segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sobe para 39 número de mortos em SC devido às chuvas; 160 mil estão sem luz

Mais quatro mortes foram confirmadas pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta segunda-feira. Com isso, agora são 39 os mortos em decorrência dos desastres provocados pela chuva, segundo balanço divulgado às 11h desta segunda-feira. O órgão informou ainda que o número de desabrigados e desalojados chegou a 19.889, sendo 12.484 desabrigados e 7.405 desalojados.
A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A) informou que 160 mil unidades consumidoras das 2,2 milhões da sua área de concessão estão sem energia elétrica. A situação mais crítica é em Blumenau, onde 62 mil pontos estão sem energia elétrica --equivalente a 52% do total.
Quatro cidades de Santa Catarina estão isoladas: Rio dos Cedros, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo. As mortes --quase todas por soterramento-- aconteceram nas cidades de Blumenau (10), Jaraguá do Sul (7), Luiz Alves (4), Pomerode (1), Brusque (1), Gaspar (1), Rancho Queimados (2), Ilhota (9), Garuva (1) e Benedito Novo (2). Em Bom Jardim da Serra uma pessoa que estava em um carro atingido pela chuva não conseguiu sair do veículo e se afogou.
A chuva que atinge o Estado é recorde histórico para o mês de novembro desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961. Foram registrados nestes 24 dias de novembro de 2008 535,8 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), quase três vezes mais a média histórica para o mês de novembro, de 140 milímetros.
O fornecimento de gás natural na região do Alto Vale do Itajaí foi interrompido no final da noite deste domingo, após vazamento de tubo da TBG (Transporte de Gasoduto Brasil-Bolívia). A Defesa Civil recomendou a interrupção do serviço por causa da possibilidade de mais deslizamentos de terra na região e para evitar mais vazamento. Por volta das 10h40 de hoje, a TBG informou que o abastecimento de gás permanece interrompindo da cidade de Guaramirim até Rio Grande do Sul.
Situação de emergência
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), decretou no sábado (22) situação de emergência em todo Estado. A medida tem duração de 180 dias.
Silveira pediu apoio aos governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), para auxiliar a Defesa Civil catarinense a atender as famílias atingidas pelas chuvas.
Na situação de emergência é permitida a compra, independentemente de licitação e formalidades legais, para, entre outros, requisitar veículos, máquinas e equipamentos de empresas e entidades privada e contratação de pessoal para auxiliar nos trabalhos emergenciais.
Com o decreto, é possível ainda solicitar recursos emergenciais do governo federal para atendimentos aos afetados.

Nenhum comentário: