sábado, 12 de dezembro de 2009

Antes do Mundial, Barcelona vence clássico catalão e segue tranquilo na ponta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Às vésperas de sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, o Barcelona “ignorou” a ausência do argentino Lionel Messi, contundido, para manter sua folga na liderança do Campeonato Espanhol. Com gol de pênalti anotado pelo sueco Ibrahimovic, venceu o clássico catalão diante do Espanyol por 1 a 0, neste sábado, no estádio Camp Nou.

Com a vitória, a equipe dos brasileiros Daniel Alves e Maxwell chega aos 39 pontos e abre oito para o Real Madrid, que entra em campo ainda hoje para enfrentar o Valencia. O Espanyol, por outro lado, tem apenas 13 pontos e figura próximo à zona de descenso. E pior: soma cinco derrotas seguidas. Detalhe: não fez um gol sequer nesse período.

Agora, o time treinado por Guardiola dá um tempo no Espanhol e direciona suas atenções para o Mundial de Clubes, que está sendo disputado em Abu Dhabi. Na quarta-feira, faz a semifinal diante do Atlante (MEX). Em sua primeira partida, porém, não deverá contar com o astro argentino Messi, que contundiu o tornozelo direito contra o Dynamo de Kiev pela Liga dos Campeões.

Como era esperado, o Barcelona tomou conta da partida. Desde o início, deu poucos espaços para o Espanyol e criou uma série de oportunidades. Foram 12 finalizações contra apenas quatro dos rivais apenas no primeiro tempo. Essa superioridade começou a ser demonstrada com apenas 2min, numa cabeçada perigosa do zagueiro Piqué.

A pressão era grande. Aos 13min, o jovem Pedro ficou cara a cara com Kameni, mas chutou para fora. Quatro minutos mais tarde, o goleiro do Espanyol fez complicada defesa em arremate de Henry. Até o brasileiro Maxwell teve uma oportunidade. De tanto insistir, chegou ao seu primeiro gol. Aos 37min, Xavi foi derrubado dentro da área. Pênalti. O Espanyol reclamou bastante no lance. Ibrahimovic bateu e fez 1 a 0.

O Espanyol voltou diferente para a etapa final e começou a criar. Aos 6min, Valdés, até então mero espectador, evitou o empate após cabeçada de Iván Alonso. Márquez, aos 17min, quase empatou. Logo depois, o brasileiro Maxwell evitou o tento dos visitantes. O susto mexeu com o Barcelona, que adiantou sua marcação e passou a pressionar. Piqué e Henry quase marcaram. Após isso, os atuais líderes demonstraram tranquilidade para assegurar mais um resultado positivo.

Nenhum comentário: