domingo, 3 de maio de 2009

Flamengo vence nos pênaltis e se torna o maior campeão do Rio

O Flamengo se tornou o maior campeão do Estadual do Rio ao derrotar nos pênaltis por 4 a 2 o Botafogo, neste domingo, no estádio do Maracanã, e ficar com o título da competição de 2009. No tempo normal, a partida acabou 2 a 2 --o time fez os dois primeiros gols, mas cedeu o empate.

O goleiro Bruno foi o destaque do jogo. Ele pegou um pênalti de Victor Simões no tempo normal e na decisão por penalidades defendeu as cobranças de Juninho e Leandro Guerreiro.

Agora, a equipe rubro-negra possui 31 títulos, um a mais que o Fluminense. Apesar de ambos já terem mais de cem anos, o Flamengo começou a disputar o torneio depois do rival tricolor, que participou da primeira edição do campeonato.

O Flamengo só entrou na competição em 1912, quando o time das Laranjeiras já havia vencido cinco das primeiras seis edições do campeonato, que era disputado apenas por times da cidade do Rio. Neste ano, o time da Gávea ganhou a hegemonia do torneio.

Além disso, o Flamengo também se sagrou em sua história pela quinta vez tricampeão estadual. Já o Botafogo, rival deste domingo, amargou os três últimos vices.

Com o título, o técnico flamenguista Cuca espera que acabe o estigma de vice, que o cercou. Nas últimas duas finais, ele dirigia o Botafogo. Durante o torneio, a torcida do time de General Severiano até criou um canto sobre o fato. "Vice é o Cuca", gritaram os torcedores.

Em 2009, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara, e o Flamengo, a Taça Rio ao derrotar justamente o Botafogo. A primeira partida da decisão do Estadual acabou empatada em 2 a 2. Quem vencesse neste domingo, ficaria com o título. Com o novo empate, a decisão foi aos pênaltis.

A partida começou muito disputada, com equilíbrio. No entanto, o Flamengo conseguiu ser mais eficiente e abriu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo. Aos 19min, Kléberson, de cabeça, tocou por cima do goleiro do Renan e entrou no gol --Ronaldo Angelim ainda deu um carrinho, antes de a bola bater nas redes.

O segundo gol saiu aos 38min, Kléberson acertou forte chute. A bola desviou no marcador e entrou sem chances para a defesa de Renan.

Logo no início da etapa final, o Botafogo desperdiçou uma cobrança de pênalti. O goleiro Bruno fez grande defesa no chute de Victor Simões e evitou o gol, aos 3min.

No entanto, o time de General Severiano teve forçar para chegar ao empate: Juninho acertou belo chute em uma falta, aos 16min, e Tulio Souza, após rápida arrancada, recebeu a bola e não falhou ao tocar ao gol aos 18min.

No final do jogo, o zagueiro Fabio Luciano, do Flamengo, foi expulso de campo ao colocar a mão na bola. Depois, na disputa por pênaltis, Bruno voltou a ser decisivo e assegurou o título.

Nenhum comentário: