quarta-feira, 23 de maio de 2007

Adolescentes de Recife(PE) recebem cocaína através do Sedex, droga saiu de Rondônia


Adolescentes recebendo drogas pelos Correios. A estratégia, segundo a Polícia Federal, tem sido cada vez mais utilizada por traficantes do Grande Recife. Em menos de 24 horas, duas menores de 16 e 17 anos foram detidas ao receber carregamentos de cocaína via sedex. De acordo com a PF, os traficantes utilizam as menores de idade para não chamar a atenção da polícia e evitar prisões de integrantes da quadrilha. A primeira apreensão ocorreu segunda (21) à tarde, no bairro de Maranguape II, em Paulista. Uma adolescente de 16 anos recebeu em casa uma caixa com 3,1 quilos de cocaína pura. A droga, segundo a polícia, veio de Rondônia e foi encomendada pelo engenheiro agrônomo Ébis Januário da Silva, de idade não revelada, que está detido no Presídio de Igarassu, no Grande Recife.

Em depoimento, a jovem afirmou que conheceu o presidiário por intermédio de outro detento e que esse era o quarto carregamento da droga que ela havia recebido este ano. Em Rondônia, na cidade de Guajará-Mirim, os policiais federais conseguiram prender Cássio de Souza Brito, 24, acusado de enviar o entorpecente à menor. Ele foi detido na agência dos Correios do município quando se preparava para enviar mais um carregamento para o mesmo endereço: a casa onde a adolescente reside com os pais.
Com ele, a PF encontrou 3,1 quilos de cocaína. O detento do Presídio de Igarassu, segundo a polícia, solicitava a droga diretamente a Cássio, por celular.

O assessor de comunicação da PF, Giovanni Santoro, afirmou que o dinheiro arrecadado com a venda da cocaína provavelmente era entregue a Ébis na unidade prisional. As apreensões ocorreram após dois meses de investigação. A segunda apreensão aconteceu no fim da manhã da terça (22), em uma agência dos Correios em Peixinhos, na Zona Norte do Recife.

Após receber informação de que uma pessoa pegaria um carregamento de droga, os agentes da PF foram ao local e encontraram uma jovem de 17 anos que recebeu um sedex do Mato Grosso com 1,6 quilo de cocaína. A adolescente afirmou que era a primeira vez que ela ia ao local buscar um sedex. Disse, ainda, que receberia um telefonema para entregar a cocaína para um homem. A PF acredita que não existe ligação entre as duas quadrilhas.

As drogas apreendidas nas duas ações, segundo a PF, seriam vendidas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista. “Essa estratégia de utilizar menores e os Correios para o recebimento da droga está sendo bastante comum no Estado.

Mas com o apoio dos Correios, estamos conseguindo localizar as quadrilhas e realizar as apreensões”, afirmou Giovanni Santoro. As duas menores foram levadas à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, onde ficam à disposição da Justiça. O homem preso em Rondônia foi encaminhado a uma unidade prisional de Guajará-Mirim e o detento pernambucano responderá por tráfico de drogas.

Nenhum comentário: