quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Imprensa brasileira culpa Dunga por fiasco nas Olimpíadas



‘O Globo’ diz que técnico deixará o comando em breve. ‘Folha de S. Paulo’ critica falta de planejamento. Técnico não é poupado nem em Porto Alegre

'O Globo' decreta a morte da seleção de Dunga. 'Missa de 7º dia' na disputa pelo bronze
Um obituário da seleção de Dunga estampa a primeira página do caderno de esportes do jornal carioca “O Globo” nesta quarta-feira. A imagem reflete bem a reação da imprensa brasileira após a derrota por 3 a 0 para a Argentina: o técnico é considerado o culpado pelo fracasso nas Olimpíadas de Pequim.

As críticas vão de Norte a Sul. Nem em Porto Alegre, onde é ídolo do Internacional, Dunga foi poupado. O “Zero Hora” exibe a foto do treinador com a manchete “Humilhação olímpica”. O diário estranha o comportamento do técnico após a derrota: “Estava calmo. Sentou-se diante do microfone, bebeu um gole de água mineral, cruzou os braços e aguardou as perguntas. Respondeu-as todas com voz baixa, pacientemente, sem jamais ser agressivo ou irônico, como vinha sendo hábito nos últimos meses”, diz o texto.

A “Folha de S. Paulo” critica o planejamento da seleção brasileira para os Jogos. O jornal compara a dedicação da AFA com o “desleixo” da CBF em relação à competição: Ricardo Teixeira não foi à China (Julio Grondona foi); Riquelme e Mascherano foram liberados (Kaká e Robinho não); a seleção argentina ficou fora da Vila Olímpica em Pequim, concentrada em um hotel longe do assédio de fãs e voluntários; o técnico Alfio Basile deixou a seleção olímpica nas mãos de Sergio Batista enquanto dedica-se ao time principal.

No Rio, a ironia é usada por “Meia Hora”, “O Dia” e “Extra”. O primeiro pede a convocação de Marta, craque da seleção feminina. O segundo exibe a foto de Ronaldinho e Messi abraçados após a partida com a frase “Beijing, Beijing, Tchau, Tchau”. Já o “Extra” é mais agressivo e até deselegante em relação a Dunga: “Técnico lata velha disputa só o bronze”, fazendo referência ao quadro do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo.

As críticas mais duras ao treinador estão nos jornais “O Globo” e “Lance!”. Segundo o primeiro, Dunga não ficará muito mais tempo no cargo e Vanderlei Luxemburgo já foi procurado para assumir o lugar do capitão do tetra. Em sua edição olímpica, o “Lance!” exibe Diego Maradona na capa com a declaração: “Fazia tempo que não via um Brasil tão pequeno”. Em sua crônica, o diário esportivo diz que “onze em cada dez brasileiros querem a saída de Dunga”.

No Nordeste, o "Diário de Pernambuco" classifica de "pesadelo" a derrota. "Futebol masculino fica fora da briga do ouro olímpico. Desta vez, com o agravante de ser eliminado com goleada para a rival Argentina", diz a capa do caderno de esportes.

Nenhum comentário: