cidade de Garopoba; ao menos 18 estradas federais e estaduais foram danificadas em SC

Nenhum comentário: