sábado, 2 de maio de 2009

Barcelona atropela o Real no Bernabéu e coloca as mãos no título espanhol

Messi foi um dos destaques no chocolate aplicado pelo Barcelona sobre o Real Madrid

Com uma atuação de gala de Messi, Xavi e Henry, o Barcelona levou a melhor no emocionante clássico contra o Real Madrid e massacrou o arquirrival em pleno Santiago Bernabéu: 6 a 2. Com o resultado, o clube catalão praticamente assegurou o título do Campeonato Espanhol . Faltando quatro jogos para o término do torneio, a equipe de Messi e companhia soma 85 pontos, sete a mais que os merengues.

Além de colocar as mãos no caneco, o Barça atingiu com o chocolate a marca de 100 gols na competição, sendo que 69 foram anotados pelo trio Henry, Messi e Eto´o. Ao todo, na temporada 2008/2009, o time espanhol anotou 148 gols em 55 partidas disputadas (média de 2,7 tentos por jogo).

Agência/Reuters

Henry recebe abraço entusiasmado de Messi após empatar o duelo

Ao contrário do que era esperado – e que até foi pedido pelo técnico do Real Madrid -, o Barcelona começou a partida com sua força máxima. O treinador Pep Guardiola não se preocupou em deixar suas estrelas Messi, Henry e Eto´o no banco com o intuito de poupá-los para o jogo de volta contra o Chelsea, na próxima quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.

Correria no Bernabéu

A partida começou em alta velocidade e de modo eletrizante. Com menos de dois minutos, Real e Barça já tinham levantado suas respectivas torcidas. Aos 14 minutos, o lateral-direito Sergio Ramos fez uma verdadeira jogada de ponta, rabiscou Abidal e cruzou na cabeça do argentino Higuaín que, com estilo, colocou no fundo das redes.

Mas a festa merengue durou pouco. Três minutos depois, após um passe magistral de Messi, Henry igualou o marcador com um belo chute de chapa com o pé direito.

Puyol beija a faixa de capitão com as cores da Catalunha após fazer o gol da virada

Apesar dos gols, o ritmo frenético do clássico continuou. Aos 19, Henry puxou rápido contra-ataque pelo lado direito, driblou Lassana Diarra e, quase antes de entra na área, foi derrubado pelo italiano Cannavaro. Na cobrança, o meia Xavi colocou a bola praticamente com as mãos na cabeça do capitão Puyol. O zagueiro, soberano no alto, testou sem chances para Casillas, decretando a virada catalã.

Na comemoração, Puyol, um dos maiores símbolos do clube da Catalunha, tirou a braçadeira de capitão – que possui as cores da região espanhola que luta por sua emancipação do restante do país há anos – e correu em direção à torcida do Real Madrid beijando a faixa.

Messi começa a brilhar

O Real sentiu os dois gols e, por pouco, não sofreu mais gols na sequência. O goleiro Casillas, em duas defesas sensacionais, impediu que Messi e Eto´o ampliassem para o Barcelona.

Mas aos 35 minutos não teve jeito. Após bobeada de Lassana Diarra, Xavi rolou para Messi que entrou na área e, na saída do camisa 1 merengue, tocou com classe para anotar o terceiro gol do Barça.

Agência/AFP

Messi olha para a torcida do Barça que foi o Bernabéu ao comemorar um dos seus gols

Na segunda etapa, o Barcelona voltou sem tirar o pé do freio. Logo com um minuto, Iniesta driblou dois marcadores e chutou tirando tinta da trave.

Aos oito, foi a vez de Messi levar a defesa do Real à loucura. O argentino entortou dois defensores – deixando, inclusive, o compatriota Heinze caído no chão – e penetrou na área. Mas, na conclusão, o craque deixou a desejar.

Henry mata reação merengue

No entanto, quando o Barça dominava completamente a partida, o Real descontou. Após cruzamento do holandês Robben, Sergio Ramos subiu mais alto que toda a defesa catalã e escorou de cabeça aos 11 minutos.

Jogadores do Barcelona comemoram o incrível chocolate sobre o Real no Bernabéu

Mas assim como no primeiro tempo, a resposta dos visitantes foi quase imediata.Aos 13, Henry, sozinho, recebeu ótimo lançamento de Xavi – a zaga merengue pediu impedimento, que não houve – e, com um leve toque de perna direta, empurrou para o gol ao ver que Casillas saíra de sua meta precipitadamente. Festa do atacante francês, um dos destaques do confronto no Bernabéu, que chegou aos 19 gols no Campeonato Espanhol.

Com o a vantagem no placar, o Barça, depois de toda a correria que marcou a partida até então, passou a cadenciar o jogo, mas, mesmo assim, fez mais um aos 30 minutos.

Após tabelar com Xavi – responsável direto por três dos cinco gols do Barcelona -, Messi recebeu dentro da área, ameaçou que ia chutar no canto direito e, ao ver Casillas cair, tocou no lado oposto. Vigésimo terceiro gol do “Pulga” na competição, quatro a menos que o artilheiro Eto´o que, ao contrário de outras jornadas, teve uma atuação apagada no Bernabéu.

Aos 38, o zagueiro Pique, após passe de Eto´o, fez seu primeiro gol no Espanhol e o sexto do Barça na partida. Vendo o vexame do Real – segunda maior goleada sofrida diante do Barça na história do dérbi (na temporada 1950/51, os merengues perderam por 7 a 2), a torcida anfitriã começou a deixar as arquibancadas.

Agência/Reuters

Cannavaro deixa o campo sem entender o que houve com o Real Madrid na partida

Rivalidade secular

Considerado um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial, o confronto entre Real Madrid e Barcelona é disputado desde o início do século XX. O primeiro duelo aconteceu no dia 13 de Maio de 1902 pelas semifinais da antiga Copa de la Coronación (atual Copa do Rei). E assim como o duelo deste sábado, o clube catalão levou a melhor: 3 a 1. Ao todo, as duas equipes se enfrentaram 205 vezes, com 85 vitórias merengues, 79 do Barça e 42 empates. Na temporada 2008/2009, o Barça venceu os dois confrontos (2 a 0 no primeiro turno, no Camp Nou, e 6 a 2 no segundo turno, no Bernabéu).

Confira os resultados da 34ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado

Real Madrid 2 x 4 Barcelona
Numancia 2 x 0 Málaga
Villarreal 0 x 2 Sevilla

Domingo

Mallorca x Getafe
Osasuna x Recreativo
La Coruña x Valladolid
Racing x Almería
Sporting x Athletic Bilbao
Espanyol x Valencia
Bétis x At. Madri

Nenhum comentário: