sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Gonçalves

Quando fiz um post sobre a inauguração do Porto Velho Shopping, eu comentei que a vinda de nomes nacionais ia movimentar o mercado de Porto Velho e que a publicidade local ia ter que se mexer pra combater a concorrência de peso.Porém não é apenas o shopping que fará isso acontecer. E o Supermercado Gonçalves mostra que não estou errado.O Supermercado Gonçalves é considerado a maior cadeia de supermercados do Estado de Rondônia e para não perder esse posto, ele vem investindo pesado em sua comunicação. O investimento foi tão grande que já ouvi vários profissionais de renome local dizer que a "house" do Gonçalves é uma das melhores agências em matéria de equipamentos da região e muito mais avançada que as outras de Rondônia.Quem conheceu as propagandas antigas do supermercado sabe o quanto ela melhorou da água para o vinho.A BPSI Brazil (agência do Gonçalves) nasceu exatamente pra atender a conta do supermercado e prepará-lo para "recepcionar" grandes marcas varejistas e atacadistas nacionais.A primeira prova de fogo do Gonçalves está sendo o Atacadista Makro.O Makro tem uma política diferente do que o Rondoniense está acostumado a ver por aqui e muitos estranham sua forma de trabalho.
De forma inteligente e "sutil" o Gonçalves tem feito vários comerciais dando uma certa 'cutucada' no concorrente. Com isso ele ganha destaque e um certo Buzz (boca-boca) local.O Gonçalves para fortalecer ainda mais a marca na mente dos consumidores, tem "rebolado" um bocado. Imagens mais limpas, texto melhor trabalhado, trabalhando melhor a questão do conceito e agora com uma garota propaganda super carismática para apresentar e representar sua marca.Só que tem dois "poréns". O primeiro é que o Makro em longo prazo terá um publico especifico e o Gonçalves terá outro. O publico do Makro é a turma que compra em grande quantidade, com dinheiro vivo e busca preço. Já o Gonçalves vende no dinheiro, no cartão, no cheque, vale ticket... e por ter filiais espalhadas pela cidade será usado para compras tanto em grande quantidade, quanto as mais urgentes e acredito que terá dificuldades de disputar com o Makro em preço.Em segundo, o Makro é um simples teste para o que está por vir. Se o Gonçalves tremeu nas bases com a chegada do Makro, ele vai se borrar todo quando Hipermercados como Carrefour, Extra ou Pão de Açúcar vierem pra cá. Eu já vi o que um Carrefour é capaz de fazer com um mercado igual ao de Porto Velho.Isso quer dizer que o Gonçalves irá quebrar? Com toda certeza não, mas será obrigado a mudar a sua forma de atender, terá que melhorar muito o pós-venda, se preocupar com preços, manter ou até elevar a qualidade dos produtos e até mesmo rever a forma como seus produtos são distribuídos pelo supermercado em suas gôndolas e prateleiras.Quem ganha com isso tudo é o mercado publicitário local e claro, o magnânimo CONSUMIDOR.

Nenhum comentário: