segunda-feira, 21 de maio de 2007

Assessoria de Rondeau contesta acusações da PF


A Assessoria de Imprensa do Ministério de Minas e Energia convocou a imprensa para uma visita às instalações do gabinete do ministro, com o intuito de contestar as acusações da Polícia Federal de que Silas Rondeau estaria diretamente envolvido com o esquema de fraude em licitações de obras públicas para favorecer a empresa Gautama.

Reportagem exibida ontem pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostra imagens gravadas pelas câmeras de segurança do ministério, obtidas pela Polícia Federal, que mostram uma emissária da Gautama, Maria de Fátima Palmeira, adentrando uma porta que, segundo a reportagem, daria acesso ao gabinete de Rondeau. Fátima aparece saindo do mesmo local acompanhada do ex-assessor especial do Ministério, Ivo Almeida da Costa, que foi preso na semana passada, acusado de envolvimento no esquema de fraude.

O que os assessores do Ministério quiseram mostrar aos jornalistas é que a porta na qual Maria de Fátima entrou leva para um corredor que dá acesso a sete salas: a das secretárias do ministro; ao gabinete do ministro; a duas salas de reunião; a sala de Ivo Almeida, a sala da chefia de gabinete e a da secretaria da chefia de gabinete.

"A imagem mostrada na reportagem dava a entender que a porta dava acesso direto à sala do ministro e não é isso", disse o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério, Marcelo Cruz, que também acompanhou os jornalistas na visita. Um detalhe curioso é que a sala onde Ivo trabalhava fica mais próxima da entrada do gabinete de Rondeau - cerca de dois metros - do que o chefe de gabinete do ministro.


Ivo trabalhava em uma sala praticamente em frente a de Rondeau.Outro ponto que o Ministério está contestando é o de que Maria de Fátima teria subido ao gabinete de Rondeau pelo elevador privativo do ministro. Segundo assessores, Fátima teria usado um elevador reservado ao lado do privativo do ministro.

Os assessores também entregaram à imprensa uma lista com a identificação dos visitantes no gabinete no dia da gravação das imagens. Na lista consta que Maria de Fátima Palmeira foi ao gabinete para se encontrar com Ivo, às 12h52. Nesse meio tempo, segundo assessores, Rondeau estaria reunido com o deputado José Otávio Germano (PP-RS), da Comissão de Minas e Energia.

A assessoria do ministro também disponibilizou imagens das câmeras de segurança que mostram Rondeau e seu chefe de gabinete, José Antonio Correa Coimbra, deixando o prédio do Ministério às 13h17, um pouco antes do horário que Fátima deixou o prédio, às 13h24.

Nenhum comentário: