sábado, 18 de abril de 2009

Clássico que vale final expõe traumas de Palmeiras e Santos

O Parque Antarctica, estádio que define hoje, às 18h10, o primeiro finalista do Paulista-09, não é o cenário dos sonhos nem para o Palmeiras, o dono da casa, como para o Santos, que vai à decisão com um empate.

No caso palmeirense, por seguidas falhas no estádio, principalmente em jogos decisivos, na quarta passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo clube. Pelo lado santista, por estar erguido em São Paulo, cidade em que o time do litoral desaprendeu a jogar como visitante.

Desde que voltou ao Palmeiras, no início da temporada passada, Luxemburgo já acumula cinco derrotas no Parque Antarctica. Nas outras três vezes que dirigiu o time, foram três fracassos, ao todo, ali.

E é justamente em momentos decisivos, como o jogo de hoje, que o Palmeiras mais vem penando em seus domínios. No Brasileiro-08, perdeu para Grêmio e Botafogo, em confrontos que eram então decisivos para o time na competição.

Neste ano, foi batido pelo Colo Colo em jogo da Libertadores. Na última quarta-feira, não perdeu, mas com o empate diante do Sport voltou a ficar em situação delicada na prestigiada competição continental.

Mais longo é o problema do Santos --que ganhou o primeiro jogo, na Vila, por 2 a 1-- na casa dos rivais paulistanos. O time não ganha um jogo de 2007 para cá contra Portuguesa, Corinthians, São Paulo e Palmeiras em arenas da capital, pelo Paulista ou pelo Brasileiro.

Foram ao todo 11 confrontos, com quatro empates e sete derrotas, o que significa um pífio aproveitamento de 12%, o que faria da equipe, por exemplo, a lanterninha deste Paulista.

Independentemente dos resultados ruins recentes, o goleiro Marcos evoca a força da torcida no Parque Antarctica --até quinta-feira, 18 mil ingressos haviam sido vendidos. "Contamos com o apoio do torcedor, pois sabemos da importância deles nesse clássico."

No Santos, a promessa é não se encolher no campo rival.

"Não dá pra segurar 90 minutos, é muito arriscado. O Santos não vai ao Parque Antarctica somente para se defender", promete Vagner Mancini, o treinador santista.

Quem triunfar hoje espera o segundo finalista, que sairá domingo, com o Corinthians jogando diante do São Paulo.

Nenhum comentário: