sábado, 18 de abril de 2009

Sindicalista é morto a tiros em emboscada em cidade do Pará

Um sindicalista de Tucuruí (460 km de Belém) foi morto a tiros na noite de quinta-feira (16) no município. Segundo a Polícia Civil da cidade, Raimundo Nonato da Silva foi assassinado por dois homens em uma moto. Até a noite de ontem ninguém havia sido preso. Equipes policiais realizavam buscas na região atrás de suspeitos de participação no crime.

Nonato da Silva, de acordo com informações da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), era secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucuruí e já havia sofrido ameaças de morte.

O governo do Pará, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que o sindicalista foi morto com sete tiros, no centro da cidade.

A emboscada ocorreu após ele ter ido a um supermercado. Um dos homens desceu da moto, caminhou e disparou contra ele. A polícia investiga se o crime foi encomendado. A polícia tomou o depoimento de um representante do sindicato e de uma testemunha que passava pelo local do crime no momento da fuga dos criminosos. A identidade dos dois não foi revelada.

A Contag solicitou uma reunião de urgência com o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e a presença do ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, na região.
Ainda segundo a Contag, o sindicalista atuava havia 28 anos na defesa dos interesses dos trabalhadores rurais. Atualmente colaborava com a implantação de projeto de manejo em assentamentos.

"O sindicalista também vinha denunciando madeireiros envolvidos na retirada ilegal de madeiras, em especial nos projetos de assentamentos", informou a confederação em nota. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o sindicato de Tucuruí na noite de ontem.

Nenhum comentário: