terça-feira, 26 de maio de 2009

POR UMA RONDÔNIA ÉTICA E DEMOCRÁTICA - CHEGA DE CASSOL

Ivo Narciso Cassol é o Olavo Pires que temíamos, disse-me um amigo que pediu off. Olavo teve apenas 20% dos votos em 2000, na disputa para o governo, apesar de sua campanha agressiva, das páginas diárias do Jornal O Estadão promovendo-o como um semi-deus, e números elevados do IBOPE mostrando sua liderança em pesquisas que escondia os 60% do eleitorado que não votava nele de forma alguma.

Sua mídia extra-eleitoral era um massacre, distribuía brindes, máquinas de costura, cadeiras de rodas, e quase todas as lideranças do Estado comiam no seu butim. Ele já estava eleito(sic) e todos o temiam – mesmo ausente – afinal, um séquito de gente boa e má servia de olhos e ouvidos para lhe informar sobre lealdade ou deslealdade dos companheiros. Tinha tanto cabo eleitoral que fez 8 dos 8 federais eleitos.

Mas algumas lideranças temiam sua voluptuosidade pelo poder. Estes diziam: “Ele vai colocar o Estado no bolso, ou na bolsa.” Jerônimo, então governador num tempo que não havia reeleição, respondia a quem lhe perguntava se voltaria depois de Olavo: “se sobrar Estado n´é, porque ele vai levar tudo lá pra Vepesa – sua firma de tratores.

Cassol é tudo, e um pouco mais,do que se pensava de ruim sobre Olavo. As diferenças são mínimas e a principal, é que Olavo não chegou ao governo, 16 balas podaram seu projeto. e onde sua alma estiver, está rindo de seus inimigos. Que vingança.

O site www.meureporter.com.br produziu um vídeo mostrando o Ivo Cassol que a mídia paga não mostra*. Afinal, na verdade, Ivo Cassol não passa de um simples ser doente, mas que precisa ser freado, afinal governa um Estado de regime democrático, e cuja receita ultrapassa 4 bilhões de reais. Existisse já um aparelho para apurar a capacidade de um ser humano ser ganancioso e truculento, ele estaria entre os primeiros. Mas um teste de ética ou honestidade, tão logo a oposiç&atil de;o lhe aponte a verdade de suas ações, ou a justiça julgue seus processos e abra os que ainda virão, coitado.

Esse filme é velho. Napoleão, Hitler, Stálin ou aqui, de Teixeirão a Carlão, todos os ditadoresinhos voltam para o submundo de sua insignificância. gasta, di-a-ria-mente, mais de 10 milhões de reais, dinheiro que é imposto pago por todos nós.

Produzimos esta simples peça, sem qualquer mentira, apenas juntando fatos de suas atitudes que estão na mídia e na justiça, sem que ele jamais provasse o contrário.

Não praticamos maldade nem violência, mas temos de lutar para apear do poder os tiranos que o povo inocentemente elege, e por medo, dependência, ignorância ou abuso de propaganda, tolera e até apóia.

É claro que para enfrentar tanto poder, dinheiro e truculência, este documentário é uma gota no oceano, mas é o que podemos fazer, e fazer o que nos é possível é o mínimo que a consciência deve impor a todo cidadão de espírito cívico e que pensa no futuro de seus filhos.
Mas afinal quem é o político Ivo Cassol?Foi duas vezes prefeito e agora está no segundo mandato de governador. Como prefeito ficou nacionalmente famoso por ter seu imenso patrimônio bloqueado pela justiça, porque 83% das licitações de obras do município que administrava foram vencidas por empresas suas. Um caso único no país.
Como governador ficou famoso com um lance criminoso, desleal e inédito: gravando suas próprias audiências.
Mas estas gravações não só o salvou de ser cassado pela Assembléia, então tão podre quanto ele. Mas pior, calou todas as demais autoridades estaduais, que temem ter sido também gravadas e eles sabem que mesmo defendendo pedidos justos, sendo editadas, estas gravações podem desmoralizá-los como desmoralizou todos os deputados. Até aqueles bravos deputados que fizeram o PT famoso aqui viraram peça de museu. Todos se calam, ninguém pia, todos temem. Cassol é a única lei, um rei à moda antiga, que fala e faz o que quer com qualquer um.
Num levantamento na internet, no you tube, na mídia e no judiciário, mostra que estamos diante de um tipo político que queremos livrar o Brasil, mas ele está firme e forte porque além da demagogia pessoal é protegido e enaltecido por uma mídia que recebe, do Estado, mais de um milhão de reais por mês, incluindo sites que ele compra por cabeça, como o gado marcado do cantor Zé Ramalho.

Se na prefeitura sua história gerou o caso do primeiro governador da história do Brasil com os bens bloqueados, no governo, sua biografia mais parece com a de um poderoso chefão da Itália. Uma breve lista, comprova-o.
1 - É ele o primeiro governador do Brasil a ter sua casa invadida pela federal; 2 - É o primeiro a ter seus bens bloqueados pela Justiça federal. 3 - É o primeiro a ver o próprio filho denunciado por violência, e também preso pela federal e levado para fora do Estado. 4 - Foi processado por desviar o curso natural de um rio 5 - Foi processado por tentar se apossar da cachoeira do Rio Ituxi. 6 - Foi denunciado por procurador federal por invasão e tráfico de diamantes na Reserva indígena Roosevelt. Reserva que em 2004, ele negou ter visitado, mas a PF liberou cenas mostrando sua reunião com caciques em 2003. Negou por que?7 - O próprio Jornal Nacional da rede Globo acredita no seu envolvimento na operação Dominó.8 - Comete diversos crimes eleitorais para se reeleger, obriga assessores a fazer pit stop para sua campanha, oferece lanche para eleitores e o pior, além de comprar votos com Expedito Júnior, para tentar salvar-se monta uma farsa tão grave quanto a compra de votos. Farsa também desmascarada pela PF.9 - Somando todas as varas e tribunais, Ivo Cassol responde a mais de 20 processos graves, chegando ao ponto de um Ministro do STJ dizer publicamente que ele não tem condição moral para governar o Estado. 10 - E dá aula a deputado estadual nada santo, sobre como fazer esquema com empreiteiras comprovando que o Ministro tem toda razão.
Mas a humilhação do povo trabalhador rondoniense não pára nessa corrupção, demagogia e opressão. Como seus atos, seu estilo também desonra todo o Estado.
Tenta calar a Igreja; Chama o presidente Lula de incompetente, de quadrilheiro critica seu ministro e na operação Dominó joga a culpa no presidente do TJ.
E quando se trata de recursos públicos, tudo fica ainda pior. O Estado tem orçamento de 4 bilhões por ano. São 10 milhões por dia. Retirando-se 70% para folha e custeio, sobram mais de um bilhão de reais/ano para investir, mas até a propaganda do seu governo sempre divulgou campanhas de 250 ou 300 milhões. Só neste ano, com vistas a 2010, arrumou como mostrar como investe essa diferença, esse bilhão. jamais mostra investimentos superiores a 300 milhões de reais.
Aqui, lamentavelmente, a Assembléia é seu criado, o TCE quebrou as lupas e a oposição não sabe o que tem mais, se é medo, covardia ou cumplicidade.
Em cada município que Cassol visita, fala o que fez nos outros, naquele quase nunca fez nada, apesar de que nestes 6 anos, cada município arrecadou muito ICMS, mandou para o Estado e quase nada recebeu. É um mistério que só a Justiça um dia responderá!
Enquanto isso, o Estado voltou ao topo do tráfico e da criminalidade, o cordão dos puxa-sacos não pára de crescer, e nossa terra foi tristemente apelidada de Roubônia e Cassol já é um nome no dicionário brasileiro de corrupção.
Para terminar, embora talvez seja utopia, Cassol poderia acordar, pelo seu próprio bem, rever suas atitudes, saber que to governo vira pó, como já vimos aqui mesmo com Teixeirão, Piana e Jerônimo Santana, e todo ditador tem o mesmo fim, sempre trágico, solitário e humilhado, como há pouco assistimos com Carlão de Oliveira.
Independente disso, lembre-se: O seu voto é o juiz do futuro de Rondônia. Acertemos mais.
* Pedimos desculpas pelo atraso no lançamento agendado para 24.05.2009, mas que só foi ao ar, na noite do dia 25. Mas começamos há 15 dias, e estamos no ar apenas há 5 dias. Estamos engatinhando e formando a equipe. Seremos mais que um site de informações, mas também de formação e luta. Nada de comunista nem de seus primos petistas, farinha do mesmo saco ateu e ditatorial escamoteado. Nada de liberal, porque no Brasil o DEM e suas vertentes não tomaram o chá de social que o moderno liberalismo já tomou na Europa e na América. Pra resumir, nada de “P” de Partido nenhum, tudo igual nesse país onde milhões não sabem ler e muito mais que sabem não s abem entender quando lê. Acima de siglas de partidos, sindicatos, Ongs ou outras entidades mesmo legítimas, apenas defendemos velhos valores que são eternos como ética, democracia, solidariedade, paz, e justiça mais cristã que mundana. Somos humana e profissionalmente imperfeitos, mas lutamos para melhorar e principalmente, viver e espalhar estes valores.
Mas começamos, e na estrada, vamos treinando a equipe, inspirando em nomes eternos como o advogado Sobral Pinto; os santos Irineu, Agostinho, Tomás de Aquino, Dom Bosco, João Paulo II e o santo Padre Bento XVI; em jornalistas como Barbosa Lima Sobrinho, Jânio de Freitas e Gilberto Dimenstein; e pelo empresário fundador do Dutty Free, Charles Feeney.
E nem é fácil montar uma equipe com tais exemplos e aqueles princípios. Hoje tudo está impregnado de relativismo, de dependência de quem tem poder, de babar quem pode independente de como conseguiu ou construiu, sem considerar que tudo que é feito na areia – desonesto – se desmancha como gelo ao sol.
Chegamos, e quem quiser ajudar um instrumento com estes ideais, agradecemos. Quem não gosta, tem uns 60 outros sites no Estado, não sentirá falta.meureporter

Nenhum comentário: