terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fila já tem 1,5km, e rubro-negros viram a noite sonhando com um ingresso

PM tenta evitar confusões. Até bebê de 11 meses dorme no Maracanã

Thiago Lavinas Rio de Janeiro


Paola Cristina e o filho Johnny, de 11 meses: desconforto é o que menos importa na fila

Esperança e bom humor. Para superar o desgaste físico na luta por um ingresso para o jogo decisivo contra o Grêmio, no Maracanã, os torcedores do Flamengo viram a noite em uma fila que por volta das 22h30 já tinha cerca de 1,5km de extensão. Ela começava na bilheteria 8 do estádio e chegava à estátua do Bellini, na Avenida Maracanã. A partir das 7h da manhã desta quarta-feira começa a venda de cerca de cinco mil ingressos devolvidos pelo Grêmio da carga de oito mil referente aos 10% para visitantes, percentual previsto no regulamento
do Campeonato Brasileiro.

Os primeiros torcedores chegaram ao Maracanã na manhã de segunda-feira. Aos poucos foram vendo a fila crescer, crescer... e a confusão aumentar. A Polícia Militar teve que ser chamada para controlar a situação e tentar organizar a fila. Os amigos Felipe Cabral, de 18 anos, Flávio Ferreira, 27, e Marcelo Delfino, 25, acamparam no Maracanã às 8h da manhã desta terça-feira. Levaram um isopor com quatro caixas de cerveja, muito gelo, biscoitos e cadeiras para sentar. O baralho ajuda um pouco a passar o tempo. Para o jantar, já sabem o que fazer.


- Combinamos aqui com outras pessoas da fila e vamos pedir uma pizza. Hoje tem aquela promoção que pede uma e ganha a outra. Vamos dar o endereço do prédio do outro lado da rua e ir lá buscar. Acho que vão ser umas oito pizzas grandes - disse Felipe.

Baralho e isopor com cerveja e refrigerante: vale tudo para ver de perto o sonho do hexa brasileiro

O comerciante Rodrigo Rodrigues estava com o amigo Matheus Casagrande um pouco mais atrás do grupo. Na esperança de conseguir um ingresso, fez algo meio surreal. Foi contar quantas pessoas havia à sua frente.

- Eu calculei que são umas três mil pessoas. Não sei se vou conseguir ingresso, já que cada um pode comprar duas entradas. Mas estou na esperança. Algumas pessoas estão desistindo, e a fila está andando - disse.

Paola Cristina, de 28 anos, vestiu uma camisa do Flamengo no filho Johnny, de 11 meses, encheu a mochila com leite, água, café, biscoito, pegou uma coberta e não teve dúvidas. Também entrou na fila.

- Quero levar o meu filho para o jogo. Só sei que ele vai ter muita história para contar quando crescer - disse.

Johnny estava lá, divertindo-se com a situação. Longe dali, mais perto da bilheteria 8, onde vão ser vendidos os ingressos, um grupo de torcedores arrumou uma bola e brincava no fim da rampa da Uerj. A partida estava animada.

- Temos que passar o tempo. Já estamos aqui na fila há mais de um dia - disse o estudante Antônio Carlos, de 20 anos.

A venda de ingressos seria realizada apenas na quinta-feira, mas, por questões de segurança, foi antecipada a pedido da Polícia Militar. Afinal, o Fluminense disputa a final da Sul-Americana nesta quarta-feira à noite e o encontro entre torcedores do Flamengo e tricolores poderia gerar maiores problemas. Por conta disso, a CBF liberou a venda antecipada. Na nova carga, há apenas ingressos de arquibancadas e cadeiras comuns. Cada torcedor só poderá comprar dois bilhetes.

Nenhum comentário: