domingo, 17 de maio de 2009

Palmeiras faz ensaio em "calvário" antes de clássico e Libertadores

Com vaga assegurada nas quartas-de-final da Taça Libertadores após dramática classificação contra o Sport, o Palmeiras testa seu melhor time no jogo deste domingo, às 16h, contra o Internacional, no estádio Beira-Rio, seu maior "calvário", antes do clássico contra o São Paulo e de voltar à disputa da competição sul-americana.

O time alviverde só voltará a jogar pela competição continental, pelas quartas-de-final, no dia 28, quando recebe o Nacional-URU, em São Paulo, pelo jogo de ida --visitará o rival somente 19 dias depois. Entre esta partida e o confronto de hoje, ainda tem um clássico contra o São Paulo, no dia 24, no Parque Antarctica, pelo Brasileiro.

Sendo assim, o técnico Vanderlei Luxemburgo, ao contrário de parte dos times que disputam duas competições ao mesmo tempo, decidiu escalar o que tem melhor no jogo de hoje --e provavelmente também no clássico-- como um ensaio para o confronto contra o Nacional.

E o jogo desta tarde em Porto Alegre pode ser considerado um ótimo teste para a equipe alviverde. Isso porque o time gaúcho é o maior carrasco dos palmeirenses quando estes atuaram fora de casa na história do campeonato por pontos corridos do Nacional, desde 2004, primeira edição que o time alviverde jogou do atual sistema (que começou em 2003).

De todos os times que jogam a Série A 2009 e acompanham toda a trajetória palmeirense em Nacionais de pontos corridos, apenas Internacional e São Paulo jamais perderam em casa para o time do Parque Antarctica.

Em cinco jogos no Beira-Rio desde sua primeira participação nos pontos corridos, em 2004, foram quatro derrotas e um empate --aproveitamento de 6,6%. Contra o São Paulo, como visitante, o Palmeiras tem cinco jogos, com três derrotas e dois empates --13,3% de aproveitamento.

O Palmeiras já conseguiu vencer pelo menos uma vez fora de casa todos os outros times da Série A-2009 que disputam a competição desde 2004, quando o alviverde passou a jogar os pontos corridos --Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Botafogo, Santos, Atlético-PR e Flamengo.

Dos times que disputam a elite nacional em 2009, Sport, Coritiba e Vitória também não foram superados pelos palmeirense em seus estádios na era dos pontos corridos, mas estes clubes não disputaram todas as edições da Série A desde 2004. O Grêmio, que também não jogou todas estas edições, foi superado uma vez pelo Palmeiras quando jogou como mandante, em 2004, mas o jogo não foi no estádio Olímpico, em Porto Alegre, mas sim em Pelotas-RS.

Sendo assim, o time espera aproveitar a dificuldade do jogo de hoje e o clássico como testes para a Libertadores. "Teremos uma semana para treinar [após o jogo]. O atleta precisa jogar e acho que é possível atuar nessas duas partidas [contra Inter e São Paulo] com força máxima", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Reservas

De olho na Copa do Brasil, em que está nas quartas-de-final e duela contra o Flamengo, o Inter deve levar a campo uma equipe repleta de jogadores reservas.

INTERNACIONAL
Lauro; Bolívar, Danilo Silva, Danny Morais e Marcelo Cordeiro; Sandro, Rosinei, Giuliano e Andrezinho; Talles Cunha e Alecsandro. Técnico: Tite.

PALMEIRAS
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Marquinhos, Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Local: estádio do Beira-Rio, no Porto Alegre
Horário: às 16h
Juiz: Djalma José Beltrami (RJ)

Nenhum comentário: