quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PRIMEIRA AULA

PRIMEIRA AULA

As minhas duas noites como acadêmico de jornalista até agora me brindaram com momentos de pura diversão. A primeira, com a professora Claudinéia Guatura (Comunicação Comparada) foi o bicho! Em certo momento, a jovem docente passou aos alunos um texto em que o clássico conto infantil de Chapeuzinho Vermelho sofria diferentes abordagens por veículos de mídia nacional.Veja estes exemplos abaixo:

CIDADE ALERTA: Datena: “Onde é que a gente vai parar? Cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva. Um lobo, um lobo safado. Põe na tela! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não”.

VEJA: Lula sabia das intenções do lobo.

O ESTADO DE S. PAULO: Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PTISTO É: Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente

PLAYBOY: Ensaio fotográfico no mês seguinte. Veja o que só o lobo viu.Além de outros super bem humorados...Bom, aí a professora pede que os alunos sugiram nomes dos mais conhecidos meios de mídia de Porto Velho. Vários nomes de jornais impressos, emissoras de tevê, rádio e jornais eletrônicos foram fornecidos e ficaram estampados no quadro.Logo, a professora pede que os alunos peguem a mesma estória (é com “e” mesmo, pois se trata de ficção) e a repassamos como se fosse manchete de cada um dos veículos locais que estavam ali, à vista de todos.Cara, foi uma noite super divertida. Muitas risadas com as sugestões de cada um dos alunos. Como não poderia deixar de ser, fiz a minha lista e vou expô-la abaixo, em conformidade com o que eu acredito que seria (eu disse seria) em cada um dos veículos sugeridos e suas conhecidas formas de abordagem.

CHAPEUZINHO VERMELHO NA MÍDIA RONDONIENSE

ALTO MADEIRA: Menina é devorada por genérico do lobisgay

O ESTADÃO DO NORTE: Horror! (mas em caixa alta, com um fundo de box todo preto). Animal despedaça criança na mata

REDETV!: Plantão de Polícia, com Dalton di Franco: “Veja o crime que vitimou uma criança quando esta ia levar o lanche da avó. Veja... mas só depois das promoções da Facilar”

TV ALLAMANDA: Comando Policial, com Augusto José: “E agradecendo ao carinho da audiência, vamos ver o caso da menina que foi brutalmente (aí se eleva o tom da voz) devorada por um lobo. Antes, no entanto, vou chamar o meu amigo Emerson Lopes com as promoções de hoje”

DIÁRIO DA AMAZÔNIA: Lobo mau tem ligações com a família Cassol

RONDONIAVIVO: Confira o vídeo do crime no You Tube

RÁDIO CAIARI: A Bronca É Sua, A Ajuda É Nossa: “Os ouvintes estão em pânico com o caso, mas afirmam que sofrem mais ainda com as ruas esburacadas”

FOLHA DE RONDÔNIA: Cassol manda polícia civil caçar lobo e já adianta reunião com deputados para rever legislação ambiental

TUDORONDÔNIA: Veja, na íntegra, a decisão do TJ que condenou o lobo à

OBSERVADOR: Veja, na íntegra, a decisão do TJ que condenou o lobo à morte (chupada do TudoRondônia)

EXTRA! RONDÔNIA: Lobo mau é preso em boca de fumo en quanto chapéuzinho estava em casa sem saber de nada.


RÁDIO CULTURA: A Voz do Povo, com Arimar Souza de Sá: “Aqui você pode opinar e perguntar sobre os detalhes aos entrevistados”

TV MERIDIONAL: Programa Porto Velho de Coração: “É triste, mas a vida é assim mesmo. Vamos ajudar a mais esta família sofrida”

TV DIÁRIO: Programa Shopping Tur: “Compre agora os novos kit’s de sobrevivência na floresta e evite ser devorada por animais selvagens”

AMAZON SAT: Programa Zappeando: “Que mané crime, que nada! Aqui não tem essa de Chapeuzinho. Aqui só tem galera bonita no Zappeando”

RÁDIO RONDÔNIA: Programa A Hora do Povo, com Maurício Calixto: “Secretário, na altivez de sua experiência e no auge de seu talento como multiplicador das orientações sobre segurança pública, o que o senhor pode nos dizer – e a todos os ouvintes da Hora do Povo, que alcança todos os rincões deste Estado – sobre o bárbaro crime cometido contra uma pequena inocente?”

TV RONDÔNIA: Jornal de Rondônia, com Maríndia Moura: “Moradores revoltados com o crime fazem barricadas nas principais ruas do bairro onde mora a família de Chapeuzinho”

RONDONIAGORA: Mais uma vez a Assembléia Legislativa não se pronuncia e tudo leva a crer que mais este ato de violência vai ser ignorado pelos deputados, fantoches de Neucir Augusto Battiston.

Nenhum comentário: