sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Explosão revelou cinco corpos dentro de centro judaico de Mumbai

O diretor-geral da Guarda Nacional de Segurança da Índia, general J K Dutt, disse que foram encontrados cinco corpos dentro do em centro judaico Chabad Lubavitch, em Mumbai, que está sob domínio de terroristas desde a noite desta quarta-feira (26). O diplomata de Israel Haim Choshen também confirmou a informação a uma TV local. Segundo Choshen, os corpos ainda não foram identificados. Mais cedo, o embaixador de Israel na Índia, Mark Sofer, disse estimar que houvesse seis reféns no imóvel.
Entre os reféns que estariam na casa está o rabino americano Gabriel Holtzberg. De acordo com a ONG ultra-ortodoxa Zaka, porém, a mulher dele, além do bebê, estão em segurança. De acordo com informações do Ministério de Relações Exteriores de Israel, no total, 17 israelenses que estavam em Mumbai no momento dos atentados estão desaparecidos.
Os terroristas realizaram uma série de ataques com tiros e granadas em diversos pontos de Mumbai na noite de quarta-feira. Os alvos foram pontos de grande circulação --uma estação de trem e um aeroporto doméstico-- e freqüentados por ocidentais --os dois hotéis de luxo e um restaurante famoso, o Café Leopold.
Durante os ataques, eles tomaram reféns na casa judaica e em dois hotéis de luxo, o Oberoi Trident e o Taj Mahal Palace. Somente nesta sexta-feira, as forças de segurança conseguiram entrar nos hotéis. No Oberoi foram encontrados 24 corpos e, no Taj, cerca de 50, sendo 12 a 15 em um mesmo quarto, conforme informações preliminares.
Não há confirmação se os corpos encontrados nos hotéis nesta sexta-feira estão somados à estimativa do total de mortes ocorridas em decorrência dos ataques, que é de 125.
Saurabh Das/AP
Explosão abriu buraco na parede externa de organização judaica em Mumbai, um dos alvos dos ataques
Com agências internacionais

Nenhum comentário: